Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Novo Blogger.

A notícia já é velha, mas pra quem migra para o novo blogger é uma novidade atrás da outra e elas nem sempre são agradáveis.
Pra mim a grande novidade é o template em XHTML que vai dar muita dor de cabeça pra quem acha que sabe HTML.
XHTML (EXtensible HyperText Markup Language) combina XML (Extensible Markup Language) com HTML. Mais formalmente, XHTML é um XML reescrito do HTML. O que isto significa na prática?
XML e HTML têm muito em comum. Uma única diferença e muito importante é que XML é linguagem de marcação genérica enquanto HTML é uma linguagem de marcação específica para documentos de hipertextos.

Pra colocar o haloscan dá um pouquinho de trabalho, essa dica eu peguei no blog da Luma que pegou daqui.

Outras mudanças estão visíveis dentro do Painel de Controle, claro que não vou citar todas, mas indo em em: Definições>>Site Feeds não aparecem mais as opções sim ou não, aparece só o modo avançado e Permitir feed do blog que você deve optar por completa, publicar feeds que é uma ferramenta importante hoje em dia além de poupar tempo com abertura de páginas inteiras tem lá outras vantagens.
Agora as mudanças no template é visualizada sem sair blogger não precisa republicar o blog, ou seja não abre um navegador em separado.

Tiraram da aba Definições>>Formatação a opção Codificação que deve estar configurada na opção: Universal (Unicode UTF-8), os blogs e alguns sites são configurados assim para serem publicados em UTF-8, uma codificação universal que suporta todos os idiomas.

Só que algumas pessoas inclusive eu, estamos tendo dificuldades com acentos que podem aparecer errados no perfil ou no corpo do blog.
Percebi que no Internet Explorer esse erro aparece, no Firefox não, modificando-se a codificação na aba Exibir do navegador esse problema é corrigido, mas ao iniciar o navegador novamente o problema persiste. Há quem conseguiu resolver reescrevendo as palavras erradas no HTML do blog, mas nem todos conseguiram.

O que mais me deixou chateado foi não ter mais como poder usar o Wbloggar para postar, segundo a Flávia Sereia o problema é a incompatibilidade de API (Application Programming Interface), um conjunto de funções e sub-rotinas usadas pelos programas que informam ao sistema operacional como executar determinada tarefa; além obviamente de o usuário agora logar com uma conta de email, não mais com um nick qualquer.
Há tempos atrás eu e Flavia buscando uma ferramenta que substituísse o Wbloggar para um outro projeto descobrimos o Windows Live Writer, ferramenta de publicação de blogs integrada à plataforma Live, que faz uma infinidade coisas. O Writer funciona com o novo blogger, mas é um programa ainda beta, coisa que não recomendo a ninguém, e precisa de um requisito pouco divulgado o Microsoft .NET Framework.

Ainda não testei para ver a sua funcionalidade para com o blogger, mas na época em que testei pra um outro, projeto não obtive êxito. Download do Writer.

Acontece é que não gostei da mudança, talvez por falta de costume. O tempo resolve essas diferenças, mas hoje eu por enquanto não trocaria para o novo blogger como já troquei só resta aceitar e entender o funcionamento, que é simples, mas toda mudança requer um tempo de adaptação.
Mas já estou no rastro de saber se existe um meio de reverter este processo, se houver voltarei pro time que estava ganhando.
UPDATE:Comentário importante de Flávia Sereia nesse post.

Junio, vc esqueceu de falar que o performancing firefox, uma extensão para o firefox, também dá para usar com o novo blogger.

E uma noticia boa, tem um jeito de vc mudar o template do novo blogger no modo html, na parte do template, tem no final da pagina um link utilizar modelo classico, ao clicar lá o template fica em html e dá para se editar numa boa.

0 comentários: