Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, maio 11, 2006

Rosa branca.

Uma lembrança recorrente que tenho desde pequeno é de um roseiral em um canteiro que abrigava alguns pés de rosa.
Lá em casa era assim como ele não era pra ninguém ver era tudo escondido, meio organizado e ao lado das rosas poderia se encontrar algumas plantas medicinais e mais ali do lado pés de batata, cenoura, alface. Era uma bagunça organizada fileira de hortaliças de um lado, leguminosas do outro, raízes mais adiante e as flores e rosas em um canteiro ao lado.

Há uma roseira vermelha que completa mais ou menos vinte anos conosco, resistiu a uma mudança e transplante de solo. Já a rosa branca muito melindrosa não resistiu a essa mudança. Sem fazer pesquisa nenhuma só sei que é uma planta difícil de “pegar” em um novo terreno e necessita de cuidados especiais. Ainda lembro de um pé de rosa muito pequena esse eu diria que é de uma espécie anã, ela é muito pequena mesmo e suas rosas quando abrem saem vários botões bem miúdos.

E por que lembrei delas agora? Especificamente a rosa branca é dificílima de “pegar”, suas mudas não resistem a um novo lugar. Ela serve pra fazer chá de suas pétalas e desse chá tenho visto algumas pessoas tomarem ultimamente indicados pela medicina fitoterápica pra combater brotoejas, assaduras e estresse, é usado o chá das pétalas e uma outra patologia muito comum, mas por ser complexa não vou mencionar.

Essa rosa branca sempre aparece em minhas lembranças, mas como algo tão pequeno e escondido em meio ao mini jardim lá de casa que nem existe mais, vem nas minhas lembranças?
Acho que é época do plantio da muda, por enquanto as pessoas vem comprando o saquinho industrializado das pétalas já secas que servem pra fazer o chá e tomam pra combater suas doenças.

Apenas vou lembrando daqueles botões de rosas brancas que há muito tempo não vejo aqui em casa, só vejo nas lembranças que trazem junto uma época que não volta mais, mas que bom que aliada a sua beleza seu chá ameniza os desgastes da fragilidade do corpo de quem necessita e faz seu uso com critério tanto da pétala rosa grande e da miúda.

0 comentários: