Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, junho 13, 2007

Sabedoria no trabalho.

“Prego de pedreiro é água” escutei esse ditado de um pedreiro numa obra e lembrei que no passado já tinha ouvido algo parecido. Essas frases e outras no meio de uma conversa me chamam a atenção aí paro e começo a prestar atenção no trabalho desse e qualquer outro profissional que desperte a minha curiosidade com essa sabedoria popular da arte que desempenha.

Não a nada melhor que o trabalho, mas não só trabalhar pra agregar patrimônio, mas também trabalhar para ensinar a arte do trabalho e como faz bem trabalhar naquilo que se gosta.

Fico vendo pessoas de algumas áreas trabalharem, mais precisamente os pedreiros, marceneiros, bombeiro hidráulico, etc. às vezes alguns até sem curso técnico, outro dia mesmo vendo um marceneiro “assentar uma porta” perguntei a ele com quem havia aprendido o ofício, ele respondeu que olhando os outros fazerem, em certo momento disse que era analfabeto, aquilo me deixou muito chateado, mas logo em seguida ele continua dizendo que o que faz é um dom que Deus, foi de dar pena ouvir isso.

Por essas e outras que cada vez é mais válido empresas exigem escolaridade de seus possíveis contratados. Partindo do início de que a pessoa está desempregada não por falta de experiência e sim por falta de estudo cada vez mais pessoas desempregadas procuram retomar os estudos e voltar ao mercado de trabalho deixando assim o marasmo e quietude de lado, como conseqüência podendo investir em seus filhos o que lhe faltou quando criança.

Muitos dos que abandonaram seus estudos tiveram motivo muito forte, mas nunca é tarde, assim aumentamos a escolaridade da população, as vagas são preenchidas por pessoas capacitadas e deixamos de ser um país de ignorantes.

Voltando ao marceneiro do início, nada substitui a experiência, bondade, tranqüilidade e gostar do trabalho que se está fazendo, ver como se assenta uma porta, foi um grande aprendizado pra mim conhecer os macetes, mesmo que nunca vá executar tal tarefa é bom conhecer como que os dons se manifestam mesmo nas pessoas mais humildes, não existe pessoas superiores existem pessoas especiais cada qual naquilo que fazem.

0 comentários: