Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, março 21, 2005

Você gosta do seu nome?

Post Comunitário da Micha.
Acontece assim ela propõe um tema (desta vez ela pegou emprestado) e quem quiser participar é só avisa-la pra ser linkado o post no blog dela, a participação é livre.
Hoje o tema é:

Você gosta do seu nome?

Não sei da onde surgiu meu nome, nem o porquê da escolha dele por parte de meus pais. Perguntei a minha mãe e ela também não sabe, pois quem o escolheu foi meu pai e ele já faleceu. O segundo nome não sei o seu significado e sim sei a explicação dele. É também o segundo nome da rua onde meus pais moravam quando nasci.
Para escrever sobre este assunto não procurei saber a origem ou significado do meu nome, fiz isso há tempos atrás e encontrei um site que informava sobre essas questões, nele não dizia nada sobre o meu nome e penso que até hoje ele não tem significado nenhum.
Desde pequeno sempre fiquei curioso em achar alguém com o mesmo nome já que eu sempre via na escola nomes repetidos, mas nunca achei alguém que partilhasse comigo o mesmo nome.
O tempo foi passando e comecei a procurar em lista telefônica, em jornais quando saia a lista de aprovados em qualquer concurso que fosse. Um dia o achei na versão feminina e estranhei bastante e a partir daí ouvia ou lia sempre nesta versão.
Eu achava legal essa exclusividade já que nas outras pessoas os nomes se repetiam com freqüência. Um dia encontrei uma pessoa de mesmo nome então perdi a graça, e com o tempo passando as futuras mães que me conheceram resolviam colocar em seus filhos o mesmo nome que o meu aí foi uma verdadeira farra de juninhos nascendo.
Uma outra curiosidade é que quando pequeno nunca me deram ou me chamavam por apelidos proveniente de meu nome. Tenho sim um apelido que minha mãe me deu e me chama por ele até hoje e o mais curioso ainda é que este apelido é um nome próprio!
Só depois de adulto começaram a me chamar pelo diminutivo ou simplesmente pelas primeiras letras, tenho que dizer que gosto das duas formas, mas isso pouquíssimas pessoas fazem.
Outro dia procurei na lista telefônica e lá só existem oito pessoas de nome igual ao meu, acho graça pois continuo sendo quase que exclusivo entre tantas marias, josés... nomes lindos por sinal.
Se gosto do meu nome? Claro que sim! Me sentiria revoltado ter como nome: Um Dois Três Quatro de Oliveira Cinco; esse caso deste nome é verídico.
Se meu nome não tiver significado não tem problema, ele tem uma forma. Eu!

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(16)

0 comentários: