Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, maio 26, 2005

Denúncia: Discriminação!

Senti na pele o que é ser discriminado! O diálogo a seguir tem frases contundentes. Se você sofre de hipertensão, tem problemas no coração para de ler aqui. Caso queira continuar é por sua conta e risco.
O diálogo que se segue aconteceu na manhã do dia 24 do mês corrente entre mim e um funcionário encarregado de tele-vendas (pé-no-saco, telemarketing ou como você quiser) de uma conhecida empresa de cartões de crédito, por força de liminar estou impedido de divulgar o nome do funcionário e o meu próprio. É estarrecedor!!

_ Alô!
_ Bom dia minha senhora o senhor X está?
_ Um momento, eu vou passar para ele.
_ Pronto!
_ Bom dia senhor X, meu nome é Y e sou da empresa PQP de cartões de crédito, para sua segurança nossa conversa a partir deste momento está sendo gravada. Seu nome completo é XxdaX?!
_ Sim, correto!
_ O número de seu telefone é: código de área 31-5555-0000?!
_ Perfeitamente!
_ E tem (..) anos que o senhor mora neste mesmo local?!
_ Sim!
_ Por favor senhor X, confirme a sua profissão por gentileza.
_ Sou aposentado.
_ E o senhor recebe quanto de aposentadoria?
_ R$260,00.
_ O senhor terá um aumento no próximo mês, correto? E poderia me confirmar o valor desse aumento?
_ Passarei a receber R$300,00.
_ Sei (desoladamente). O senhor confirma que é aposentado e recebe R$260,00. 0 senhor desempenha uma outra função a qual lhe permite que sua renda ultrapasse neste momento o montante de R$300,00 ou recebe por fora uma quantia significativa?
_ Perfeitamente recebo esse valor e no momento só tenho como renda o valor que mencionei da aposentadoria.
_ Senhor X no momento o senhor não se enquadra no perfil da nossa companhia para obter os exclusivos serviços de nossos cartões, no entanto seu cadastro continuará conosco para que numa próxima oportunidade o senhor possa usufruir nossos serviços. A PQP agradece e tenha um bom dia!
_ Bom dia pra você Y e pra PQP também.


Para início de conversa eu não queria e nem tenho a vontade de fazer nenhum cartão de crédito. Menti sobre o meu salário e profissão. Dei corda pra ver até aonde o sujeito iria e chegasse até o momento que eu achasse necessário ele saber que eu é que não queria os serviços da companhia.
O que me espanta é como empresas que você nunca teve contato sabem tanto a seu respeito; nome completo, data de nascimento, endereço residencial e tempo em que resido no local.
Se bobear eles sabem até seu RG, CPF, CDI... apenas perguntam para realmente terem certeza de que eles estão fazendo o cadastro correto e por falar em cadastro o senhor Y, antes que eu autorizasse já estava fazendo o meu cadastro para que se tudo corresse como o que eles esperavam, me empurrarem logo de cara um serviço que eu sequer tinha sido consultado antes se eu desejava ou autorizava o inicio do cadastro para obtê-lo.
Me senti discriminado depois, apesar de não querer o cartão, pois pensei nas pessoas assalariadas que querem e não podem ter o tal cartão, só porque não se encaixam no ?perfil de clientes da empresa?. É assim que tudo funciona a empresa escolhe seus usuários porque sabem quem dará lucro ou não, para continuarem mantendo suas operações com taxas extorsivas ao cliente e lucros astronômicos.
Hoje em dia esse tipo de abordagem se dissemina como uma praga, lembrei-me do filme ?A Rede? com a atriz Sandra Bullock, estamos caminhando para algo similar àquilo.
Há anos quando o telemarketing ainda estava no estágio embrionário, já acontecia situações parecidas não tanto por telefone, mas as famosas malas diretas que ainda hoje azucrinam a paciência de qualquer um. Você recebe uma correspondência de um lugar que nunca ouviu sequer falar e oferecem grandes promoções, ofertas ou algo parecido.
Coincidência ou não minha mãe hoje recebeu uma carta dizendo que ela dentre os vários moradores da rua, fora contemplada com uma cota totalmente quitada de um clube na região metropolitana; tendo que somente se preocupar em pagar a taxa de manutenção anual pode?! E que a qualquer momento ela poderia vende-la e blá blá blá.
Uma prática que não vejo de uns tempos pra cá é o pessoal de telemarketing (quero deixar claro que não tenho nada contras eles, afinal é só um emprego e eles estão apenas desempenhando sua função) a partir da negativa ou da impossibilidade da conclusão do negócio, perguntarem se a pessoa pode indicar duas outras que eventualmente possam estar interessadas no produto ou seja lá o que for. Isso era ou é um absurdo! Talvez pode ser assim que algum amigo da onça possa ter me jogado nessa cilada.
Malas diretas, spams, trojans, ads, spyes, televendas, vendas de inutilidades na porta de casa, propagandas em programas de tv ou simplesmente no intervalo comercial com mensagens subliminares até vírus pra celular já criaram!
Só não inventaram um mecanismo de respeito à privacidade do cidadão ao contrário o big brother é fora da tv e a discriminação se da até via telefone.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(18)

0 comentários: