Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, junho 28, 2007

Achados e embutidos.

O programa Windows é um saquinho de surpresas mesmo, tanto boas quanto ruins.
Já há bem tempos seus programas escondem os famosos easter eggs (uma brincadeira que os programadores escondem em vários softwares. Códigos que se revelam após a execução de algum comando ou uma seqüência deles) e vez por outra alguém descobre mais um e publica em algum lugar desde a calculadora ao comando RAND no Word passando pelo jogo oculto no Excel e mais um monte espalhados por aí.

Recentemente um amigo me mostrou uma música escondida dentro do Windows XP, é só ir em Iniciar>> Executar e digitar: C:\Windows\system32\oobe\images\title.wma e clique em OK.
É uma música muito sem sal e seu título diz que é de boas vindas, mas porque então quase ninguém sabe da existência dela? Só mesmo a equipe da Microsoft pra ficar colocando esses achados e perdidos dentro de seus programas, mas que acaba virando moda e muitos outros softwares sem ser da Microsoft contêm essas brincadeiras, aliás, esses easter eggs funcionam também como mensagens subliminares abrangendo todo tipo de produto em várias mídias.

Na web um bem engraçado é o do Yahoo que só funciona no site em inglês www.yahoo.com, clicando na ! você ouve o nome do portal Yahoooooooooo!

sexta-feira, junho 22, 2007

Falta de atenção, muita concentração.

Pode parecer estranho, mas quando uma criança não te dá atenção ela pode estar prestando atenção em outra coisa. Claro que não custa nada fazer um exame de audiometria em uma clínica, nunca se sabe o que está acontecendo no desenvolvimento da criança até porque criança é mais ou menos que nem receita de bolo todo mundo sabe os ingredientes de como se faz, mas quando ela nasce e chega a pleno desenvolvimento tudo pode acontecer. Até mesmo no feto podem-se fazer vários prognósticos para que ele se desenvolva e ao nascer seja saudável.
Chega um momento em que certos indícios podem significar alguns sintomas, no caso de se chamar a criança e ela não atender pode parecer um déficit de audição, mas também com tantas distrações o foco dela naquele momento pode estar em outro lugar. Vídeo game, por exemplo, pode ser um grande fator dessa “falta de atenção”. Outro exemplo pode ser o próprio computador que é rotina na vida do ser humano moderno.
Compreender e manipular essa máquina é tarefa que exige um bom volume de concentração.

Entre tantas engenhocas eletro-eletrônicas quem sofre um pouco mais são as pessoas de mais idade que por falta de inabilidade técnica tem grande dificuldade operar equipamentos avançados, aí já é a outra ponta, não seria déficit de atenção e sim porque é complicado mesmo principalmente quando essa tal tecnologia se modifica mais rápido do que podemos acompanhar tamanha é a quantidade de informação que vem junta.

Pra uma criança tudo é novidade e sua capacidade de aprendizado está em formação e com tudo para atingir o auge em pouco tempo.
Até mesmo o zelo dos pais hoje tem de se modernizar adequando-se aos novos tempos, mas carinho demais nunca é exagero, vamos ajudar nossos velhinhos nos caixas de banco e demais repartições informatizadas, também prestando atenção as nossas crianças que não nos ouvem muito menos não nos dão atenção com ou sem motivo aparente.

segunda-feira, junho 18, 2007

Start me up.

Meu primeiro contato com a Internet se deu em 1995, nessa época nem computador eu tinha e o mais próximo que havia chegado perto foi do Windows 3.11, nesse ano saiu o Windows 95 com grande estardalhaço da mídia, até então restrita a jornais impressos e televisivos, além de publicações em revistas e o grande herói da resistência: o rádio do qual não ouvi nada, pois ouço pouco rádio muito pouco mesmo. Lembro até que para o lançamento entre outras coisas Bill Gates anunciava a compra dos direitos autorais da música Start me Up dos Rolling Stones, o motivo era a tecla Start (Iniciar) introduzida no contexto menu barra de ferramentas do alardeado Windows 95.

A primeira vez que tive contato com a Internet foi já num pc com win 95 instalado nessa mesma época poucos eram os sites em português e já nessa época a maioria eram de sites pornográficos que no fim ficava até enjoativo ver a mesma coisa o tempo todo até porque o teor era repetitivo ao extremo não tinha novidades.
Para acessar conteúdos mais interessantes só mesmos em sites americanos, ingleses e de alguns outros países europeus, no mesmo estava na casa de um amigo e no computador dele sua irmã estava conectada na net, cheguei perto apesar de nem ter idéia de que estava conectado à rede, ela começou a ler pra mim em voz alta, sobre lendas e mitos sobre os Beatles. Eu nem entendia como as páginas viravam, mas o assunto nunca saiu da minha cabeça.
Ela lia, eu dava pouca atenção, olhava pro monitor com pouca empolgação e quando chegou a parte sobre a suposta morte de Paul McCartney é que comecei a me interessar.
O álbum Abbey Road com os Beatles atravessando a rua é muito emblemático mesmo, qual a criatura no mundo que vai a Londres e ao atravessar aquela rua não da um jeito de tirar uma foto imitando a capa do disco? Paul de paletó preto, descalço como se enterram os mortos lá, com um cigarro na mão direita sendo que ele é canhoto tudo isso uma alusão à sua suposta morte e que pessoa em questão seria outra, pois anunciar a morte de um Beatle naquela ocasião com pré-lançamento de disco e tudo mais seria um baque enorme na carreira de todos.
Esses dias é que lembrei desse primeiro contato com a internet, ao completar quatro décadas Sgt. Pepper’s tem muito de mensagens subliminares e também traz insinuações sobre a suposta morte de Paul e fui procurar sites que falassem disso, existem uns bons que me fizeram rebuscar as lembranças.

Só quatros anos depois é que fui possuir meu próprio computador, até então só mexia com um no trabalho.
Sem deslumbres fui aprendendo aos poucos operar outros programas e hoje quando vejo o computador mais acessível a todos, mais barato nas lojas nem da pra comparar com uma década atrás. Se é que existe essa geração sou da geração que tem um computador pra usufruir como um todo, hoje o povo vê computador sinônimo de internet nada mais. O deslumbre que as pessoas têm com as máquinas de hoje é diferente parece que o computador não existiria sem a internet e vice-versa.

quarta-feira, junho 13, 2007

Sabedoria no trabalho.

“Prego de pedreiro é água” escutei esse ditado de um pedreiro numa obra e lembrei que no passado já tinha ouvido algo parecido. Essas frases e outras no meio de uma conversa me chamam a atenção aí paro e começo a prestar atenção no trabalho desse e qualquer outro profissional que desperte a minha curiosidade com essa sabedoria popular da arte que desempenha.

Não a nada melhor que o trabalho, mas não só trabalhar pra agregar patrimônio, mas também trabalhar para ensinar a arte do trabalho e como faz bem trabalhar naquilo que se gosta.

Fico vendo pessoas de algumas áreas trabalharem, mais precisamente os pedreiros, marceneiros, bombeiro hidráulico, etc. às vezes alguns até sem curso técnico, outro dia mesmo vendo um marceneiro “assentar uma porta” perguntei a ele com quem havia aprendido o ofício, ele respondeu que olhando os outros fazerem, em certo momento disse que era analfabeto, aquilo me deixou muito chateado, mas logo em seguida ele continua dizendo que o que faz é um dom que Deus, foi de dar pena ouvir isso.

Por essas e outras que cada vez é mais válido empresas exigem escolaridade de seus possíveis contratados. Partindo do início de que a pessoa está desempregada não por falta de experiência e sim por falta de estudo cada vez mais pessoas desempregadas procuram retomar os estudos e voltar ao mercado de trabalho deixando assim o marasmo e quietude de lado, como conseqüência podendo investir em seus filhos o que lhe faltou quando criança.

Muitos dos que abandonaram seus estudos tiveram motivo muito forte, mas nunca é tarde, assim aumentamos a escolaridade da população, as vagas são preenchidas por pessoas capacitadas e deixamos de ser um país de ignorantes.

Voltando ao marceneiro do início, nada substitui a experiência, bondade, tranqüilidade e gostar do trabalho que se está fazendo, ver como se assenta uma porta, foi um grande aprendizado pra mim conhecer os macetes, mesmo que nunca vá executar tal tarefa é bom conhecer como que os dons se manifestam mesmo nas pessoas mais humildes, não existe pessoas superiores existem pessoas especiais cada qual naquilo que fazem.

domingo, junho 10, 2007

Olhar de dois Senna.

Nunca canso de falar do grande piloto de Fórmula 1, o genial Ayrton Senna. Várias vezes já disse sou um aficionado por corridas de F1 e acompanho já a algum tempo, sua morte tirou um pouco daquele brilho da época, mas como hoje ele se vivo já estaria aposentado dando lugar as “caras novas” da categoria, resta torcer por essa nova geração que começa a escrever uma página bem interessante na F1.

Nem o mega campeão Shummacher teve ou têm o brilho e todo o talento completamente especial de Ayrton Senna, pode parecer exagero meu, mas ta aqui uma matéria que não me desmente. Não significa dizer que Schumi não seja um excepcional piloto, mas sim dizer que na sua geração não teve piloto nem carro para se igualarem a ele e seu bólido.

Com essa garotada toda na F1 brevemente poderemos ter um duelo antológico: Piquet e Senna novamente nas pistas, filho e sobrinho dos dois tricampeões brasileiros de F1, Nélson Piquet e Ayrton Senna. A imprensa já noticiou que Nélson Ângelo Piquet já piloto de testes da equipe Renault de F1 espera só o momento de deixar de ser piloto de testes e assumir o cokpit oficial da equipe, talento ele já provou que têm nas categorias que disputou.
Bruno Senna Lalli ainda compete na GP2 categoria de acesso à F1 talento e experiência ainda parece que lhe falta, mas o sobrenome que carrega pode ser o óxido nitroso que ainda falta pra ele acelerar mais ainda e vencer mais grandes prêmios conseqüentemente convencer a opinião da imprensa automobilística, mas isso é questão de tempo.

É constante na F1 acontecer de um sobrenome de peso nada significar quando o assunto é repetir o feito de seus antecessores que foram grandes vencedores. Como se diz no futebol: camisa não ganha partida.

No caso de Bruno o que impressiona não é se ele herdou ou não o talento do tio e sim o olhar de dentro do capacete de cada um dos dois, a semelhança é muito grande, a mesma expressão de concentração. Seria bom ver de novo um Senna competitivo na pista de F1 junto com um Piquet então, seria muito positivo para o automobilismo brasileiro.

E eu escrevendo esse post antes da corrida de hoje no Canadá começar e só terminando junto com a transmissão dela. O grande susto foi ver uma batida assustadora acontecer com o polonês Robert Kubica, mas felizmente ele só fraturou uma perna, fato que faz lembrar o último grave acidente na F1 este não tão feliz assim.



quarta-feira, junho 06, 2007

O deslumbre e tecnologia.

Assim como as pessoas dependem de outras para uma infinidade de coisas na vida, o mesmo acontece com essa tal tecnologia de hoje, só que as vezes as pessoas não se dão conta disso.

Um menino chega a mim e pede: coloque toques musicais e vídeos nesse celular pra mim?! Como se fosse a coisa mais fácil do mundo. E é, o problema é que por não conhecer o tecnologia que adquiriu, ele não entende que o formato de vídeo de um celular é diferente dos habituais formatos existentes na internet e no computador, precisa-se de um programa que geralmente é licença paga pra fazer essa conversão no pc pra depois mandar pro celular. Depois acha ruim a qualidade do resultado no aparelho em comparação ao do pc.

Toques musicais são uma praga quando o dono do aparelho quer enfiar todo tipo de som que escuta pela frente, se o aparelho não suportar um formato mp3 por exemplo, entra em ação outro programa pra conversão ao formato compatível com o tal aparelho, dependendo do aparelho esse som perde bastante qualidade e fica inferior ao original.
E se o vídeo tá ruim, o som tá péssimo, aí o wallpaper e o descanso de tela ficam complicados mais ainda. Dizer somente alô ao telefone era bom e ninguém sabia.

Pra que tudo dê certo uma série de fatores têm de ser observada que começa pelo dono e o aparelho passa pelo computador, pela pessoa que opera o sistema e retorna ao dono do aparelho que têm de entender a capacidade reduzida de seu celular; menos intransigência, mais compreensão e entendimento.
Todo mundo quer ser e ter tudo tão diferente das outras pessoas, uma identidade customizada, mas se esquece de que apesar das diferenças e gostos tolerância e entendimento não mudam, têm-se ou não.
E tudo isso por uma troca de favores da qual não fui avisado; teria dado menos dor de cabeça ter alugado o filme na locadora.

sexta-feira, junho 01, 2007

Viagem dos sonhos.

Post Comunitário da Micha. Tema sugerido por Lino Resende.
A participação é livre.
Viagem dos sonhos.

Ainda não fui a nenhum lugar que possa ser considerado a viagem dos sonhos. Não têm lugar um lugar especial aqui na Terra que eu queira conhecer, com essa globalização e acesso fácil às informações tão facilitado é difícil você não ter como ver as referências sobre vários lugares, e ainda têm os livros que dependendo da estória quem as lê já fica íntimo dos lugares onde é ambientado a trama, claro que estar presente no local e testemunhar ao vivo todos os acontecimentos é infinitamente diferente e superior.

Acho quem faz a viagem dos sonhos no compreendimento da palavra quem faz devem ser os cientistas e arqueólogos, pois os lugares inimagináveis pelos quais essas pessoas percorrem só dizendo que foi um sonho mesmo.

Se puder realizar uma acho que queria fazer um roteiro saindo do Vale dos Reis no Cairo, Sajevo, passando pela Península dos Bálcãs, Budapeste a antiga capital da Iugoslávia, Vladvostok na Rússia e claro um passeio na Transiberiana, Kandahar no Afeganistão, Iraque o berço Persa, Faixa de Gaza indo em direção a Terra Santa e pra finalizar um banho no rio Ganges na Índia.
Lugares antigos com resquícios de grandes civilizações, locais com edifícios, obras arquitetônicas, pinturas,esculturas seculares e profundo teor espiritualista.
Seria basicamente uma viagem cultural com grandes emoções e adrenalina pura em certos momentos, só mesmo em sonho pra voltar vivo cheio de histórias pra contar e fotos pra mostrar.