Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 18, 2007

Start me up.

Meu primeiro contato com a Internet se deu em 1995, nessa época nem computador eu tinha e o mais próximo que havia chegado perto foi do Windows 3.11, nesse ano saiu o Windows 95 com grande estardalhaço da mídia, até então restrita a jornais impressos e televisivos, além de publicações em revistas e o grande herói da resistência: o rádio do qual não ouvi nada, pois ouço pouco rádio muito pouco mesmo. Lembro até que para o lançamento entre outras coisas Bill Gates anunciava a compra dos direitos autorais da música Start me Up dos Rolling Stones, o motivo era a tecla Start (Iniciar) introduzida no contexto menu barra de ferramentas do alardeado Windows 95.

A primeira vez que tive contato com a Internet foi já num pc com win 95 instalado nessa mesma época poucos eram os sites em português e já nessa época a maioria eram de sites pornográficos que no fim ficava até enjoativo ver a mesma coisa o tempo todo até porque o teor era repetitivo ao extremo não tinha novidades.
Para acessar conteúdos mais interessantes só mesmos em sites americanos, ingleses e de alguns outros países europeus, no mesmo estava na casa de um amigo e no computador dele sua irmã estava conectada na net, cheguei perto apesar de nem ter idéia de que estava conectado à rede, ela começou a ler pra mim em voz alta, sobre lendas e mitos sobre os Beatles. Eu nem entendia como as páginas viravam, mas o assunto nunca saiu da minha cabeça.
Ela lia, eu dava pouca atenção, olhava pro monitor com pouca empolgação e quando chegou a parte sobre a suposta morte de Paul McCartney é que comecei a me interessar.
O álbum Abbey Road com os Beatles atravessando a rua é muito emblemático mesmo, qual a criatura no mundo que vai a Londres e ao atravessar aquela rua não da um jeito de tirar uma foto imitando a capa do disco? Paul de paletó preto, descalço como se enterram os mortos lá, com um cigarro na mão direita sendo que ele é canhoto tudo isso uma alusão à sua suposta morte e que pessoa em questão seria outra, pois anunciar a morte de um Beatle naquela ocasião com pré-lançamento de disco e tudo mais seria um baque enorme na carreira de todos.
Esses dias é que lembrei desse primeiro contato com a internet, ao completar quatro décadas Sgt. Pepper’s tem muito de mensagens subliminares e também traz insinuações sobre a suposta morte de Paul e fui procurar sites que falassem disso, existem uns bons que me fizeram rebuscar as lembranças.

Só quatros anos depois é que fui possuir meu próprio computador, até então só mexia com um no trabalho.
Sem deslumbres fui aprendendo aos poucos operar outros programas e hoje quando vejo o computador mais acessível a todos, mais barato nas lojas nem da pra comparar com uma década atrás. Se é que existe essa geração sou da geração que tem um computador pra usufruir como um todo, hoje o povo vê computador sinônimo de internet nada mais. O deslumbre que as pessoas têm com as máquinas de hoje é diferente parece que o computador não existiria sem a internet e vice-versa.

0 comentários: