Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, agosto 05, 2005

Ordem? Progresso?

Post Comunitário da Micha. Acontece assim ela propõe um tema (desta vez o Mac elaborou o tema) a participação é livre.
Hoje o tema é:

Ordem? Progresso?

O tema tinha muitas interrogações eu dei uma aliviada e deixei só um sinal pra cada palavra.
Apesar de simples palavras a conotação para o desenvolvimento do tema é política. Assunto muito controverso, ainda mais hoje em que vivemos uma onda de denuncismos com e sem fundamentos. Verdadeiras fortunas que não cabendo mais nos bolsos, cofres nem em contas bancárias de algum paraíso fiscal, nossos parlamentares passaram a abrigar esse dinheiro não contabilizado (nome pomposo pra caixa dois) em malas, cuecas e caixas. E tudo pra que? Para possibilitar que o presidente governasse com maioria dos parlamentares na câmara federal.

Bom pra deixar claro de uma vez, o Lula não daria um muro na mesa e chutaria o balde porque ele não tem tempo, vive viajando não senta em uma cadeira atrás da mesa do palácio do planalto.
Não é de sua natureza e nem de seu partido facilitar CPI?s a menos que lhe seja conveniente. Se ele cortasse na ?própria carne? a parte do parlamento esquerdista viraria um açougue. Ele tem uma inteligência limitada e não sabe que está acontecendo uma crise. Rabo preso ele tem, mas nada que o impeça de se fingir de vítima. Eu nunca votei e nem votaria mesmo que fosse chapa única, muito menos pintaria a cara e iria para as ruas o congresso já consegue ouvir o clamor que vem das urnas.
Pois bem, ordem e progresso. Devemos sempre acreditar nestas palavras não podemos deixar que negativismos influenciem nossa percepção em buscar sempre a ordem mesmo em meio ao caos e o progresso em meio a pequenos retrocessos.

O que acontece na política brasileira é o retrato podre da esperança que venceu o medo. A mudança veio e para pior; se tudo de bom que acontece hoje no país não é pelo fato de que a oposição trabalhista está no poder, é porque o rumo já estava traçado desde o fim do regime ditatorial. o país progride seja qual for a ideologia político-partidária que assumir o poder. Cito como exemplo próximo a política econômica atual e bem sucedida, em que nada difere do governo anterior, pois justamente lá foi que as bases foram alicerçadas.

Eu ainda finjo que acredito que o presidente não tem nada a ver com o que acontece no Brasil. E todos hão de convir que tudo isso é muito grave, o partido que pregava a dureza no trato com a corrupção está atolado em um lamaçal que ele mesmo procurou.
Dizer que hoje em dia: ?que todo mundo só ta a fim de bater no presidente e no PT? é coisa de marinheiro que não sabe que o ?barco ta afundando até os ratos estão pulando fora!?, quando eu escrevo esta metáfora entendam que o ?barco? é a cúpula palaciana do PT e seus asseclas, nada a ver com o grande gigante que agora não jaz adormecido: o Brasil.

Falar, debater, discutir a política brasileira e em especial o que acontece neste momento é tarefa de todos que desejam mudanças, mas não essa mudança retrógrada que se instalou.
Eu lembro que quando estudei no colegial existia uma matéria que fazia parte da grade curricular, chamava-se: educação moral e cívica.

Tudo referente a convivência em comunidade e o sentimento cívico, patriótico que nos faz cidadãos de uma nação que com nossa ajuda só tem a crescer era ensinado nesta matéria, além de tantas outras coisas que se alguém tiver interesse é só procurar em um desses motores de busca da internet, que entenderá do que estou dizendo.

O povo tem que ser mais participativo da política brasileira não é só votar e dar as costas sentindo que a obrigação foi cumprida, eu digo obrigação porque o voto é obrigatório, é uma imposição que acho desnecessária, mas isto é outra história. É votando que adquirimos o direito de cobrar de quem elegemos, as mudanças compromissadas nas campanhas é só assim convivendo em um estado democrático de direito, que poder saber que nossas obrigações e deveres cívicos estão sendo atendidos conforme o desejo das urnas vão sendo cumpridos.

Uma determinação fantástica que está em prática no país hoje é a TV Senado, que transmite tudo na íntegra o que acontece na comissão de constituição e justiça, CPI?s e CPMI, que estão em curso no país. Para alguns pode ser intediante, mas é ali que vemos tudo ser apurado, quem mente, quem omite, quem diz a verdade e por parte dos parlamentares quais são os mais afinados inquiridores e quais os mais truculentos, quem só está ali para aparecer e qual está trabalhando de fato. É verdade que tem que ter tempo e tv a cabo, mas existe e está a disposição de quem mostrar interesse em estar a par dos acontecimentos da crise ou qualquer evento do parlamento. Só pra informação: muitos deputados se informam de várias maneiras quando estão dentro de uma CPI e uma delas é através de um blog jornalístico blog do Noblat que posta notas em tempo real, este blog registra 300.000 acessos por dia, não é incrível! E ainda dizem que brasileiro não se interessa por política. Recentemente em um post passado eu passei o endereço eletrônico do Palácio do Planalto para se entrar em contato com o presidente, não se de fato houve interesse para tal. Existe ainda o site da Câmara dos Deputados e da CPMI. E pra que esses endereços? Para acompanharmos e cobrarmos daqueles aos quais são os fieis depositários de nossos votos para governarem o país.

Sobre a imprensa ela só tem ajudado e mostrado tudo o que acontece, equivocadamente muitas pessoas associam notícia a jornais televisivos e se esquecem que existe imprensa impressa na acepção da palavra, muitas revistas e jornais também buscam o ?furo? de reportagem. E ainda a imprensa irradiada e como eu já mencionei a imprensa eletrônica, irmã mais nova e mais ágil de todas.

A mentira do Roberto Jefferson se tornou verdade ou verdade do Zé Dirceu tornou-se mentira? Difícil dizer. No entanto na fumaça que vem do planalto existe uma fogueira das vaidades onde a elite intelectualizada do PT insistiu em abafar o caso só que os bombeiros do partido governista só tem gasolina pra apagar o incêndio que antes ardia na anti-sala da presidência, agora ameaça a porta presidencial.

Erroneamente o presidente agora faz de inaugurações de obras, palanque eleitoral. Se for para desviar o foco da crise política ou testar popularidade, o momento não é nem pra uma coisa nem outra. O presidente tem que usar da humildade que lhe era peculiar e deixar os discursos inflamados de lado, ele usa sua biografia como álibi, por ter sido pobre, passado fome e ter mãe analfabeta, isso não é credencial para ele bater no peito e dizer que tudo pode e que os outros terão de ?engoli-lo?.
Vamos aguardar as cenas dos próximos episódios. Por enquanto continuamos a ter
Ordem" por base e Progresso" por fim. Sempre!

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(12)

0 comentários: