Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, março 04, 2005

Ainda Sobre Blogs, Layouts... histórias do blog que anda sentado.

Eu sabia que existia blogs, vendo o programa: Altas Horas, o Serginho mostrava o blog de alguém que estava na platéia, eu via aqueles blogs a cada semana, mas não estava nem aí pra eles.
Certo dia um amigo comentou s*obre blogs comigo, fiquei com aquilo na cabeça, e em outra ocasião batendo papo a*través do icq com outro conhecido, resolvi ver o seu info, no campo reservado a website estava o endereço de seu blog, me dei conta que era seu blog, porque estava escrito: qualquer coisa weblogger, mais que depressa entrei no link e vi pela primeira vez um blog na tela de meu monitor.
Li um pouco e perguntei a esse conhecido do icq em qual servidor, qual o endereço e como fazia para criar um blog, de posse das informações, pesquisei outros servidores, e muito afoito fiz cadastro em um, mas era muito complicado, pelo menos pra mim naquele instante.
Larguei a idéia de lado e fui navegar. Na semana seguinte, converso por telefone de novo com meu amigo e o assunto é variado, mas novamente conversamos sobre blogs, um outro amigo em comum tinha um, e ganhara um selo ?blogs of note? que aranzel era esse troço?
Quando conversávamos tudo girava na teoria ele já lia eu não, e muito vagamente eu materializava esse assunto na cabeça.
Pensei, e fui novamente fazer cadastro em um servidor.
Pequei três vezes:
1°_ que nome daria para o meu blog
2°_ sobre o que escreveria
3°_ como fazer um layout ou template (até hoje não sei qual é a diferença).
4°_não lia blogs.
O nome foi mais ou menos fácil, No congelador, surgiu com a idéia de que eu estava congelado, em hibernação sem ter a mínima idéia de do que estava fazendo naquele momento.
Sobre o que escrever, não tinha idéia nenhuma, escrever um diário, um semanário, idiotices, realmente não sabia.
Ah! O tal layout, esse consumiu um mês de pesquisas na net nos fins de semana, e a pergunta que não queria calar era: Como se faz um layout? Achei sites com várias coisas interessantes e com os javascripts que ajudam estruturar uma página html, e sempre com layouts prontos todos horríveis e com possibilidade de se encomendar um, objetivamente eles não ensinavam como se faz um layout simplesmente alguns davam dicas, é mais ou menos parecido com você dar uma bala para uma criança e esconder o pacote cheinho de balas mais gostosas. Existem também sites com construtores de templates, igualmente ruins.
Fiz e refiz figuras no PS, mas como também não dominava direito esse programa muitas vezes depois da figura pronta veio o html que eu não sabia nada (e até hoje não entendo direito certas coisas, mas dá pra me virar) até parecer com algo que eu imaginava. O que fiz na época é o que eu uso hoje, é meio tosco sei disto, mas tem grandes chances de melhorar futuramente. Este assunto foi longo demais, penei muito e quero pará-lo aqui e seguir adiante.
Por fim comecei a ler blogs, no começo eu só enxergava a parte estrutural dos blogs que visitava; eu só via aspas, colchetes, maior que, menor que, barra etc. Comparativamente é mais ou menos você ver uma figura ou foto e só ficar pensando quantos pixels, pontos e linhas aquela figura têm. Acho que ainda era a contaminação de tanto pensar como se fazia um template.
Hoje isso meio que passou, tenho prazer em ler blogs e comenta-los e assim é que fui aprender o que e sobre o que as pessoas escrevem, pois eu não tinha noção direito do que poderia ou não escrever, desde o início eu sempre tive em mente que No congelador era uma maneira de tirar pensamentos, idéias, opiniões e outros assuntos de dentro do congelador, metaforicamente o congelador sou eu, e enquanto eu não dispunha desta ferramenta tudo o que eu via ou pensava ficava ?congelado?, o bom disso tudo é que o gelo conserva e pensando assim tudo que eu escrever é descongelado e congelado novamente e assim sucessivamente os assuntos que abordo nunca se perdem.
A idéia de sugestionar uma música ao final de cada post pensei que fosse original, visitando blogs vi que não; às vezes coloco a sugestão outras não, penso que nem todo mundo gosta do que eu gosto e vice-versa e também penso que uma pessoa que lê a sugestão não vá comprar o cd ou baixa-la da net só porque eu recomendei, mesmo assim vez por outra coloco o que ouvi no dia ou outro dia qualquer ou até mesmo a música que escutei enquanto eu escrevia o post.
Continuo aprendendo lendo, escrevendo e vendo as aspas e colchetes e os outros símbolos do html flutuantes na minha imaginação e também comandos do Photoshop que trato por PS. Tudo tem chance de melhorar e renovar-se afinal de contas a evolução não é um privilegio dos primatas.
Quem descasca esse abacaxi sou eu.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(14)

0 comentários: