Pages

Ads 468x60px

terça-feira, maio 03, 2005

Você se dá bem com sua sogra?

Post Comunitário da Micha. Que está de endereço novo.
Acontece assim ela propõe um tema (desta vez a Adrianna sugeriu o tema) e quem quiser participar é só avisar a Micha para o post ser linkado no blog dela, a participação é livre.

Hoje o tema é:
Você se dá bem com sua sogra?

Eu não me dou bem com minha sogra pois não tenho uma no momento. E como o importante é participar lá vai a minha contribuição...
Sogra é um ser diferente, mais diferente que ela só o sogro mesmo.
No caso do homem ter uma sogra é complicado, ela é da turma do contra e você não percebe isso. Eu vou opinar na fase do namoro que é a que conheci algumas, como nunca casei não dá, para falar, mas eu imagino a diferença do namoro para o casamento é que no casamento a sogra é um plus, vem com um arsenal de amolações extras.
No casamento sogra é um elemento que não se pode morar perto, para ela não poder vir te visitar de chinelos e nem morar longe para ela não vir de malas.
No caso do homem namorando uma moça (menina, mulher tanto faz), sogra é uma criatura preocupadíssima, ela concorda com quase tudo que você quer fazer com a filha dela (leia-se passeios, lazer etc) na sua frente ela demonstra estar calma e por traz é um poço de inquietações, sempre tem aquela irmã ou irmão que vai junto, horários para voltar parar casa. Na sua frente ela aceita tudo, mas depois no dia a dia com a filha é um tal de perguntar o que aconteceu aqui, ali... o sogro é relax ele sabe que não tem jeito e que só espera que a filha tenha juízo e escute os conselhos da mãe. É isso mesmo ainda hoje a responsabilidade de tudo recai nas costas da mãe. O filho homem é tranquilão, ?prendam suas cabras que meu bode ta solto?.
Preocupação de sogra é quando a filha sai de dia, pois ela sabe que o crime acontece é naquele horário, e não há acompanhante que empate os acontecimentos. Se bem que hoje as coisas mudaram e muito por coincidência vendo tv, uma mãe relatava a sua 4experiência de namoro ao lado de suas duas filhas, obviamente era tudo diferente na época da mãe, namoro em casa, pegar na mão só depois de um mês de namoro, beijo logo depois de dois meses até chegar na transa lá se iam uns quatro anos de namoro. A filha ao lado da mãe interpela: _ Heloooow!! Os tempos mudaram! E ela está coberta de razão, o namoro não é mais namoro, tem uma variante, é o ficar. E o casamento tem um ditado popular que diz: ?amigado com fé, caso é!?. As mulheres e homens casam e separam, namoram várias vezes até achar o par ideal que muitas das vezes esse par também é flexível e muda de acordo com as circunstâncias do momento pelo qual passa a relação.
Mas sogra não varia nunca, essa relação matriarcal vem o querer bem e do pensamento de que os filhos não passem pelos mesmos tipos de situações pelos quais a mãe passou, e também ela torce para que tudo dê certo e que sua filha constitua família e tenha uma vida feliz, aliás felicidade é o intento de qualquer casal.
Vou contar uma a história de um namoro que tive bem nos moldes anos 60, 70. Namoro dentro de casa, na sala, e com horário pra eu me mandar as 22:00hs no máximo 23:00hs.
Foi um namoro legal, amei fui amado se bem que eu pelo menos tinha um pouco mais noção sobre essa condição do que ela.
Minha sogra, cheia de zelo, guardava muito bem a integridade da menina, meu sogro era manso que só vendo, mas era aparência, tudo o que ele ?enxergava? de errado cobrava da esposa para que ela apertasse os parafusos da relação de namoro com a filha dela depois.
Minha relação com essa sogra minha foi legal durante meu namoro com a filha dela não tive nada de pavoroso a reclamar dela. Só umas pequenas divergências quanto a certos aspectos de atitudes dela. Tipo horário de saídas e chegadas da filha quando saíamos...
Tinha umas brincadeiras com os amigos que eram muito engraçadas tipo:
_ Você só vai ser realmente aceito na casa quando estiver abrindo a geladeira e tomando água no gargalo da garrafa.
_ For ao banheiro fazer xixi com porta aberta.
_ Desabotoar o sutiã da sogra.
_ Deitar no sofá da sala e tirar um cochilo depois do almoço.
Eram brincadeiras, claro que não fiz nada disso, mas ela me tratava bem, me elogiava bem perto de suas irmãs dizendo que genro maravilhoso ela tinha arrumado; para suas amigas então, fazia questão de mostrar que rapaz bom eu era. Eu entendia que isso tudo, era porque realmente fui bom; na casa dela, troquei a bucha das torneiras que estragavam, troquei lâmpadas queimadas, consertei o fio torrado do chuveiro...
Quando o namoro acabou (leia-se tomei um pé no traseiro) foi ruim pois quando eu intensamente procurei minha namorada para reatarmos o namoro foi que vi que minha atual ex-sogra mudou completamente de comportamento e se negava meio sem graça a chamar sua filha para vir conversar comigo, pelo telefone ela dizia que a filha não estava, mas não posso culpa-la totalmente afinal ela está preservando sua filha e se naquele momento o melhor para ela era não me ver, que fosse feito a vontade de minha ex-namorada.
Sogra é assim estará cuidando sempre dos interesses da filha, e porque não dizer que o amor é uma troca de interesses. Afetivos, mas interesses. Se nos perguntarmos o que é o amor, além daquelas maravilhas que estamos acostumados a ouvir, existe o interesse: do que você vê em mim que lhe agrada e me ofereça aquilo que você propõe me dar em troca. O amor se transforma no sublime com o companheirismo e entendimento, no amadurecimento e por fim na troca mútua de sentimentos equivalentes.
Sogra é uma pré-esposa veja tudo aquilo que ela se tornou depois do casamento possivelmente sua futura mulher se tornará igualzinho a ela, erros acertos, eficiência deficiência.
Tenho um amigo cafajeste que me disse uma vez que escolhia suas namoradas de acordo com a sogra: _ Se ela for gorda ou feia possivelmente sua filha herdará essa característica aí eu namoro por um tempo e vou logo tratando de acabar com o namoro.
Resumindo esse amigo meu resolvia se continuaria o namoro ou não de acordo com a cara da futura sogra.
Pra vocês verem a importância que sogra tem em um relacionamento. Bem acho que é isso.


O Jornal do Blogueiro está fazendo uma seleção para encontrar um novo integrante para fazer parte da equipe do JB. Se você se interessou leia mais informações; é só acessar a página deles. É só clicar no link, Jornal do Blogueiro.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(25)

0 comentários: