Pages

Ads 468x60px

domingo, abril 23, 2006

RSS de novo?!

Quando eu descobri o que era fiquei um bom tempo querendo falar sobre este tema, mas o tempo foi passando e fui vendo que o assunto já tava mais que “batido”. Na net tem um vasto material sobre RSS e outros blogs e sites já abordaram o tema.
Só resta dizer que depois de começar a usar percebi quantas facilidades essa tecnologia proporciona a quem não quer perder muito tempo com a abertura de sites e blogs muito “pesados” e às vezes fica mais prático usar um leitor de RSS ganhando mais tempo na leitura de sites de notícias (pra quem gosta) e blogs que sempre visita.

RSS, a sigla RSS pode significar duas frases: really simple syndication (divulgação muito simples) ou rich site summary (rico sumário de site) é utilizada por vários veículos de comunicação por ser rápida e fácil de se integrar a ela.

Ontem conversando com a Flávia Sereia veio a tona esse assunto na minha cabeça, pois conversávamos sobre podcast e as duas tecnologias se entrelaçam à medida que você pode receber via RSS o podcast.
Eu disse que tinha lido uma matéria recente não me lembrava aonde hoje lembrei. – é algo ligado a mp3! iPod com Broadcasting, junção das duas palavras – depois só uma rápida busca na Internet e tudo já estava esclarecido.
Procurei uma matéria que tinha saído já há um tempo no Jornal do Blogueiro, mas não achei ela lá

A idéia do podcast surgiu de um ex VJ da MTV americana trabalhando numa rádio na Holanda ele pensou em colocar conteúdo de arquivos de áudio em mp3, que é transferido automaticamente para o computador da pessoa, sem interferência e nos momentos em que ele não está sendo utilizado. Adam Curry aprendeu a linguagem Applescript a linguagem de programação da Apple, já que inicialmente e ainda pode ser transferido para um iPod que pertence a Apple depois ele colocou os códigos do software que funcionava sem qualidade em um site atraindo assim programadores que melhoraram o programa, ele abriu os códigos por assim dizer.
O iPod é um aparelho caro, cd's e músicas compradas pela internet também isso limitava muito as tecnologias a grandes gravadoras e artistas consagrados, com o podcast você monta sua estação de rádio e disponibiliza na internet.

Agora entra o RSS, programas como o Doppler e o iPoddler usam arquivos RSS que trazem links para os arquivos de áudio. Estes arquivos são então baixados pelo programa e adicionados ao player preferido no computador, como o iTunes ou o Windows Media Player.

Enfim duas tecnologias que só vem adicionar ao mundo da mídia não convencional e somada aos blogs a intenção é o internauta criar sua própria programação de áudio no caso do podcast e um veículo próprio de notícias no caso dos blogs, dando espaço para os artistas desconhecidos e possíveis escritores respectivamente, ainda pode disponibilizar o podcast no próprio site/blog.

Com assuntos tão divulgados fica quase impossível não fazer uma cópia então fiz um resumo esquálido do que entendi e deixo uma série de links que visitei desde que ouvi falar de RSS pra quem quiser saber mais. Sobre podcast esse santo aqui resolve o problema.

Alguns softwares agregadores de RSS: InstantaNews freeware nacional, NewsGator shareware, o cliente de email do Mozilla Thunderbird que também agrega RSS, e online o leitor de RSS do Google o Google Reader.

Sobre RSS, matérias:
Feeds e RSS
Vilago
RSS: a rede em suas mãos
Tecnologia RSS

Blogs que já abordaram o assunto:
Chutando Abóboras
O Beco dos Bytes
Zaptquests
Lágrima Psicodélica neste blog tem links pra alguns podcasts musicais.

0 comentários: