Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, abril 14, 2006

É no ovinho ou no ovão?


Quando eu era menor e dava pra ser comprado um ovo de Páscoa, era comprado um ovão e todos da casa partilhavam aquele chocolate enorme. Além do simbolismo pascal existia o valor simbólico da união, a família em torno de um alimento que era repartido entre todos e as crianças davam importância ao chocolate e os adultos tanto a guloseima quanto ao ato de simbolizar o renascimento, os laços de uma nova vida que se renova a cada ano.

Hoje os ovos de Páscoa estão muito menores, ainda existe os grandes, mas como tudo que é comercializado vale quanto pesa ou vale quanto a qualidade é como se existisse o chocolate bom e o ruim, cada um quer seu ovo por individualidade, egoísmo ou solidão. O ovo não é comprado como símbolo da páscoa do cristianismo, é uma coisa mecânica.
Nesta época estamos na temporada do caqui, quem gosta compra porque é época no resto do ano não faz falta nenhuma.

Com o ovo acontece a mesma coisa. Lembro das procissões, enfeitávamos um quarteirão inteiro do asfalto ele se transformava em um enorme tapete; cal, serragem, areia, vermelhão da marca xadrez pra pintar o chão, rosas, flores, giz, giz de cera e o chão tonava-se uma moldura com os desenhos de Jesus, cachos de uva, cálice com a hóstia parecendo o sol brilhante saindo de dentro dele, cestos de ovos, coelhos, cestos com grades peixes dentro, a cruz ainda vazia raízes secas, o pão e outros símbolos que não lembro mais.

A páscoa é isso a paixão, morte e ressurreição, a vida vencendo a morte, foi Jesus tomar para si todos os pecados do mundo e com o seu sofrimentos libertar seus filhos da maldade do mundo. Ameis como eu vos amei.

Que seja no ovinho ou no ovão que os cristãos lembrem-se que hoje é a paixão e morte de Cristo e domingo é que é a Páscoa a passagem da morte para a vida que de graça nos foi dada e façamos o justo para honrarmos esse presente, o presente da vida que se renova a cada dia mesmo aqueles que inexplicavelmente dizem que não acreditam nessas coisas - papo cabeça: Eu acredito numa força! Numa luz que comanda tudo entende?! Numa força telúrica e cósmica! No ohm (repetido ene vezes), na mãe natureza, nos deuses. - Como diz o Robertão em uma música: Essa luz é claro que é Jesus!
Uma Feliz Páscoa a todos!

0 comentários: