Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Tecla Shift.

Outro dia uma amiga me perguntou pra que serve a tecla shift. Me senti aquelas pessoas que sabem falar, mas não sabem o sentido real das palavras ou a hora melhor de empregá-las numa frase. Pensei, pensei e fica difícil explicar pra serve a tecla shift, pois além de deixar as letras maiúsculas e tornarem aparentes os caracteres especiais quando pressionadas brevemente ao digitarmos um texto no Word, tem muitas outras utilidades em vários outros programas.
Procurei nos meus dicionários de Internet e não encontrei nada falando especificamente da tecla shift, aliás, sobre teclas especiais nenhuma do teclado, tipo Control (Ctrl), Tab (tabulação). Étipo da coisa agente sabe pra que serve (em certos momentos), mas não sabemos a definição precisa. É complicado, pois essas teclas especiais na maioria das vezes são usadas em conjunto pra uma tarefa ser executada, por exemplo: Alt+F4 inicia o processo de desligamento do computador ou serve pra fechar um determinado programa.

Depois me perguntaram o que é roteador, depois mouse PS/2, mainframe, fica complicado. Quando comecei a mexer com computador o que mais encontrei foram perguntas sem respostas consistentes; são tantas "coisinhas" que fazem parte do mundo da informática e cada dia mais aparecem novos termos, novas definições. Mexer no básico já está de bom tamanho, mas pra quem não quiser receber sempre a visita do técnico em casa ou ver seu pobre PC internado na UTI de uma loja de consertos, sempre é bom saber seus possíveis defeitos e possíveis soluções.

Mas no fim das contas eu quero é navegar, mexer, fuçar, trabalhar com o computador. Eu sei, você sabe, nos sabemos pra que serve a tecla shift, em uma quase infinidade de tarefas executadas no computador ela tem uma função bem básica pra quem sabe pouco e bem avançada pra quem sabe um pouco mais. Então até ela não der problemas junto com o teclado inteiro, vamos teclando.

0 comentários: