Nesta data sempre lembro de um dos maiores pilotos que a F1 já teve, um verdadeiro gênio chamado Ayrton Senna da Silva. Morreu por ironia neste dia, trabalhando.
Pra quem ainda não sabe sou um aficionado por F1, não assisto um jogo de futebol sequer, mas acordo 4 horas da manhã pra assistir treino ou corrida.
Hoje vou contar um trecho de uma corrida dele na F1, numa época onde os motores se dividiam em turbo e aspirado, nesta corrida em particular Ayrton pilotando um Toleman/Hart chegou em segundo lugar atrás do consagrado Alain Prost guiando sua MacLaren.
GP de Mônaco, 03/06/1984, Senna largou em 13º nesse GP, em sua 6ª corrida de Fórmula 1. Chovia torrencialmente e aos poucos, pilotos abandonavam por problemas diversos. Quando eles não rodavam, eles não viam a curva logo à frente. Senna começava a mostrar seu talento especial de pilotagem na chuva ia ganhando posições. Prost, que largou na pole e ainda liderava, estava com problemas de freios, e começou a pedir o fim da corrida. Ayrton já estava em segundo lugar, beneficiado pela saída do grande Mansell, seguia ultrapassando pilotos como Stefan Bellof e outra lenda Nikki Lauda. Quando Ayrton estava a menos de 7 segundos de Prost, o ex-piloto e atual diretor de prova Jack Ickx, mostrou a bandeira vermelha e quadriculada ao mesmo tempo isso significava o término da prova antes do número de voltas regulamentares.
Nessa mesma volta ele ultrapassaria Prost com certa facilidade. Prost venceu com Senna em segundo.
Só uma pequena grande curiosidade à parte, Prost perdeu o campeonato para Lauda por meio ponto de diferença. E esse meio ponto veio justamente dessa corrida o sistema de pontuação da época era o seguinte: 1º-9, 2º-6, 3º-4, 4º-3, 5º-2 e 0 6º-1. como a corrida não foi completa todos ganharam metade dos pontos. Se a corrida transcorresse normalmente e Prost fosse ultrapassado por Senna, mesmo assim ganharia o campeonato por 1 ponto, meio confuso não é! Mas aí a história se alongaria mais.
Neste ano, Senna chegaria em terceiro lugar em dois GP's, um deles em Brands Hatch na Inglaterra mostrando seu talento especial para pilotar.
Esse foi o inicio na F1 de uma vitoriosa carreira que pra mim nunca termina porque ele era excepcional, gostava, amava o que fazia, acreditava no que fazia e arriscou a vida por um ideal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário