Pages

Ads 468x60px

sábado, fevereiro 05, 2005

24 horas.

24 HORAS

Estava aqui escrevendo um texto de repente me veio a lembrança do final da terceira temporada da série 24 horas, três momentos que pra mim foram marcantes:
? O episódio do assassinato, autorizado pelo presidente David Palmer, de um dos agentes diretor da UCT(Unidade Contra Terrorismo) Ryan Chapelle assassinato este que fora imposto por condição do terrorista Stephen Saunders, sob pena de liberar mais frascos do tal vírus.
? O episódio do decepamento da mão do agente Chase Edmunds o qual estava preso por sua própria intenção ao detonador do vírus que iria infectar grande parte da população de Los Angeles.
? No fim de tudo o agente Jack Bauer que estava ligado a todos esses acontecimentos, pois matou Ryan, decepou a mão de seu amigo e futuro genro (quem sabe) Chase, chorou quase copiosamente depois de durante toda a temporada ter demonstrado frieza e calculismo invejáveis.
E tudo isso para se evitar a disseminação do tal vírus, sem antídoto ainda existente.
Ficção à parte, fiquei imaginando até que ponto um homem(o presidente) autoriza o assassinato de outro amparado pela lei? O assassino agente Jack comete o ato com a mais pura frieza, tendo em vista que a morte do Ryan assegurava por enquanto as intenções do terrorista.
O mesmo agente com breve instante de resistência pega um machado decapita a mão de seu companheiro, também com uma insensibilidade enorme, pelo menos aparentemente.
Nem sempre a ficção deixa de se misturar com a realidade, simplesmente a partir do exemplo figurado, não enxerguei duas pessoas o homem que mata, mutila e no fim chora.
Simplesmente vi um ser humano com defeitos e virtudes, que ama seu país e as pessoas que nele vive, que faz tudo para proteger o próximo e que daria a vida em detrimento de uma causa justa.
Matar, morrer está sempre na vida deste agente secreto, que pode ser cada um de nós, pois todos brincamos de super-homem a todo o momento e no Brasil que vivemos com toda a insegurança só fazendo parte de uma elite metaforicamente materializada de ?agentes secretos?.
Nossa vida é mais ou menos assim, estamos sempre buscando sobrevivência seja nos alimentando ou nos digladiando com tudo e contra todos que queiram nos derrubar.
Nossa sobrevivência está além de nossa compreensão há milênios o homem caçava para ter o que comer já era antropofágico. Não sabia plantar nem colher, não dominava a técnica e cultura do plantio, eram nômades.
Hoje além de herdar essas características ancestrais de sobrevivência, particularmente o ser humano aprendeu a ter sentimentos, de onde apareceu essas peculiaridades? Sentimos dor, afeto, carinho, amor; mais nobres e ódio raiva inveja, rancor; menos nobres.
Ao chorar Jack Bauer, extravasou todo o sentimento reprimido que ao longo de toda a trama teve de evitar.
Assim somos, da ficção para a vida real novamente, digo não somos agentes secretos que temos que salvar uma cidade e talvez o país, não temos que matar um amigo para salvarmos centenas de milhares de desconhecidos, não temos que mutilar nossos companheiros para separa-lo de uma arma bacteriológica, não temos que reprimir nosso choro para parecermos insensíveis e invulneráveis.
Temos de ser simplesmente humanos.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(9)

0 comentários: