Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, novembro 09, 2005

Escambos da redação.

Sempre que quis emitir uma opinião pessoal sobre um determinado assunto usei esta expressão: escambos da redação. Blogueiro novato que sou, mas leitor de colunas em jornais e revistas sempre vi a expressão: notas da redação. E ao começar a ler blogs li esta expressão em alguns deles quando o assunto era uma opinião objetiva ou parcial ou nenhuma das duas, sobre determinado assunto.
E sempre que faço uma nota da redação eu digo escambos, claro que na época quando me veio a imaginação na cabeça eu pensei notas associei com dinheiro, lembrei de escambos moeda de troca em séculos passados, então formou o título do meu comentário de certas ocasiões.

Nos últimos dias vi as figuras patéticas de Hugo Chaves, Maradona e Fidel Castro. O primeiro um doublê de populista bolivariano, o segundo um doublê de craque de futebol e a personificação do bom moço e por último um comandante doublê de Dom Quixote.
Todos são a cara da América latina em crise, Nestor Kischner, Vivente Fox e Lula ficam pro final.

Chaves pensa que com seu populismo de botequim levará a Venezuela ao patamar de nação desenvolvida. Bater verbalmente no presidente americano é seu hobby predileto enquanto as periferias das províncias venezuelanas amargam uma enorme pobreza além de miserável decrépita. Sem saneamento, sem comida, sem estudo e assistência médica sendo um país com a quinta reserva de petróleo do planeta, é obvio que Chavez não governa com e para os pobres.Governa pra si e sorri quando os atoleimados pulam junto com ele.

Maradona um jogador que seria um gênio se não usasse a mão pra fazer um gol que foi validado por incompetência de arbitro e bandeirinha em copa do mundo. Ganhou uma copa do mundo de futebol na mão grande, eles (o país) organizaram e levaram a copa de 1978 por meios hoje sabidamente escusos. Sua comissão técnica dopou um jogador brasileiro oferecendo-lhe água em partida oficial.
Usuário de drogas ilícitas até onde se sabe só cocaína achou que poderia continuar viajando e jogando bola sem uma punição severa. Ídolo de um país que teve grandes altos e poderia ter sido o único da América latina com título de pais desenvolvido. No entanto amargou como os outros países da região revoltas militares que levaram a um retrocesso de mais de quarenta anos e é aí que se encontra Eva Perón até hoje idolatrada como uma estadista que nunca foi e uma freqüente comparação com o ideal de governante que eles ainda desejam.
Maradona é pop a força na tv, com um programa que já entrevistou Pelé a quem não suporta, Xuxa só pra pegar um pouquinho do carisma que ela tem junto ao povo argentino coisa que ele perdeu um pouco ao virar uma caricatura de si mesmoao quase morrer de tanto cheirar pó e por fim entrevista Fidel em um rapa pé danado exibe uma tatoo com a cara do Fidel em sua perna, eu hein!!!

O comandante de um país pobre e miserável onde tudo é comum a todos não existe lojas com diversidade de marcas de roupas, sapatos, utensílios domésticos, etc. seu mérito consiste em manter uma medicina de ponta, atletismo competitivo, educação escolar em níveis razoáveis em um país que sofre embargo comercial há décadas, mas é garantido que para o comandante e seus familiares nunca faltou nada.
Líder junto com o Che de uma revolução que pretendia impor a esquerda socialista como mola mestra do planeta a começar pela Argentina, Uruguai. Em Cuba foi bem sucedido até a ilha deixar de receber dinheiro russo com a queda do socialismo da União Soviética, por aí já se vê que o socialismo não era um sistema tão forte assim. Mas até hoje a ilha mantém o sistema de governo com pulso firme e se fosse tão bom morar lánão existiria uma fuga em massa de cubanos para os Estados Unidos.
Hoje o comandante fala muito (e como fala, em discursos que duram em media 5 horas) só não está sozinho, pois a presença ectoplasmica de Che junto com jovens que usam camisas estampadas com o rosto revolucionário não deixam os ideais do século passado descansarem em paz. E ainda tem seu boneco mongolango do Chaves (o venezuelano, não o mexicano) para tentar recuar a América latina a dois séculos atrás.

Por fim Vicente Fox o cowboy mexicano prefere ficar perto do poder, ou seja, é americano desde criancinha. Nestor Kischner conseguiu peitar o FMI deu o calote na dívida, renegociou e a Argentina cresce 8% ao ano(chorando e apertando o Brasil cresce 3,5 a 4% ao ano). O Lula toma banho de lama (não a medicinal) diz que está tudo bem. Continua dizendo que foi traído, mas não diz nomes, fala que tinha que comprar o aerolula, pois o sucatão tava em frangalhos (realmente ele não iria agüentar as inúmeras viagens que Lula faz.) incorporou ao seu vocabulário a palavra inverossímil, nada contra a sua cultura eu diria reduzida, mas falando assim ele atéparece o professor Pascoale, e todos sabemos que Lula não é um assíduo leitor... ele não gosta de ler mesmo.
Bom, de Brasil ta todo mundo careca de saber e não querer saber bulhufas nenhuma.
E pra terminar compartilho com vocês a notícia de que o Lula assistiu Dois Filhos de Francisco a bordo do aerolula. Detalhe o filme não saiu em DVD ainda. (tisc)

Tremam o gigante asiático vai engolir você um dia. A China compra quase tudo do mundo, fabrica e exporta quase tudo para o mundo, é socialista no papel e capitalista nas atitudes fechou acordos comerciais enormes com os Estados Unidos, coisa que o Brasil tentou e não conseguiu. Que saudades do tempo onde em quase tudo importado se lia: Made in Taiwan, mas isso já era um aviso.

0 comentários: