Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, março 14, 2005

Quantas vidas serão preciso viver.

Hoje escutei a frase: _ Viver uma nova vida casado. Achei estanho e comecei a recordar que volta e meia usamos esta frase ?viver uma nova vida?.
Quantas vidas dispomos aqui na viver?
A vida não se resume no nascimento? No primeiro sopro de ar que invade os pulmões e isso nos causa tanta dor que choramos! A vida é uma dentro da outra, e por isso dizemos várias e várias vezes, que nascemos de novo ou teremos uma nova vida. Mas qual o conceito de vida? E qual delas é a melhor?
A vida calma, sossegada e pacata dos moradores rurais ou a vida de quem mora na cidade, cheio de coisas para serem feitas e o tempo que nunca sobra para se fazer outras coisas provavelmente as quais não são de tanta importância assim, mas com nossas prioridades em ebulição sempre é pra ontem aquilo que poderia ser feito daqui a uma semana.
Vivemos escravos da vida e do tempo. Quantas vidas são necessárias para que darmos conta de que só se vive uma vez e o que fazemos dela é o que determina se fizemos o dever de casa certo ou não.
Figurativamente a vida nova que temos pode ser encarada como um recomeço, como uma nova situação nos cercando, um novo emprego, casamento, filho que irá se agregar ao casal e mesmo viver uma vida em conjunto, com união estável ou casamento propriamente dito, seja de que forma for viver com outra pessoa.
Viver de várias formas e maneiras, sendo rico ou pobre, apenas viver seria o suficiente, mas queremos e precisamos viver várias vezes para sentirmos a certeza que a vida bastou para se viver várias vezes. E vivendo as tais vidas sucessivamente em uma só exprime o desejo de ser eterno de poder transcender o tempo e espaço; fazer o que não se fez certo ontem, poder errar hoje, poder morrer hoje sabendo que amanhã será uma nova vida de acertos e vida latente com os pulmões amplos, com ar de sobra.
Respirar sabendo que não importa se envelheceremos ou não e se a pele enrugar, as pernas fraquejarem e as forças se esvaírem, uma nova vida há para se viver.

Queria ter vivido assim:
Vendo o sorriso de meus pais todos os dias
Sem decepcionar o mundo que me foi dado de graça
Sinceramente não quis chegar aqui e vê-lo depredado,
nem continuar a destruí-lo
Poder trabalhar e ver os outros terem trabalho também
Ir ter com todas a pessoas que conheci; tomar um café com broa de milho e jogar conversa fora
Manter todos meu amigos perto de mim, mesmo vendo-os casando e assumindo suas famílias
Construir uma família bonita e uma bela casa, uma horta, uma estufa para minhas orquídeas
Ver todos felizes por terem também, tudo que de bom consegui aqui
Sentir felicidade nas pessoas que correm para manter a saúde em forma,
e não correr porque o tempo lhe fez seu escravo
Sentir o que meu filho sentiu ao ganhar o vídeo game
que não ganhei quando tinha sua idade
Voltar a jogar pipocas para os pombos, no parque
Chamar aquela menina de meu bem, minha mulher, meu amor minha vida, minha velha...
Enfim viver uma só vida e sentir que ela me foi o suficiente para concretizar todos os meus desejos, apesar de nem tudo que desejei me foi dado por falta de merecimento
Mesmo assim quis ter vivido assim sem morrer antes do que deveria e viver mais do que podia.
Conheço o autor, mas ele prefere o anonimato.


Postado no Weblogger

Comenta aqui:(11)

0 comentários: