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segunda-feira, janeiro 08, 2007

Atendente real.

Quase nenhum dos grandes prestadores de serviços não nos avisam mais nada, acerca de inovações, novidades ou alterações sobre serviços. Está tudo lá no site da empresa ou pelo menos chega lá primeiro para depois o público saber mais ou menos o que vai acontecer.

Mesmo as notícias são amplamente filtradas assim como sempre aconteceu nos meios de divulgação, mas “lá no site” aparece primeiro, até mesmo por hoje a demanda de velocidade da informação ser muito grande, e se “tempo é dinheiro”, com velocidade é mais dinheiro ainda.

Se não bastasse ter de “falar com a máquina”, os famosos 0800 e a lista de serviços especificadas em cada uma tecla de telefone, quase não falamos com pessoas que fariam o serviço de nos orientar na busca, quase tudo é na tecla e na intuição, pois certas opções parecem duvidosas.
Migrou da informática para o cotidiano a atendente virtual, essa entidade nefasta que tem uma voz de Dart Vader e é fria como o ar do pólo norte. Tudo é resolvido com ela, mas nem tudo que precisamos saber ela foi programada pra responder e ao final das opções só lhe resta desligar o telefone.
Ir no site, nem todos tem acesso a um terminal, ligar a secretária virtual te atende isso quando não houver algum funcionário de telemarketing marionetizado e com alta carga de gerundismos no baú de conversação, tudo bem que isso são normas gerais que cada empresa adota a sua maneira conforme conveniência.

As informações buscadas devem estar no meio mais acessível possível e as transmitidas de forma que todos possam entender com o acréscimo de um diálogo tipo aquele em que você enche a paciência do funcionário de perto ou de longe até conseguir explicações ou ter resolvido o problema.

Como era bom quando por falta de energia você ligava para a fornecedora de energia, ficava tecendo uma colcha de reclamações no ouvido do atendente, aí o bairro inteiro ligava congestionando todas as linhas e se a cada dez minutos não voltasse a energia... tome ligações de novo.
Hoje se isso acontecer a voz gravada do outro lado te diz que já sabem do problema e estão providenciando reparo, logo a seguir desligam e você fica com cara de “misturador de tintas” ao término da ligação, como era bom infernizar o atendente com várias ligações.

Agora o virtual é o meio e pode perfeitamente se ambientar entre dois mundos, transitar por querer e poder.

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