Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, março 30, 2006

Missão Centenário.

Foto: oficial - 13ª Expedição à Estação Espacial Internacional - cortesia: NASA


Só ontem fiquei sabendo que a 13ª missão da Soyuz a Estação Internacional chamava-se centenário, obviamente por levar um brasileiro ao espaço e ter sido um brasileiro que a cem anos atrás voava pela primeira vez registrada, com um objeto mais pesado do que o ar o 14 Bis no campo de Bagatelle – França.
Cem anos separam Alberto Santos Dumont do tenente-coronel Marcos Pontes como naquela época, hoje um brasileiro desbrava o céu. Os americanos tomam pra si a invenção do avião creditada aos irmãos Wright (Wilbur e Orville Wright) em 1903 tendo como testemunha uma pessoa e nada mais, não há relatos, fotos, documentos nada que comprove isso. Três anos mais tarde Santos Dumont voa com a constatação de dezenas de expectadores, filmagens e fotos testificando assim a invenção do avião.

Vinte e nove de março de dois mil e seis, cem anos depois de Santos Dumont o tenente-coronel Marcos Pontes faz parte da tripulação da nave Soyuz, além de Marcos o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeff Williams, partiram da base de Baikonur no Cazaquistão as vinte três horas e trinta minutos hora de Brasília, madrugada ainda no Cazaquistão, nove minutos depois a nave já se encontra na órbita terrestre depois de desacoplar seus vários estágios, ou seja, a cada operação seus foguetes já sem combustível se soltam da nave restando somente a célula de sobrevivência, a nave por si só.

Fico satisfeito em até que enfim termos um astronauta ou como queiram um cosmonauta brasileiro. Esse País precisa de referenciais, personagens, ídolos e principalmente nesta área, o mito, a lenda ultrapassa os tempos. Daqui há uns dez anos não estaremos priorizando nos livros de história as figuras de Neil Armstrong ou Yuri Gagarin, as crianças estudarão Marcos Pontes. Precisamos de heróis, exemplos de pessoas do povo, sim nosso astronauta freqüentou a escola pública, esse recado não é um incentivo de que estudem em escola pública um dia você irá ao espaço! É um aviso pode-se chegar onde quiser com perseverança e força de vontade independente do estabelecimento educacional. Basta idealizar um sonho e fazer tudo pra concretizá-lo estudar, estudar muito.

Marcos além da realização de experimentos científicos de universidades brasileiras a bordo da Estação Espacial Internacional leva consigo uma bagagem particular 2 cd’s de música, fio dental, camisa da seleção brasileira e a bandeira brasileira.
No uniforme oficial a bandeira brasileira no ombro esquerdo e a “bolacha” (patch em inglês) da missão logomarca produzida para identificar a Missão Centenário, que compreende o vôo do tenente-coronel Marcos pontes.
O desenho é conseqüência do trabalho conjunto entre a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), e da Agência Espacial Brasileira (AEB) autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Tradicionalmente confeccionada nas ocasiões que envolvem um lançamento, inclusive de satélites ou foguetes de sondagem e veículos lançadores, as bolachas trazem informações que caracterizam a atividade espacial em questão.
Na bolacha podemos notar as cores da bandeira brasileira, os desenhos estilizados do 14 Bis homenagem a Santos Dumont, a nave russa Soyuz e a estação internacional (ISS). As bandeiras brasileira e russa na parte inferior, e uma estrela ascedente reproduz o símbolo oficial dos astronautas.

Há, também, inscrições gravadas na bolacha, tais como "Missão Centenário", "Programa Microgravidade", que é o nome do projeto da viagem; "AEB", "MCT", "Deped", respectivamente Agência Espacial Brasileira, Ministério da Ciência e Tecnologia e Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica, além de "Pontes" o sobrenome do cosmonauta.
A bolacha será utilizada nos trajes espaciais do astronauta, entre eles, o Sokol, roupa russa vestida durante a trajetória até a estação espacial.

A trezentos e cinqüenta mil quilômetros de altitude a ISS aguarda a Soyuz dar 34 voltas ao redor da terra para aí sim ter condições de acoplagem. Se alguém puder me explicar o motivo disso, agradeço.
Agora começo a me preocupar com essa construção, pois o pesadelo dos cientistas é proporcionar uma condição de manutenção física melhor aos astronautas já que lá encima sem gravidade os desgastes físicos aumentam, perda de massa óssea e etc. por isso de vez em quando vemos a atividade física constante deles. A solução seria colocar a estrutura da estação em movimento para simular a gravidade da terra; ela se movimenta a uma velocidade de milhares de quilômetros ao redor da terra a cada noventa minutos ela completa esse ciclo, mas falta a rotação o que só seria possível com uma forma toróide ou circular. Coisa impossível no caso da ISS.

As críticas que a missão tem recebido pelo seu custo acho totalmente descabidas, 10 milhões de dólares são facilmente desviados em uma dezena de licitações públicas do governo, perfeitamente normal hoje em dia.
O objetivo é muito maior de que um puro egocentrismo de uma nação o que não é o caso, não canso de repetir que uma nação não se desenvolve com pilares como educação e tecnologia de ponta as outras necessidades vem a reboque.

Felicitações ao astronauta Marcos Pontes, seu sonho é o sonho de todos brasileiros, não ironicamente "estar no mundo da lua" e sim abrir caminho pra outros e despertar o interesse pela ciência e tecnologia.

0 comentários: