Pages

Ads 468x60px

sábado, maio 13, 2006

Imagem não é tudo, mas é 100%.

Quando comecei a blogar e isso faz menos de dois anos isso na época do weblogger, fiquei mais de um ano escrevendo e postando somente textos e nenhuma imagem para acompanhar a idéia do texto, somente as letras e o fundo branco como sempre gostei (meu astigmatismo agradece).

Depois de visitar, conhecer, fazer amigos virtuais na blogosfera passei a reparar nas figuras, fotos... imagens de modo geral que os blogueiros postavam junto com seus textos, até então aquilo não despertava nenhum interesse meu em colocar figuras no que eu escrevia.
O tempo foi passando e depois de migrar para o blogspot comecei a pensar de maneira diferente.

As pessoas de uns anos pra cá trouxeram esse costume que não veio da escola, pois lá à exceção dos primeiros anos a leitura recomendada geralmente inclui literatura de preferência não ilustrada a não ser aquela que contém info-gráficos e ilustrações indicativas de localizações pertinentes ao assunto; assim não gostam de ler livros com muitas páginas a menos que ele esteja recheado de figuras que remetam a animações.
A leitura pra essas pessoas torna-se cansativa, sem atrativos e sonolenta acho que por isso as HQ’s fazem tanto sucesso entre a garotada, pois mesmo estática a figura sugere uma ação, eu mesmo fazia coleção de gibis.

Ler textos longos em blogs já é cansativo ainda mais quando se tem na fila outros “enes” blogs pra visitar, demorei pra perceber isso, mas continuo escrevendo o tanto que a imaginação manda.
Meses atrás li uma matéria no Jornal do Blogueiro atribuída a Iara Brandão em que um trecho ela diz:
_ O teor do seu Post: Posts longos são lidos por pouca gente, somente aqueles que apreciam o Blog visitado realmente têm paciência para ler. E se o Blogueiro deseja manter essa conduta deve escrever algo interessante que prenda a atenção dos leitores.

No blogspot comecei a colocar figuras também porque imagens são contornos de linguagem que podem se transformar em um pensamento que toma forma de frase, por isso a imagem é uma forma de comunicação que chega mais rápido ao entendimento da pessoa fazendo com que ela postule um comentário mesmo que seja simplesmente um: Gostei!
Vez por outra uma aqui aparece uma imagem para dar um dinamismo que talvez antes ele não tenha tido, entretanto isso fica no campo da suposição, o velho e bom texto (ao menos pra mim) de No Congelador é isso um atento as mudanças sem perder propósito e mesmo assim percebe, admite, aceita e introduz tudo que possa encurtar a distância entre leitura, figura e leitor.
Essencial é transmitir as idéia, pensamentos e experiências, não é deixar uma identidade e uma proposta para trás é adequar-se aos novos tempos porque assim como outros instrumentos imagem não é tudo, mas é cem por cento.

0 comentários: