Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, março 10, 2006

Minhas comunidades no orkut.

Post Comunitário da Micha. Tema sugerido por Priscila. A participação é livre.
Hoje o tema é:

Diga suas comunidades e te direi quem és...

clique na imagem pra ampliar



Bom o orkut claro que foi criado com o propósito de acrescentar idéias e expandir o bom relacionamento entre amigos não só de pessoa pra pessoa, mas também com comunidades que os unem por afinidades, o que se tem visto nos últimos tempos é a sua má utilização. Comunidades sem noção, descabidas, sem propósito positivo ou nenhuma finalidade aparente, porém há as que com grande relevância agregam desenvolvimento, conhecimento e uma certa dose de utilidade pública ou pessoal.

Eu faço parte de dezoito comunidades no orkut e sinceramente já há algum tempo ando pensando em "passar o facão" em algumas, só metade ou menos já me serviriam muito bem. Participo de comunidades que tenham a ver com meus gostos musicais, televisivos, com o que penso, que tenham a ver com projeto de trabalho ou para acrescentar conhecimentos em áreas da informática em geral.

Sei que existem centenas de comunidades, mas como não faço parte de muitas não sei qual a mais engraçada, aliás, só fiquei sabendo de uma que achei engraçada porque ela me disse e de certa forma tem algo a ver com o nome deste blog é uma que se chama: "eu abro a geladeira pra pensar", de resto não sei de mais algumas porque não fico fuçando à caça de comunidades; não sei qual a que tem o maior ou menor número de membros e etc. posso falar das que acho assombrosas porque essas repercutem mais até no meio jornalístico como é o caso das comunidades do tipo "eu odeio" das que incitam a violência, das que promovem disputas, encontros bizarros e por aí vai.

Uma coisa que não gosto muito é de receber convites pra entrar em comunidades que não tem nada a ver tipo: "eu conheço fulano, ele é bacana" sem eu nem conhecer de quem se trata e as que são apenas auto-promocionais porque elas não rendem ninguém abre tópicos a não ser o próprio dono da comunidade, ta aí outra coisa que prezo bastante, comunidades que tenham tópicos regulares ou todos os dias apesar de eu não entrar todos os dias pra conferir, assim o assunto não para, gente e mais gente discutindo se ajudando e procurando ajuda e quando possível pessoas se tornando amigas uma adicionando a outra, mas não indiscriminadamente, adicionar por adicionar. Outro dia recebi um convite terrorista - Quero ver quem é meu amigo de verdade entrando na comunidade criada para mim. - Acho que perdi um(a) amigo(a).

Eu gosto bastante de ajudar em algum tópico aberto no qual a pessoa se mostre com uma dúvida significativa, se eu souber a resposta não penso duas vezes vou logo respondendo, da mesma forma quando tenho alguma dúvida sou ajudado. Tópicos abertos na comunidade são um dos fundamentos dela existir.

Não poderia deixar de falar dos "orkuticidas", pessoas que deixam o orkut por sentirem-se invadidas e desiludidas, por terem sua privacidade aberta e escancarada, realmente este não é o lugar pra se ter algum tipo de solidão espontânea, pois como a web quase tudo é compartilhado; tem pessoas que conseguem permanecer em segredo, anônimas, preservam suas informações de cadastro e mesmo assim continuam usufruindo o sistema e ele de alguma forma é bom senão não teriam sido criados clones com praticamente quase todas as características dele.

Não concordo que as comunidades refletem as características de seus participantes justamente pelo fato de que a maioria entra porque é bacana é do tipo "trenzinho da alegria" e se formos constatar a participação desta pessoa nos tópicos é quase zero.
As "comunas" foram criadas com um propósito e eu os utilizo muito bem, tiro um bom proveito.

Comunas: Metallica, F1 - Formula 1 Brasil, Photoshop Brasil, Minas Gerais, 24 Horas - Brasil, Belo Horizonte, Smallville Brasil, Led Zeppelin Brasil, Eu leio o blog Luluonthesky, Amigos do Fabio Lody, Vetorizar, Martha Medeiros, Post Comunitário by Micha, Jornal do Blogueiro, ComunidadeWeb, Gerolino Incorporation, Elucubrações Cerebrinas.


UPDATE: Tem blog novo no ar o Mega Sena.
Depois dou mais detalhes, vale apena conferir é muito bem humorado.

0 comentários: