Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, março 30, 2006

Missão Centenário.

Foto: oficial - 13ª Expedição à Estação Espacial Internacional - cortesia: NASA


Só ontem fiquei sabendo que a 13ª missão da Soyuz a Estação Internacional chamava-se centenário, obviamente por levar um brasileiro ao espaço e ter sido um brasileiro que a cem anos atrás voava pela primeira vez registrada, com um objeto mais pesado do que o ar o 14 Bis no campo de Bagatelle – França.
Cem anos separam Alberto Santos Dumont do tenente-coronel Marcos Pontes como naquela época, hoje um brasileiro desbrava o céu. Os americanos tomam pra si a invenção do avião creditada aos irmãos Wright (Wilbur e Orville Wright) em 1903 tendo como testemunha uma pessoa e nada mais, não há relatos, fotos, documentos nada que comprove isso. Três anos mais tarde Santos Dumont voa com a constatação de dezenas de expectadores, filmagens e fotos testificando assim a invenção do avião.

Vinte e nove de março de dois mil e seis, cem anos depois de Santos Dumont o tenente-coronel Marcos Pontes faz parte da tripulação da nave Soyuz, além de Marcos o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeff Williams, partiram da base de Baikonur no Cazaquistão as vinte três horas e trinta minutos hora de Brasília, madrugada ainda no Cazaquistão, nove minutos depois a nave já se encontra na órbita terrestre depois de desacoplar seus vários estágios, ou seja, a cada operação seus foguetes já sem combustível se soltam da nave restando somente a célula de sobrevivência, a nave por si só.

Fico satisfeito em até que enfim termos um astronauta ou como queiram um cosmonauta brasileiro. Esse País precisa de referenciais, personagens, ídolos e principalmente nesta área, o mito, a lenda ultrapassa os tempos. Daqui há uns dez anos não estaremos priorizando nos livros de história as figuras de Neil Armstrong ou Yuri Gagarin, as crianças estudarão Marcos Pontes. Precisamos de heróis, exemplos de pessoas do povo, sim nosso astronauta freqüentou a escola pública, esse recado não é um incentivo de que estudem em escola pública um dia você irá ao espaço! É um aviso pode-se chegar onde quiser com perseverança e força de vontade independente do estabelecimento educacional. Basta idealizar um sonho e fazer tudo pra concretizá-lo estudar, estudar muito.

Marcos além da realização de experimentos científicos de universidades brasileiras a bordo da Estação Espacial Internacional leva consigo uma bagagem particular 2 cd’s de música, fio dental, camisa da seleção brasileira e a bandeira brasileira.
No uniforme oficial a bandeira brasileira no ombro esquerdo e a “bolacha” (patch em inglês) da missão logomarca produzida para identificar a Missão Centenário, que compreende o vôo do tenente-coronel Marcos pontes.
O desenho é conseqüência do trabalho conjunto entre a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), e da Agência Espacial Brasileira (AEB) autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Tradicionalmente confeccionada nas ocasiões que envolvem um lançamento, inclusive de satélites ou foguetes de sondagem e veículos lançadores, as bolachas trazem informações que caracterizam a atividade espacial em questão.
Na bolacha podemos notar as cores da bandeira brasileira, os desenhos estilizados do 14 Bis homenagem a Santos Dumont, a nave russa Soyuz e a estação internacional (ISS). As bandeiras brasileira e russa na parte inferior, e uma estrela ascedente reproduz o símbolo oficial dos astronautas.

Há, também, inscrições gravadas na bolacha, tais como "Missão Centenário", "Programa Microgravidade", que é o nome do projeto da viagem; "AEB", "MCT", "Deped", respectivamente Agência Espacial Brasileira, Ministério da Ciência e Tecnologia e Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica, além de "Pontes" o sobrenome do cosmonauta.
A bolacha será utilizada nos trajes espaciais do astronauta, entre eles, o Sokol, roupa russa vestida durante a trajetória até a estação espacial.

A trezentos e cinqüenta mil quilômetros de altitude a ISS aguarda a Soyuz dar 34 voltas ao redor da terra para aí sim ter condições de acoplagem. Se alguém puder me explicar o motivo disso, agradeço.
Agora começo a me preocupar com essa construção, pois o pesadelo dos cientistas é proporcionar uma condição de manutenção física melhor aos astronautas já que lá encima sem gravidade os desgastes físicos aumentam, perda de massa óssea e etc. por isso de vez em quando vemos a atividade física constante deles. A solução seria colocar a estrutura da estação em movimento para simular a gravidade da terra; ela se movimenta a uma velocidade de milhares de quilômetros ao redor da terra a cada noventa minutos ela completa esse ciclo, mas falta a rotação o que só seria possível com uma forma toróide ou circular. Coisa impossível no caso da ISS.

As críticas que a missão tem recebido pelo seu custo acho totalmente descabidas, 10 milhões de dólares são facilmente desviados em uma dezena de licitações públicas do governo, perfeitamente normal hoje em dia.
O objetivo é muito maior de que um puro egocentrismo de uma nação o que não é o caso, não canso de repetir que uma nação não se desenvolve com pilares como educação e tecnologia de ponta as outras necessidades vem a reboque.

Felicitações ao astronauta Marcos Pontes, seu sonho é o sonho de todos brasileiros, não ironicamente "estar no mundo da lua" e sim abrir caminho pra outros e despertar o interesse pela ciência e tecnologia.

terça-feira, março 28, 2006

Todos os homens do Presidente.

O título não é nada original e o tema é daqueles que a maioria "torce o nariz" quando lê ou escuta falarem, eu incluso.
Caiu o último bunker do Presidente. A queda do ex Ministro de Estado não representa grandes estragos para a economia, pois ela caminha sozinha como ele mesmo disse: _ela voa em céu de Brigadeiro. Ele somente controlava as taxas exorbitantes de juros e outros detalhes técnicos, ele estava mais pra freio do que pra acelerador e até certo ponto a estratégia econômica precisava disso se ela caminha sozinha nada melhor ter alguém com o pé no freio pra equilibrar a trajetória em uma curva precisa-se pisar no freio o veículo não sair do percurso - certo é que por vezes o pé do ex Ministro andava meio pesado, apesar de todos os indicativos apontarem um crescimento modesto em todos os rumos econômicos.

Com a queda de Palocci rodeada por escândalos, denúncias graves de corrupção na prefeitura e uma suposta "injeção" de dólares de Cuba na campanha presidencial do PT que fizeram seus ex assessores Ralf Barquettii, Vladimir polleto, e Rogério Buratti na época em que Palocci fora prefeito da cidade de Ribeirão Preto, denúncias essas que ouvidas não foram dadas a devida importância pois a estratégia sempre foi manchar, caluniar, desmerecer a imagem dos depoentes e acusadores. A figura de Palocci era superior a tudo isso pois sua maneira de tratas todas as acusações e a qualquer outro assunto ligado a economia sempre foi a de se portar de maneira enérgica, concisa, direta e repelir veementemente qualquer opinião contrária a sua interpretação de fatos ocorridos em ambos os casos.

Caíram todos os suportes do Presidente Lula, sua base de eleição foi se esfacelando ao longo de seu governo e nesse tempo ele conseguiu enlamear grandes órgãos estatais até então antes intocáveis. A Petrobrás, os Correios, e agora a Caixa Econômica.
Todos os seus cupinchas se sujaram ou trouxeram a lama já pronta. O PT antes um partido de extrema seriedade mostrou-se um dos mais corrompidos no cenário partidário, corruptor e perversivo mantém em seus quadros a base dos mensaleiros de plantão e com direito a trilha sonora coreografada pela nobre deputada federal Ângela Guadagnin transformando o Congresso Legislativo Brasileiro em sua gafieira particular - não aceito nem por decreto seu pedido de desculpas, não sou palhaço e nem faço parte de seu circo! Aliás, essa minha comparação é uma ofensa ao palhaços de circo.

Depois de sua eleição o Presidente como uma ave depois de chocar seus ovos abriu suas asas e abraçou todos os companheiros distribuindo cargos na administração pública, a Benedita foi a primeira a cair outros foram caindo em doses homeopáticas, o super arrogante Zé Dirceu foi mais difícil, ma beijou a lona também e agora o Palocinho - é assim que eu o trato intimamente nas conversas com meus amigos. O Zé era o curinga do PT em seu projeto de 16 anos no poder, quando ele foi cassado sobrou o Ministro Palocci agora não sobrou nada o PT se enforcou e afunda em sua megalomania.

O erro de Palocci, assessoria e colegas de partido foi mexer com o povão, dificilmente o povo principalmente o mais humilde mente, mentir é quase inerente a políticos, eles mentem tanto que nem mesmo sabem quando mentem ou falam a verdade. A estratégia de desacreditar o caseiro e impedir seu depoimento na CPI dos Bingos com uma liminar concedida pelo STF ao senador Tião Viana quase deu certo; assim como foi adotada a mesma tática com os ex-assessores de Palocci, mas a tropa de choque do PT exagerou, escarafunchar a vida monetária do caseiro e sabe-se lá aonde eles fuçaram mais.
A quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro foi um ato impensado e talvez desesperado. Se foi ou não com o consentimento ou conhecimento do Ministro só as investigações dirão porem o estrago já foi feito.

Agora o Presidente não tem blindagem nenhuma "as buchas de canhão" se acabaram Lula agora enfrentara o ultimate fighting nas urnas em outubro ele e todos esses deputados cassados, acusados, corruptos, corruptores.Lula demitiu Palocci antes que "a coisa ficasse preta" e prejudicasse a sua tão desejada reeleição. Lula não é diferente de ninguém pediu a cabeça de Palocci antes que a opinião pública pedisse com energia a sua.
Eu li isso em algum lugar não lembro onde: _O escândalo do Collor hoje seria tratado em um tribunal de pequenas causas.
Só pra terminar eu dizia ontem pra minha mãe: Se essas denúncias contra Palocci tivessem ocorrido no meio do ano passado Presidente não teria agüentado por muito tempo nesse início de ano.

domingo, março 26, 2006

Minha Profissão.


Sempre alguém me pergunta o que é a Família Morcegos, é algo meio sinistro, tem a ver com o Batman essas coisas. Neste post resolvi fazer uma breve explicação.

No blog do Dilberto L. Rosa o Morcegos tem uma coluna no perfil aonde ele destaca semanalmente ou mensalmente outros blogs deixando um thumbs com o link do blog homenageado e com um breve relato sobre o perfil do blogueiro e conteúdo do blog. Essa é uma maneira de estreitar mais os laços de amizade entre os habitantes da blogosfera essa atitude não é incomum os blogues do André - Mago e do José Viana tem a mesma atitude.
O Dilberto teve a feliz idéia de transformar seus destaques em "parentes virtuais", então somos, primos, vizinhos, amigos etc. assim foi formada a Família Morcegos que aumenta a cada novo destaque.
A partir dessa família surgiu a idéia do Dilberto propor de um post em comum a todos o familiares sempre no último domingo de cada mês com tema sugerido ou em aberto sujeito a propostas, aí se assemelha ao post comunitário da Micha, terminando aí as semelhanças.

Espero que tenha ficado mais ou menos explicado a existência da "Reunião da Família Morcegos". Por isto este blog faz parte da Família Morcegos.

Voltando ao tema, quero falar primeiro da desilusão de não ter tido aptidão nenhuma pra encontrar uma profissão acadêmica; médico, pedagogo, biólogo, belas artes, engenheiro... aliás engenheiro foi uma profissão que sempre quis e tentei fazer vestibulares, mas sem sucesso.

Realmente não encontrei vocação nenhuma na vida, quando pequeno acho que tudo foi normal sonhava ser bombeiro, astronauta, Capitão América, Capitão Marvell e outros super heróis que não me lembro agora. Comecei como todo garoto humilde da minha geração vendendo picolés, depois já aos catorze anos Office Boy e por fim uma das profissões mais ingratas do mundo caixa de banco. Mexer com dinheiro dos outros é uma das piores coisas do mundo, no fechamento do dia se falta é ruim se sobra é pior tem que vasculhar tudo até achar aonde foi que aconteceu o erro.

Hoje faço uma coisa que me agrada mais e tem tudo a ver com a informática, autodidata mexo com artes e editoração gráfica, mas a parte de criação deixo para um amigo sou péssimo em idealizar cores e formas o serviço chega pra mim com tudo já encaminhado; aquela cor ali a outra lá, vetorizar algo já existente. São termos específicos de softwares que fica difícil de explicar pra quem não entende da área ou do programa específico.

Bem é isso faço um trabalho free lancer que talvez não seja bem o que eu queria ou que queira fazer, mas é o que faço de melhor no momento, pelo menos acho que faço bem.

Mais parentes participando do post Clique aqui.



Hoje também tem post meu no:
Miscelânea S/A

sexta-feira, março 24, 2006

Amor x Sonho.

Post Comunitário da Micha. Participação é livre.
Hoje o tema é:

Amor x Sonho.



Fiquei pensando e a pensar lembrei de uma estória que se passou com um casal de um núcleo de uma novela.
Ele um médico com uma bolsa de graduação nos Estados Unidos, ela uma advogada com escritório montado no meio da estória um filho.
Ele em busca de seu sonho de especialização e posteriormente com chances de ficar clinicando "nos estates", ela tendo por livre escolha acompanhar o marido por apenas um ano tempo da bolsa, abandonando o escritório e uma vida mais ao menos "arrumada".

Usei essa pequena introdução sem o seu desfecho para ilustrar uma situação pela qual eu não passaria casado ou não. Não passei por essa situação, conheci um casal em situação parecida, eles noivos, ela fica aqui no Brasil e espera seu noivo buscar a especialização em outro País. Depois de uns anos ele volta e meses depois o noivado termina.

Penso que tudo pretendido, sonhado seja em qualquer situação se buscado enquanto sozinho as chances de realização pessoal é bem maior. Hoje com as pessoas sonhando muito, buscando realizações em todos os campos num mercado cada vez mais concorrido os espaços pra conciliar amor e realização pessoal (leia-se sonhos) a meu ver é cada vez mais divergente.

Quando amor essa palavrinha mágica e esse sentimento maravilhoso está embalando um casal é possível se achar que todas as barreiras, obstáculos podem ser superados, mas os sonhos não são compartilhados um quer uma coisa o outro temum motivo pra querer outra.
As pessoas podem pensar que tudo se ajeita, mas não! Os objetivos por mais que sejam idênticos as metas obedecem aos limites de cada um.

Os amores vem e vão até a união tornar-se estável cada um irá pretender objetivos avulsos depois sim talvez os sonhos sejam divididos, contraídos e realizados de comum acordo entre duas pessoas com um aprimoramento maduro das idéias.

Outra coisa que me diz que as pessoas estão cada vez mais individualistas é a fragilidade do verdadeiro amor, essa delicadeza torna esse "compromisso" instável as precipitações e arroubos das turbulências afetivas; por isso dissociar as duas coisas parece o mais sensato a fazer.

segunda-feira, março 20, 2006

Transferindo registros.

Foto: Johan Dalgas Frisch; Zig Koch; The Peregrini Fund

"Que tempo bom aquele em que Falcão era só o nome da ave de rapina".

Estou transferindo aqui pro blogspot todos os meus textos postados na época em que ainda remava contra todas armações atabalhoadas do Weblogger.
Decidi fazer isso, pois assim fica mais fácil eu reencontrar os antigos escritos com meus pensamentos e opiniões da época e sentir através dos anos as evoluções (ou retrocesso) de juízo, critérios, entendimento, presunção, princípios, doutrinas, pareceres e etc. da época em relação agora.

Pra mim é importante, pois considero este espaço um livro inacabado sempre à espera de mais um capítulo, uns parágrafos a mais. Mesmo que não faça daqui um espaço preferencialmente "diarinho" básico sinto e faço com que aqui caiba de tudo embora por vezes tenha relatado fragmentos do meu cotidiano vastamente ocupado relevâncias maiores, tenho em mente colocar minhas opiniões que de certa forma não constroem fisicamente nada, mas elevam a minha maneira de ver o mundo como ele é.

O blog é portal da palavra onde o portador dessa máquina fantástica que é a tecnologia eletrônica dos hardwares e softwares que possibilitam a um simples leigo portar um espaço simples e de alcance cada vez mais abrangente no aspecto de quem começa a entender que a internert não é só um veículo que transita no virtual chega um momento que como aprendiz de visionário sinto o ciberespaço ao alcance das mãos.

Com a ajuda da Flavia Sereia também trago o sistema de comentários do Weblogger e claro neles os comentários dos visitantes que deixaram seus recados na época dos posts.
Depois de um certo tempo e seguidas panes nesse sistema de coments coloquei uma segunda opção que parecia prática e consistente, prática realmente é, consistente nem tanto o haloscan é um sistema que é muito fácil de se lidar com ele, tem uma interface agradável com janela de comentário customizada ao modo CSS ou editor HTML ao gosto do usuário, suportando avatar, disponibilizando a possibilidade de respostas a comentários e outros badulaques. Se por um lado ele agrada visualmente e pela facilidade de interatividade com o usuário por outro o seu proprietário requer um oferecimento, um donativo pra aí ser garantido ao usuário o hiper golden mega maximum extra pão de açúcar paes mendoça plus comentator haloscan ou seja você terá um sistema com muito mais recursos.

Nesta parte foi que eu e possivelmente outras pessoas que usam esse sistema de comentários podem ter passado uma certa raiva ou frustração, pois o sistema normal é limitado e entre outras coisas a maior delas (isso pra quem valoriza) não guarda todos os comentários, "trocando em miúdos", comentários são automaticamente apagados depois de um certo tempo ou um número que não sei precisar qual é. Só quem é usuário de uma conta (paga) Premium no haloscan não tem esses contratempos.

Portanto todos os comentários que foram deixados na época em que eu ainda estava no Weblogger não estão registrados lá, desta forma não tive como trazê-los junto com os posts. É uma pena mais enquanto não encontrar uma maneira de reverter esta situação eles estão dados como perdidos.
É interessante dizer que isso varia de blog pra blog por exemplo no haloscan da Flavia os comentários estão preservados desde parte de 2005 pra cá, já os meus todos de 2005 foram perdidos, bom pelo menos isso no antigo endereço eles não estão registrados falta olhar se foram preservados no site do holoscan.

Concluindo o posts desde a data de 07/09/2004 até 07/10/2005 que estavam no weblogger estão sendo trazidos pra cá, fica mais fácil pra mim fazer as buscas que quero e deixar em mais de um lugar os registros textuais da época em que comecei a usar de maneira ojetiva o pensamento analítico que tento exercer deixando-os legalizados e anotados em palavras.
Os posts aqui começaram dia 14/10/2005.

sábado, março 18, 2006

Formato de compressão de áudio MPC.

Outro dia pra variar estava baixando umas músicas da rede. Selecionei logo o cd todo de um artista e quando o arquivo chega abro ele no Winrar, encontrei não a extensão *.mp3 e sim *.mpc, nunca tinha ouvido falar dessa extensão que não toca no Winamp nem no Mídia Player. Não teve outro jeito tive de fazer uma pesquisa na rede nesse site aqui que aconselho a todo mundo, aliás, se todo mundo fizesse pesquisas nele muitas dores de cabeça poderiam ser evitadas e, por exemplo, as comunidades do orkut não teriam sempre pessoas perguntando a mesma coisa nos tópicos e na outra ponta as pessoas não ficariam respondendo de novo as mesmas perguntas o que acaba fazendo muitos participantes perderem a paciência.

Voltando para o tal de formato de compressão de áudio Musepack, descobri um plugin para ouvi-lo no Winamp que na verdade é uma *.dll que colocada na pasta de plugins do Winamp torna-se possível ouvir esse formato de áudio. Se você já se deparou com esse tipo de arquivo, poderá baixar o plugin clique em Musepack Winamp Plugin ou aqui.
Plugin baixado é só abrir o Winamp clicar em preferences (Ctrl+P) depois em file types e select all, pronto já pode se ouvir o formato *.mpc.
Se preferir pode ouvir no próprio tocador de Musepack pra baixá-lo clique aqui. Pra ouvir no Media Player o plugin é o mesmo do RadLight plugin por isso em alguns fóruns li que ninguém conseguia ouvir *.mpc no Media Player.

Cada música nesse formato de compressão é muito grande então se preferir pode converter o *.mpc em *.mp3 usando o programa dBPowerAMP depois de baixar e instalar tem que instalar os codecs ("compressor e descompressor").
Da um pouco mais de trabalho, mas o arquivo torna-se definitivamente um *.mp3.


terça-feira, março 14, 2006

Quem cuida da Internet.


No momento uma organização não governamental. Sempre me perguntei quem cuidava da Internet ou quem era o dono da Internet. Logo quando comecei a mexer em computador me disseram que ela não era de ninguém. Mais uma vez eu me perguntava então porque existem portais que cobram pra se ter acesso a ela?
É muito confuso ela não é de ninguém, mas tem empresas que cobram pra se ter acesso a ela, então ela tem um dono!
Bem em um raciocínio curto tem um certo sentido.

O controle da rede esta em território americano, mas não sob o controle de governo. Ela nasceu da necessidade do governo militar americano em criar um projeto para manter um sistema paralelo de comunicações funcionando em caso de guerra nuclear, mas evoluiu de tal forma a estar no formato como a conhecemos hoje com a contribuição de engenheiros e acadêmicos brilhantes de vários países.

Hoje quem a controla é uma organização não governamental entidade sem fins lucrativos, multilateral, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) sigla que em português significa Corporação da Internet Para Nomes e Números. Ela basicamente organiza a rede, administra por exemplo, os endereços de Internet e estabelece os domínios que organiza a concessão de domínios e de endereços IP ("Protocolo de Internet") no mundo e sem essa organização a Internet entraria em crise. Mais informações na página da ICANN em português.

Justiça seja feita todo mundo sempre criticou os americanos, mas nos últimos trinta anos quem cuidou da rede foi o americano Ph. D. em ciência da computação e engenheiro Dr. Jonathan Bruce Postel (06/08/1943 a 16/10/1998) ou simplesmente Jon Postel, ele cuidou sozinho da rede até 1998 quando no governo de Bill Clinton ela passou a ser administrada por uma entidade civil. Nessa época numa calorosa discussão Postel morreu de ataque cardíaco. Daí em diante foi criada a ICANN ligada ao Departamento de Comércio americano. A instituição não deixa de ser alvo de críticas, mas mantém a web funcionando.

Agora querem que seja entregue o comando da Internet a um órgão multilateral ligado a ONU (Organização das Nações Unidas), e porque? Além de retirar o domínio e jurisdição dos americanos a União Européia tem como aliados países de regimes antidemocráticos como China, Irã, Cuba, Arábia Saudita, Síria e outros. A Internet é um meio de comunicação sem limites que obriga a autoridades antidemocráticas a conviver com fantasma consumista devido ao capitalismo ocidental e por deixarem de ter controle sob os pensamentos e vontades de seus povos que ao verem o que se passa no mundo via web, assim sendo as pessoas deixam de se manter sob julgo da mão pesada de seus regimes totalitaristas.

E o perigo dessa mudança de comando poderá acarretar sérios danos, pois a ONU é famosa por ser branda com a corrupção e formosa por ser improficiente. É um órgão burocrata sujeito às intempéries das mudanças governamentais. E de mais a mais a Internet caminha bem sem sobressaltos tudo que é acrescentado vem para somar.

Agora eu sei quem controla, quem contribuiu, quem contribui, apesar de o volume comercial gerado com a comercialização do acesso (não confundir com comércio e transações entre governos e empresas) a inclusão digital caminha com uma certa dose de eficácia num país onde a exclusão social ainda é um dos piores atrasos na política governamental.

domingo, março 12, 2006

sexta-feira, março 10, 2006

Minhas comunidades no orkut.

Post Comunitário da Micha. Tema sugerido por Priscila. A participação é livre.
Hoje o tema é:

Diga suas comunidades e te direi quem és...

clique na imagem pra ampliar



Bom o orkut claro que foi criado com o propósito de acrescentar idéias e expandir o bom relacionamento entre amigos não só de pessoa pra pessoa, mas também com comunidades que os unem por afinidades, o que se tem visto nos últimos tempos é a sua má utilização. Comunidades sem noção, descabidas, sem propósito positivo ou nenhuma finalidade aparente, porém há as que com grande relevância agregam desenvolvimento, conhecimento e uma certa dose de utilidade pública ou pessoal.

Eu faço parte de dezoito comunidades no orkut e sinceramente já há algum tempo ando pensando em "passar o facão" em algumas, só metade ou menos já me serviriam muito bem. Participo de comunidades que tenham a ver com meus gostos musicais, televisivos, com o que penso, que tenham a ver com projeto de trabalho ou para acrescentar conhecimentos em áreas da informática em geral.

Sei que existem centenas de comunidades, mas como não faço parte de muitas não sei qual a mais engraçada, aliás, só fiquei sabendo de uma que achei engraçada porque ela me disse e de certa forma tem algo a ver com o nome deste blog é uma que se chama: "eu abro a geladeira pra pensar", de resto não sei de mais algumas porque não fico fuçando à caça de comunidades; não sei qual a que tem o maior ou menor número de membros e etc. posso falar das que acho assombrosas porque essas repercutem mais até no meio jornalístico como é o caso das comunidades do tipo "eu odeio" das que incitam a violência, das que promovem disputas, encontros bizarros e por aí vai.

Uma coisa que não gosto muito é de receber convites pra entrar em comunidades que não tem nada a ver tipo: "eu conheço fulano, ele é bacana" sem eu nem conhecer de quem se trata e as que são apenas auto-promocionais porque elas não rendem ninguém abre tópicos a não ser o próprio dono da comunidade, ta aí outra coisa que prezo bastante, comunidades que tenham tópicos regulares ou todos os dias apesar de eu não entrar todos os dias pra conferir, assim o assunto não para, gente e mais gente discutindo se ajudando e procurando ajuda e quando possível pessoas se tornando amigas uma adicionando a outra, mas não indiscriminadamente, adicionar por adicionar. Outro dia recebi um convite terrorista - Quero ver quem é meu amigo de verdade entrando na comunidade criada para mim. - Acho que perdi um(a) amigo(a).

Eu gosto bastante de ajudar em algum tópico aberto no qual a pessoa se mostre com uma dúvida significativa, se eu souber a resposta não penso duas vezes vou logo respondendo, da mesma forma quando tenho alguma dúvida sou ajudado. Tópicos abertos na comunidade são um dos fundamentos dela existir.

Não poderia deixar de falar dos "orkuticidas", pessoas que deixam o orkut por sentirem-se invadidas e desiludidas, por terem sua privacidade aberta e escancarada, realmente este não é o lugar pra se ter algum tipo de solidão espontânea, pois como a web quase tudo é compartilhado; tem pessoas que conseguem permanecer em segredo, anônimas, preservam suas informações de cadastro e mesmo assim continuam usufruindo o sistema e ele de alguma forma é bom senão não teriam sido criados clones com praticamente quase todas as características dele.

Não concordo que as comunidades refletem as características de seus participantes justamente pelo fato de que a maioria entra porque é bacana é do tipo "trenzinho da alegria" e se formos constatar a participação desta pessoa nos tópicos é quase zero.
As "comunas" foram criadas com um propósito e eu os utilizo muito bem, tiro um bom proveito.

Comunas: Metallica, F1 - Formula 1 Brasil, Photoshop Brasil, Minas Gerais, 24 Horas - Brasil, Belo Horizonte, Smallville Brasil, Led Zeppelin Brasil, Eu leio o blog Luluonthesky, Amigos do Fabio Lody, Vetorizar, Martha Medeiros, Post Comunitário by Micha, Jornal do Blogueiro, ComunidadeWeb, Gerolino Incorporation, Elucubrações Cerebrinas.


UPDATE: Tem blog novo no ar o Mega Sena.
Depois dou mais detalhes, vale apena conferir é muito bem humorado.

quinta-feira, março 09, 2006

Programas versões Beta.

Outro dia conversando com ela surgiu o papo sobre softers em versão beta, eu disse que nunca usava por uma série de motivos.
Um deles é por que as softerhouses lançam esses softers no mercado pra testar o desempenho, aceitação, vulnerabilidade, ou seja, as eventuais brechas que ponham em risco a performance do programa, já que toda novidade é prontamente alvo de hackers de plantão.
Versões beta estão incompletas e sujeitas a modificações e são lançadas no mercado, ou seja, as cobaias são os usuários do programa que com sua usabilidade demonstra falhas ocasionais ou a necessidade de aprimoramento de determinadas ferramentas ou retirada de inutilidades propostas como avanços.

Caso semelhante ocorre com o sistema operacional Windows, mas de maneira um pouco diferente. A versão beta do Windows Vista já está disponível para algumas grandes empresas para teste e a partir daí que outros criadores de produtos eletrônicos que utilizam o sistema operacional testam a compatibilidade de seus produtos com o novo sistema operacional.
Passado esse tempo ele é disponibilizado já com as possíveis correções no mercado e de acordo com a necessidade são lançadas pequenas correções (fixers) ou simplesmente "tapa buracos" e atualizações de segurança; hakers ou a própria empresa descobrem brechas no programa, a empresa logo lança correções para essas brechas, o problema é quando a empresa descobre primeiro e divulga logicamente essa informação, tanto o usuário comum quanto os usuários maliciosos terão informações sobre falhas o que pro usuário malicioso é uma preciosidade; isso tudo ocorre por ser o Windows o sistema a ser "vencido", "quebrar" suas defesas ou achar suas vulnerabilidades é um grande mérito pra quem procura invadir sistemas de grandes corporações pra avacalhar seus sistemas.

Muito se falou sobre o substituto do Windows XP pra quem ainda não sabe XP vem da palavra em inglês eXPerience ele teve o nome provisório de Windows Longhorn e desde o ano passado foi batizado definitivamente de Windows Vista. Por que Windows Vista? De acordo com Greg Sullivan, gerente da Microsoft, a empresa obteve um bom retorno quando abandonou nomes baseados em números (como Windows 3.1) e apostou em data (exemplo, Windows 95).
Segundo o executivo, essa é a mensagem. "O Windows Vista traz claridade para o mundo para que possamos nos focar no que de fato interessa".

Mais sobre o assunto veja em:
Clique aqui, e aqui.

Quase 90% dos computadores no mundo utilizam o programa da Microsoft e uma mudança assim que se propõe ser bastante radical deve ser gerida com bastante cuidado e cautela. Entre as mudanças mais significativas que estão se falando ocorre no novo Internet Explorer 7 que contará com mais recursos e inovações, além deles terá um agregador de RSS e um sistema de abertura de janelas em abas semelhante ao navegador Mozilla Firefox. A facilidade em localizar arquivos no computador e reconhecimento de seu conteúdo e o Aero Glass, com ícones animados e efeitos visuais são outras novidades.

Sobre o mais próximo concorrente o Linux que não cobra licença de uso por enquanto ainda com poucos usuários domésticos recebe um investimento pesado de gigantes da informática como a IBM e a Dell que desenvolvem softers para o Linux que é usado no mercado corporativo. Terminais de bancos, celulares, caixas de supermercado e até robôs rodam com o sistema operacional Linux, mas pagam pelos serviços de instalação e manutenção. Assim ele não é tão livre assim tem grandes empresas que pagam por ele.
Para o usuário domestico tudo pode ser grátis é só ir no seu revendedor de software pirata mais próximo e adquirir uma cópia, como já dizia em um poema de Fernando Pessoa: Navegar é Preciso.

Antes de ir pro próximo post vou responder uma pergunta que o San fez aqui e achei que alguém algum dia já deve ter-se perguntado.
E por que será que programas beta chamam-se beta?
Resposta: Porque ele não éo Alpha nem o Gama, ou seja, alpha= primeira versão, e beta da idéia de posteridade sendo então a segunda versão teste pro mercado, e versão final é a full= inteira, completa. Quem já mexeu, por exemplo, com icq no início deve ter reparado que as versões vinham a e b depois a final.
E porque letras do alfabeto grego? Bom aí já é mais fácil de explicar, na infórmática é fashion, chic usar letras do alfabeto grego.



Perdi comentários nesse post, mas consegui recuperá-los. É só deixar a seta do mouse encima do nome e poderá ler o que a pessoa comentou.

San, Lelinha, Micha, Flavia Sereia, Márcia(clarinha), Blogue da Magui, DO, Mc Mut, Hermann


domingo, março 05, 2006

quarta-feira, março 01, 2006

Esquina dos aflitos.

Mais uma vez minha mãe vem me pedir um teclado, eu pra variar nego não sou besta de agüentar a barulheira que vai ser até ela aprender a tocar esse instrumento.
Disse que compraria um na "bacia das almas" (expressão que quer dizer que se adquire alguma coisa barata pelo desespero de alguém em vender) pra dar a ela.
Claro que eu disse que daria um teclado sem as teclas pretas porque pra ela não fariam falta nenhuma, ela ficou furiosa comigo.

No meio da conversa lembrei da "esquina dos aflitos" aqui em beagá, é um lugar onde aos domingos se reúnem pessoas vendendo tudo o que se possa imaginar, desde pássaros em gaiolas, relógios, pulseiras, colares, chuveiro elétrico, há quem ofereça até a mulher na troca.
Produtos novos e usados, os usados bem usados e os novos de procedência duvidosa, há alguns anos atrás essas pessoas que nem sempre eram as mesmas se reuniam regularmente domingo de tarde na praça da rodoviária, hoje com a grande fiscalização contra comerciantes ambulantes eles se reúnem onde são menos importunados se é que isso seja possível, entre as ruas Caetés e Olegário Maciel ou na Além Paraíba.

É interessante que cada cidade tenha suas peculiaridades, hábitos, costumes populares. A "esquina dos aflitos" é um local que definitivamente é desaconselhável andar sozinho ou tentar negociar alguma mercadoria saber como funciona o sistema desse comércio; por lá freqüentam a fina flor da malandragem belorizontina, porém nem só pessoas de má índole entram pra negociar, entram os que estão realmente aflitos pra tentar vender algo que ainda tem de valor pra pagar a pensão (hotel simples) atrasada ou simplesmente garantir o dinheiro pra pagar a janta ou objetivo ignorado daí vem o nome proveniente nem sempre da aflição, mas a pressa era quase comum.

Lugares assim nem sempre tiveram má fama com o passar dos anos é que apareceram os espertalhões pra ludibriar algum incauto. Existem pequenos romances de ilustres desconhecidos poetas mineiros descrevendo seu trajeto pelas ruas e fazendo menção a "esquina dos aflitos" que parece existir desde a década de 50 do século passado.

Hoje veio essa lembrança eu passando pela praça da rodoviária no trajeto do ponto de ônibus a caminho de casa, pela distância da largura de uma rua via aquele comércio que parecia um mini formigueiro, gente andando de um lado pra outro com algum objeto na mão oferecendo a outra e pessoas que já tinham apresentado seu produto e despertado o interesse de alguém e de longe parecia que as negociações estavam bastante avançadas. Era sempre uma passagem rápida com pouco tempo pra observar profundamente, com o passar dos anos sempre vem à memória a existência daquele ponto que tradicionalmente caiu como expressão popular dizer em determinadas ocasiões pra uma pessoa ir à "esquina dos aflitos" resolver seu problema e outras expressões parecidas tudo depende do momento.

Tem tempos que não passo nem perto de lá não sei como andam as coisas e nem sei se a diversidade de produtos aumentou, enfim não tenho notícias só sei que ela está em algum lugar ainda em atividade.