Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, novembro 30, 2005

Cinco emails.

As cartas escritas de próprio punhodeixam um pouco de nostalgia ao menos em quem é da geração trabalho de escola escrito a mão e em alguns casos colava-se figuras recortadas de revistas ou jornais; geralmente valia nota bimestral. Dez páginas para daqui duas semanas sobre a história da Guerra do Paraguai! Bradava o professor.

E os garotos fazendo muxoxo iam embora pra casa pensando nas canetinhas coloridas, folhas de papel ao maço que teriam de comprar, fora as pesquisas eventuais que seriam feitas na biblioteca pública isso pra quem não tinha a cobiçada e cara enciclopédia Barsa, os mais riquinhos se viravam com a enciclopédia Britânica mesmo.

A escrita à mão como conhecemos hoje levou milênios para atingir o atual estágio e o que fizeram? Inventaram código Morse, telex, fax, máquina de escrever etc. tudo pra agilizar comunicação e encurtar a distância e em certos casos para formalizar os assuntos antes mesmo deles serem debatidos.

Cada vez vejo as pessoas escreverem menos, as pesquisas de escolas são feitas via Internet e em alguns casos entregues impressas em folhas de papel A4.
Uma coisa não mudou nesse tempo todo o receituário médico continua tendo cada garrancho que os médicos insistem em não parar de escrever praticamente ilegível. Certa vez ouvi como desculpa: -os anos todos de faculdades e a correria em escrever pra entregar trabalhos fizeram com que eles apressassem a escrita e a caligrafia foi distorcendo...

Outro dia uma amiga pediu pra eu escrever uma carta pra ela, foi tão inusitado que até assustei e perguntei: escrever o que? ela: qualquer coisa, ora! Escrevi até cansar. Preciso escrever mais cartas e postar no correio.

A modernidade é isso abandonamos velhos hábitos incorporamos novos e assim nos adequamos aos novos tempos as várias formas de linguagens que surgem. O computador sem dúvida esta entre um dos maiores avanços da segunda metade do século passado. O editor de texto então foi um programa que facilitou e agilizou ainda mais a escrita impressa. Mas definitivamente deixou um sério problema de vício de escrita, escrever errado. Claro que não é ele que escreve errado éa pessoa; juntado isso com o teclado ferramenta sensível e dinâmica que dispõe de muitos recursos a escrita ficou como a caligrafia do medico. Por vezes lemos digitadas palavras ás vezes incompreensíveis, mas nada de grave até aí até porque ninguém tem obrigação de escrever bem e correto o tempo todo. Vai de cada um querer se fazer entender ou não.

Escrevi cinco emails pessoais coisa que raramente faço e percebi que preciso exercer mais essa prática até porque escrevi poucas linhas em cada um deles, em média dez linhas incompletas em cada. Um meio que de certa maneira substituiu as cartas, pois integra rapidamente emissor e receptor sem perda de tempo, sem enfrentar filas. Mas ocorre as vezes a falta do registro uma vez que se não fizer back up em uma futura formatação da máquina e como geralmente não imprimimos, perde-se tudo. Achei um email bem antigo que recebi e quanta diferença, a pessoa na época vivia situações que hoje ela nem se lembra que passou por aquela determinada fase.
Outra diferença o email estava em um bloco de notas e nem sequer podia se sentir aquele cheiro de mofo, coisa que com papéis é facilmente detectável com o passar dos anos. Datas também fazem falta émais uma forma de registro, ao terminar uma carta assina-se o nome escreve-se a data e pronto por ali você percebe a letra trêmula ou firme, segura; o papel chega a respirar nas mãos do destinatário. Depois de lida a carta guarda o sentimento de quem a escreveu e de quem a leu, seja qual for o assunto.

Somente com nostalgia passageira, porque o caminho é seguir ao lado de toda tecnologia possível para alcançar, chegar mais próximo de todos os meios possíveis de comunicação, até continuar com aquela mais singela que consiste numa troca de aperto de mãos e um sorriso no rosto.

Hoje também tem post meu no:

ELUCUBRAÇÕES CEREBRINAS

Vem comigo.




O Prêmio BP Para Blogs criado pela Bia, continua rolando Clique aqui e vote nas várias categorias e claro eu concorro em duas delas com o blog pessoal categoria: Post longo, e categoria bog em conjunto com o Miscelânea S/A.

Image hosted by Photobucket.com

0 comentários: