Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, março 30, 2005

Coisas que irritam.

Periféricos Delivery Urgente!

Nos últimos meses tenho enfrentado uma maré grande de azar, sempre me vejo as voltas com algum gasto extra que a tecnologia me impõe.
A bateria do telefone sem fio arriou, lá vou eu tendo que comprar outra sem falar que a antena dele está quebrada já há uns dois meses, mas isso não influi em nada pois não interfere na conversação, é pura estética mesmo; além disso é a segunda antena que quebra. E este é o mesmo telefone (leia texto: Coisas que Irritam, abaixo) que já queimou por duas vezes em conseqüência de descargas elétricas.
O monitor do micro que ao ser ligado ficava nas cores verde, vermelho e amarelo até definitivamente apurar as cores normais depois de cinco minutos e umas dez pancadas, esse foi para o conserto e depois de duas semanas de bom funcionamento começa a apresentar os mesmos defeitos de antes.
O leitor de DVD parou de funcionar por causas desconhecidas já faz dois anos, quando troquei o computador ele não foi vendido no ?pacote? e instalado na nova CPU nunca quis funcionar. E não tinha tanto tempo de uso assim para apresentar algum tipo de defeito. Tenho que considerar que cada um desses equipamentos já se tornou velharias eletroeletrônicas nas minhas mãos. É como meu Atari, nunca deu defeito só perdeu a funcionalidade porque foi engolido pela tecnologia.
Pessoas gostam de guardar velharias da informática além de outras coisas, eu não tenho esse costume de guardar peças estragadas, se estragou não tem conserto vai tudo pro lixo. A única peça que guardo não sei por qual razão é um drive de disquete 5¼ que funciona perfeitamente se a poeira e o tempo não tiverem acabado com sua funcionalidade, assim acredito.
Recentemente o mouse é que deu problemas e de uma hora para outra, do nada a seta parou de deslizar na do monitor. Pancadas aqui ali, desesperadamente abre o bichinho sabendo que também não adiantará de nada, pois não sou técnico acho que isso foi mais por desencargo de consciência mesmo, esses equipamentos são frágeis e na maioria das vezes só com equipamentos eletrônicos pode-se detectar onde é o defeito e muito provavelmente nem todo mundo os têm na sua caixa de ferramentas domésticas.
Mouse é uma coisa que sempre me deu trabalho. Tive um que era esportista fazia rapel o tempo e como todo esporte radical tem riscos, um dia o botão de clique dele bateu em algum lugar sendo quebrado lá dentro uma pecinha que inutilizou as clicadas nele. Um outro que tive foi arremessado como arma em uma discussão com objetivos romanos de dividir e conquistar.
A tecnologia avança trazendo novidades, facilidades e comodismo. Especificamente na informática é uma novidade a cada semestre fora os melhoramentos e invencionices que ainda estão em fase de testes sejam laboratoriais ou em alguma empresa contratada para verificar e constatar a utilidade e durabilidade de novos equipamentos.
Nada está livre de se estragar por um ou outro motivo e também assim como o mercado da moda lança novas tendências e coleções para as diversas estações, o mercado automobilístico lança novos modelos de consumo, protótipos e carros conceito. A informática também lança novos equipamentos e modernizações dos já existentes a todo o momento. Pensando justamente em vender os produtos em lançamento jogando pra longe do pensamento do comprador que não vale a pena consertar e sim consumir novidades ou modismos. Temos sim! Que fazer upgrades nos equipamentos mas não na velocidade e voracidade que o mercado impõe.
Citando um modismo, não quero e nem compraria um boné da Von Dutch, prefiro o meu do Taz ? I Hate Mondays, made in Korea ? que já está comigo a uns oito anos, arrebentou dois pininhos atrás dele, mas ainda aparenta estar novo.
A tecnologia impõe conceitos de durabilidade o que é um erro pensar nisto afinal quanto mais as empresas venderem melhor é afinal todas querem fechar seus balanços anuais no azul.
Usar o computador para algumas tarefas e navegar na net sem o mouse é fácil, pelo teclado da pra se fazer quase tudo, mas demanda muito mais tempo e existem certas áreas que só aceitam um... clik!
A durabilidade pra mim não é confundir com fragilidade e longevidade do equipamento, é não ter que comprar outro quando o que você adquiriu e usou, tenha estragado ou apresentado defeito sem possibilidade de conserto com apenas nove meses de uso como é o caso do mouse.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(17)

0 comentários: