Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, maio 23, 2005

O que eu amo e odeio nos blogs?

Post Comunitário da Micha.
Acontece assim ela propõe um tema (desta vez o José Viana Filho sugeriu o tema) quem quiser participar clique aqui e saiba mais detalhes, a participação é livre.
Hoje o tema é:

O que eu amo e odeio nos blogs?

Amar, odiar... eu encaro de outra maneira os blogs. Vejo diversas partes, claro o que chama inicialmente a atenção é o tipo de leitura que estou preste a ler e depois analisando tudo vem layout, template (acho que isso é a mesma coisa).
Um blog é um espaço democrático, onde se escreve o que pensa e recebe comentários pertinentes ou não, mas ao mesmo tempo é muito pessoal, pelo menos a maioria deles, é um lugar onde devem ser respeitadas todas as opiniões do blogueiro; é difícil estar sincronizado com o pensamento de alguém que está na outra ponta desta ferramenta.
Aprende-se, evolui-se com as várias experiências de vida e situações narradas por seus donos e também possivelmente aculturar-se com assuntos e informações de pessoas com outro tipo de vida, outras culturas de várias partes do país e até fora dele.
Bem o tema propõe emitir uma opinião pessoal, pode-se ser elegante e dizer que estamos no mesmo barco e todos remando em uma única direção fica obviamente melhor a navegação. É bom aproximar de pessoas que compartilham ou que entendem seus dilemas dúvidas, opiniões, anseios, desejos.
O que deixa a desejar é o próprio sistema que disponibiliza a hospedagem, seja ele qual for. Ele atrapalha muitas vezes os acessos de visitantes e dos próprios donos; o sistema de comentários nem sempre atua de forma correta, fazendo que às vezes você perca seu comentário todo por uma falha no sistema, e blogueiro esperto sempre escreve o comentário antes em um bloco de notas e depois corta e cola no espaço destinado aos coments (dica de quem já perdeu vários coments).
Reclamação que leio em grande parte dos blogs foi a impossibilidade que a pessoa teve de comentar no blog que visitou, isto é bastante recorrente.
Quanto ao layout não me importa muito pois estou ali para ler e não ver figuras. Separo o blog do blogueiro, pois com o decorrer do tempo e a empatia que cria-se entre as pessoas, a relação torna-se mais próxima e de fato você visita pelo interesse na leitura e curiosidade pelo desenrolar dos fatos narrados.
A influência de críticas construtiva e destrutiva, pode afetar bastante a cabeça do blogueiro. Alguns blogs deletados, uma nova temática, um novo assunto, utilidades inutilidades, os assuntos e as variações de temas abordados tudo pode interferir, o que vale é a intenção do blogueiro em fazer e escrever algo que lhe dê prazer.
A fórmula de um blog de sucesso acho que não passa pelos zilhões de comentários que nele são deixados, passa pelo amadurecimento de quem escreve e de quem lê.
Eu descrevi que separo o blog do blogueiro, mas é quase impossível de se fazer isso pois os dois fundem-se e o personagem principal acaba sendo o blogueiro se digo que amo ou odeio acabo canalizando isso para a pessoa, e como odiar alguém que você só conhece atrás das palavras? Como amar pelo mesmo motivo? A resposta é simples amar é nobre e nobreza nos eleva, é a sutileza das palavras que aponta a sensibilidade do blogueiro, mostra que somos do bem, sem rixas, magoas... odiar?! A pessoa está fazendo o seu melhor e se o ?seu melhor? não nos agrada, temos de torcer para o seu crescimento. É aquela velha estória que todos conhecem:
_ muitas visitas, poucos comentários! Tem alguma coisa errada, ou gente muito desinteressada no seu assunto ou um voyeurismo aparente. E porque se apegar em número de coments, número de visitantes? Bem há pessoas que ligam para isso e de fato esses números massageiam nosso ego, é bom. O ruim é um blog calado, o vazio da mente de quem escreve ali, esses fatores é que não geram os números que gostamos de consultar.
Amar, odiar... amo amar, odeio ter que odiar.
E logo hoje frustradamente tento postar e não consigo, o Weblogger quebrou meu galho, realmente odeio ter que odiar.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(14)

0 comentários: