
Pra quem ainda não sabe sou um aficionado por F1, não assisto um jogo de futebol sequer, mas acordo 4 horas da manhã pra assistir treino ou corrida.
Hoje vou contar um trecho de uma corrida dele na F1, numa época onde os motores se dividiam em turbo e aspirado, nesta corrida em particular Ayrton pilotando um Toleman/Hart chegou em segundo lugar atrás do consagrado Alain Prost guiando sua MacLaren.
GP de Mônaco, 03/06/1984, Senna largou em 13º nesse GP, em sua 6ª corrida de Fórmula 1. Chovia torrencialmente e aos poucos, pilotos abandonavam por problemas diversos. Quando eles não rodavam, eles não viam a curva logo à frente. Senna começava a mostrar seu talento especial de pilotagem na chuva ia ganhando posições. Prost, que largou na pole e ainda liderava, estava com problemas de freios, e começou a pedir o fim da corrida. Ayrton já estava em segundo lugar, beneficiado pela saída do grande Mansell, seguia ultrapassando pilotos como Stefan Bellof e outra lenda Nikki Lauda. Quando Ayrton estava a menos de 7 segundos de Prost, o ex-piloto e atual diretor de prova Jack Ickx, mostrou a bandeira vermelha e quadriculada ao mesmo tempo isso significava o término da prova antes do número de voltas regulamentares.
Nessa mesma volta ele ultrapassaria Prost com certa facilidade. Prost venceu com Senna em segundo.
Só uma pequena grande curiosidade à parte, Prost perdeu o campeonato para Lauda por meio ponto de diferença. E esse meio ponto veio justamente dessa corrida o sistema de pontuação da época era o seguinte: 1º-9, 2º-6, 3º-4, 4º-3, 5º-2 e 0 6º-1. como a corrida não foi completa todos ganharam metade dos pontos. Se a corrida transcorresse normalmente e Prost fosse ultrapassado por Senna, mesmo assim ganharia o campeonato por 1 ponto, meio confuso não é! Mas aí a história se alongaria mais.
Neste ano, Senna chegaria em terceiro lugar em dois GP's, um deles em Brands Hatch na Inglaterra mostrando seu talento especial para pilotar.
Esse foi o inicio na F1 de uma vitoriosa carreira que pra mim nunca termina porque ele era excepcional, gostava, amava o que fazia, acreditava no que fazia e arriscou a vida por um ideal.

0 comentários:
Postar um comentário