Pages

Ads 468x60px

sábado, agosto 26, 2006

Reescrevendo a história.

Pronto agora com o rebaixamento do planeta Plutão a categoria de planeta anão e mesmo nessa categoria dizem que ele pode perfeitamente integrar a categoria de anão dos anões, tudo que aprendi no currículo de ciências na escola foi tudo literalmente pro espaço.

Quanto mais o homem pesquisa mais vai modificando a história ou pelo menos parte da história que ele mesmo ajudou a criar.
No currículo de geografia tive um professor de geografia que nos fez decorar os nomes de todos os Estados brasileiros suas respectivas capitais, clima, agricultura, relevo, indústria e várias outras particularidades de cada um. Na época não existiam os Estados de Tocantins e Mato Grosso do Sul. Quando foram criados foi fácil a compreensão logo depois, apenas mexeu só um pouquinho na divisão territorial.
Um ou dois anos depois esse mesmo professor fez o mesmo, dessa vez com os países do mundo, eu tinha decorado todos os países de cada continente e suas respectivas capitais e também aprendi algumas particularidades deles. Era época da “guerra fria” e existia a tal “cortina de ferro” no leste europeu. Até hoje imagino uma cortina de aço, dura pesada; materializei literalmente as atribuições dadas ao regime comunista.
A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) não existe mais a Iugoslávia também não, subdividiu-se em vários países; Macau deixou de colônia e voltou para a China, a capital da China não é mais Pequim e sim Beijing. Taiwan permaneceu separada da china por quase cinqüenta anos, mas a ilha já voltou ao controle da república popular chinesa.

O Panamá que depois de descoberto por espanhóis pertenceu a Colômbia até 1903. Posteriormente tentativas fracassadas de franceses e ingleses de se construir um canal para encurtar distâncias entre os oceanos Atlântico e Pacífico foi construído pelos Estados Unidos o Canal do Panamá que até então era uma soberania perpétua dos EUA desde o fim de sua construção em 1914; foi decidido em 1977 que essa soberania fosse revogada em 31 de dezembro 1999, nessa data ele voltou para o controle do Panamá; foi criado o Timor Leste e por aí vai.

Antes eu tinha também decorada toda a tabela periódica dos elementos químicos numa época em que a menor partícula conhecida era o átomo e ainda é, mas já entrou um tal de quark na jogada.

E agora o sistema solar antes com nove tem agora só oito planetas. Fica-se falando muito no tamanho de Plutão em comparação com a terra, mas a diferença entre a Terra e Júpiter é ainda mais colossal.
Enfim o universo está em expansão segundo os estudos científicos da constante de proporcionalidade de Hubble e a teoria da relatividade de Einstein e a história também segundo os acontecimentos com uma ajuda dos pesquisadores e cientistas da atualidade.
E ainda falta muito pra mudar, acontecer e o conhecimento só vai acumulando a história esta só começando.


0 comentários: