Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, agosto 18, 2006

Culinária.

Post Comunitário da Micha. Tema sugerido por San.
A participação é livre.

Sempre gostei de cozinhar e na maioria das vezes era pra mim mesmo, agora não é aquela coisa todo certinha com ingredientes certinhos, o que quero dizer é o seguinte nunca cozinhei como se fosse receita de bolo, algumas gramas disso ou daquilo, rendimento três ou quatro porções.
Tudo é na base do paladar e do “olhometro” pra ver se falta ou há excesso de algum ingrediente. Outra coisa é que minha culinária restringi-se a pratos salgados e para consumo no almoço ou janta, nada de petiscos pra “abrir o apetite”. Nada de quitandas, apesar de eu saber como se faz bolos, biscoitos, doces, doces em compotas e mais um tanto quitutes.

Gosto mesmo é de fazer a comida pra encher a pança, a sobremesa até posso fazer, mas não é minha preocupação. Claro se sou eu que preparo o alimento só faço o que gosto de comer, mas é difícil eu não gostar de um alimento típico brasileiro, por isso pode se dizer que gosto de quase tudo (lembrei que o arroz e o frango com pequi típico de Goiânia detestei). Gosto mesmo é da comida mineira.

Hoje em dia essa nem é tanto a prioridade das pessoas, apesar de aumentar o número de solteiros morando sozinhos, preocuparem-se com o preparo de comida. O fast food e a comida em restaurantes substituem cada vez mais a comida de casa. Se como na rua não tenho obsessão pela gastronomia fina e requintada, prefiro comida simples e que agrade algo, além disso, é bem vindo dependendo da ocasião e das companhias.

O setor de prestação de serviços quase desapareceu ou atrofiou a habilidade das pessoas em preparar as coisas pra si. Tudo que se pensa em fazer e que poderia ser feito em casa é pedido por telefone ou basta ir à esquina ou nos centros de consumo e achar o que se quer. Mas por outro lado o se pode fazer o setor gera empregos, é mais prático, rápido; no caso de alimentos a única coisa que não se pode deixar de apurar e desenvolver é o paladar, ele você leva pra onde for, saber se está bom, ruim ou a contento é uma habilidade que não pode atrofiar nunca, saber comer bem não é exatamente comer muito e sim comer to tanto que saciar a vontade percebendo se o sabor satisfaz ao paladar.

Vou deixar uma receita que de tão simples chega a ser ingênua.

Pirão de Peixe
Ingredientes: carne de peixe, tomates, cebolas, tempero verde, sal, pimenta dedo-de-moça batidinha, azeite de oliva e farinha de mandioca.
Preparo: Cozinhe os ingredientes até virarem molho e que o peixe esteja cozido de forma que possa ser desfiado com uma faca. Acrescente uma quantidade extra de água e acerte o sal. Em fogo baixo, vá mexendo e colocando a farinha de mandioca sem deixar embolar. Se secar rapidamente acrescente mais água para dar o tempo certo de cozimento (cerca de oito minutos).

Pirão de carne cozida com condimentos fica igualmente delicioso, meu pesar a quem não come carnes.

...A gente não quer só comer
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor...

Titãs


0 comentários: