Pages

Ads 468x60px

terça-feira, março 08, 2005

Esperança, a última...

Clonagem terapêutica mais perto dos brasileiros.
Se existiu uma pessoa que mereceria estar vivo para presenciar mais esse avanço ?político? da medicina era o Superman (Cristhopher Reeve). Estranho eu me referir primeiro ao seu álter ego interpretado no cinema e depois mencionar seu nome? De forma nenhuma! Se tem um homem que encarnou o espírito do ser humano invencível, de aço, imune a tudo e a toda e qualquer tipo de ameaça contra seu corpo, foi este ator americano, ao interpretar nas telas o homem de aço nos fez pensar que o ser humano era imbatível, entretanto em um belo dia de sol, uma queda do cavalo em estava montado levou sua cabeça de encontro a uma pedra e além da contusão que sofrera fraturou a coluna cervical, conseqüentemente lesionando a medula espinhal que paralisaria os movimentos do pescoço para baixo. Esse homem foi um símbolo da luta por essa conquista no mundo.
O Brasil começa a chegar perto de Inglaterra e Austrália em se tratando de pesquisas com células tronco, países que já tem as pesquisas mais avançadas na clonagem terapêutica com embriões humanos.
Como todos já devem saber a lei de biosegurança, recentemente foi aprovada pelo congresso nacional e agora espera a sanção presidencial. Esta lei abrange vários temas todos de certa forma polêmicos, como a regulamentação dos transgênicos (plantas geneticamente modificadas), e especificamente no capítulo que trata da clonagem terapêutica, que encontrou várias barreiras ideológicas, religiosas e políticas também, esbarra na ignorância de certas pessoas que não entendem que o bem maior é a vida e neste caso trata-se da reconstrução de uma vida que foi interrompida por algum tipo doença degenerativa ou por um acidente seja ele cardíaco, automobilístico, cerebral e até mesmo do cotidiano, afinal ninguém está livre de topar com uma pedra no meio do caminho e ter algum comprometimento neurológico.
Para o Superman que sempre acreditou que um dia voltaria a andar com o emprego da clonagem terapêutica com embriões humanos como tratamento, esse sonho terminou, com a sua morte o mundo perdeu uma voz ativa e influente, pois bem, se tudo neste mundo tem de haver alguém famoso ou notório à frente de causas humanitárias, o mundo ficou órfão desta voz que saía de uma pessoa que tinha o corpo inerte que só respondia a impulsos cerebrais do pescoço para cima, nem respirar por conta própria ele conseguia. Outra figura importante neste aspecto é o doutor Stephen Hawking uma das mentes mais brilhantes no campo da física atualmente, ele sofre de esclerose múltipla degenerativa e com isso apenas e só apenas meche com um dos dedos da mão.
Anônimos do mundo inteiro esperam ansiosamente por um avanço da medicina para que tenham seu sofrimento interrompido, com as pesquisas e o avanço deste tratamento.
A máquina burocrática do estado e da igreja seja ela qual for, ainda tem bastante força para atravancar o andamento das pesquisas, por isso eu disse no começo avanço ?político? da medicina; faz-se politicagem em qualquer área que detém o poder de movimentar as massas ou controlar a vida da população.
Com a aprovação da lei dos transgênicos, no Brasil milhões de brasileiros esperam agora a continuidade dos de estudos e mais pesquisas nesta área para que futuramente possam voltar a terem uma vida normal outra vez. Hoje de manhã escutei mais uma vez entrevistador e entrevistado fazendo mais uma incursão sobre o assunto, em um primeiro momento pensei: De novo! Refletindo melhor, quanto mais se discuta este assunto melhor é, para que quem for contra entenda o porquê de tanta mobilização em torno do assunto. E para quem já entenda do que se trata tenha mais algumas elucidações sobre como serão conduzidas as pesquisas, estudos e conseqüentemente tratamentos em suas amplas especificidades.
Só para efeito de registro, a Santa Casa de Belo Horizonte, já trata de pacientes com histórico de atrofia do músculo cardíaco, usando a técnica da clonagem terapêutica usando células tronco adultas do próprio paciente.
Sempre me vem à cabeça uma frase feita ou clichê, vale a interpretação de cada um; ?a esperança é a última que morre?, esta frase tem uma força tamanha e ninguém pode imaginar o alcance de sua intensidade. A esperança não é a última, é a que permanece no pensamento e no alcance daquele que busca e crê que jamais irá existir algo de malévolo que dominará o sentimento de sobrevivência, resignação e aspiração do desejo que transforma o ser humano em altruísta com próximo.
A esperança nunca morre, ela apenas desloca-se de pessoa para pessoa, sendo assim perpetua-se ao infinito.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(15)

0 comentários: