Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, maio 14, 2007

Zumbi era o rei, Isabel ministra do trabalho.

Não gosto muito de falar sobre temas controversos, controversos, dia treze não li nada a respeito sobre o 13 de maio. Claro que nesta data no ano de 1888 a princesa Isabel assinava a Lei Áurea, aprendi isso na escola.
Talvez eu não tenha procurado direito, talvez tenha passado a notícia em algum lugar e como a minha onipresença anda em baixa eu não tenha percebido.
Hoje digitei no google “abolição da escravatura” e cliquei em Estou com sorte, e caiu direto nesse texto aqui.
Fiz a mesma coisa digitando “dia da consciência negra”, eis o texto aqui. Digitação sem aspas, clicar em estou com sorte foi só um parâmetro.

Sempre achei estranho de uns tempos pra cá o 13 de maio ter quase desaparecido das comemorações. Agora é só o 20 de novembro é que interessa, pois seu discurso é mais engajado e classistamente dá melhor resultado. No segundo texto o historiador diz que essa “escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio...” pra que divergências se o que mais queremos são convergências? Contrapor e sufocar o 13 de maio me soa meio racista, só porque Isabel era branca e Zumbi negro este último tem mais valor, com relação a atitudes tomadas?

Datas, raças, contradições, atitudes e comemorações à parte, a legalidade vem de um documento a Lei Áurea que serve até para os dias de hoje. Quando ouço trabalho escravo, prefiro corrigir como trabalho análogo ao escravo, porque perante a lei com a assinatura deste documento a condição de escravidão não existe para felicidade de todo um só povo brasileiro.

0 comentários: