Pages

Ads 468x60px

terça-feira, abril 04, 2006

O monopólio do Google.

Fazer pesquisas na web hoje ta complicado se você não prestar bem atenção vai cair logo aonde? Num blog claro! E a culpa maior disso é do Google, como todo mundo gosta de falar mal de grandes corporações monopolistas vamos falar um pouquinho mal do Google também afinal se é pra atirar pedras em quem monopoliza, os donos dessa ferramenta de pesquisa engolem silenciosamente o mercado e ninguém parece que se deu conta disso.

O blogger internacional já algum tempo pertence ao Google por isso ao fazer buscas você sempre encontrará um ou vários blogs da companhia ou blogs diversos a empresa até criou um endereço específico pra localizar blog o Pesquisa de Blogs, mas insistentemente na página oficial sempre aparece um blog ou mais blogs. O que isso tem de ruim? Nada; no entanto em algumas pesquisas perde-se algum tempo indo parar em um endereço que não vai te ajudar em nada, por isso você blogueiro recebe muitas visitas e poucos comentários isso é conseqüência de uma busca por uma palavra ou expressão específica feita numa ferramenta de busca e ela dá seu endereço como uma provável fonte de solução para a busca realizada, aqui já generalizei porque as outras ferramentas mais conhecidas como o MSN, Yahoo e Altavista já indicam esse mesmo caminho também.
E não é só blogueiros particulares que existem, muitas universidades tem blogs e turmas de universitários mantém esses espaços.

Ainda lembro quando comecei a fuçar na Internet e só se falava no Altavista internacional e no Cadê? nacional hoje uma empresa do Yahoo, tinha claro os outros com menos expressividade na web. Um curioso que existia era um tal de James seu mordomo virtual. Outros sites que ainda existem é o gringo Overture hoje controlado pelo yahoo, AOL gringo, e o AOL Brasil.

O Google não é só mais um site de busca quase tudo que você imaginar nele você encontra um portal completo de conteúdo de Internet acho que só falta acesso pago ou gratuito à Internet. O resto nele você encontra disponibilizado.
Uns exemplos: Notícias Google Notícias, Pesquisa de Blogs, leitor de RSS Google Reader, email Gmail, mais sobre google e outras (in)Utilidades como a barra de ferramentas, Orkut e por aí vai.

Noticias sobre Google Google quer ser empresa de US$ 100 bilhões, Casos de Sucesso, Google tem quase metade das buscas na web.
Mais sobre o Google no próprio site da empresa Tudo sobre o Google.

Só falta agora uma nova ferramenta de busca na Internet entrar em ação Nova ferramenta de pesquisas para acabar de vez com esse monopólio e a concorrência.

0 comentários: