Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, agosto 08, 2005

O glamour da bandidagem.

Há quarenta e dois anos atrás acontecia uns dos maiores crimes da época. O assalto ao trem pagador.
O trem partindo da Escócia com destino a Inglaterra (Glasgow-Londres), em dinheiro foi roubado o equivalente a US$ 50 milhões, por quatro ladrões armados apenas com cacetetes, um horror para época.

O roubo muito bem elaborado por Ronald Biggs, depois de preso e cumprir quinze meses de uma sentença de trinta anos fugiu da polícia e da justiça. Veio se refugiar no Brasil.
No mesmo ano de 1963 ?o grande assalto?, teve seu roteiro adaptado para o cinema tupiniquim com direção de Roberto Farias e elenco enorme mas cito ter conhecidos Reginaldo

Faria irmão do diretor, Grande Otelo e Jorge Dória. (Eu assisti outro dia, não é ruim não, peca pelo som pra variar e a falta de experiência do Brasil na época em rodar filme policial). Contudo é interessante esse filme que levou o nome de ?O Assalto ao Trem Pagador?.

Aqui no início de 1978, Steve Jones e Paul Cook, membros da lendária banda punk Sex Pistols encontraram-se com Biggs que cantou na gravação de duas músicas do grupo e também participou das filmagens do longa-metragem "The Great Rock'n'Roll Swindle", de Julien Temple.
Ele teve um filho com uma brasileira, o Mike (Michael Biggs) que mais tarde se uniria a Jairzinho e Simony, integrando assim a da turma do Balão Mágico, que vendeu mais de 10 milhões de discos, isso na década de oitenta.

Hoje quando escutamos uma notícia assim parece piada, hoje, como tudo foi modernizado, não se transporta mais dinheiro em trens e muito menos se assalta apenas com um cacetete.
Hoje são usados carros fortes, que são metralhados com fuzis AR-15 que abrem na carroceria blindada, buracos do tamanho de uma bola de tênis.
O dinheiro segue em transferências eletrônicas legais em contas CC5, ou na grande maioria ilegalmente para paraísos fiscais e agora pra desespero da classe ?gatuna?, ele é transportado em malas e cueca.

Em 2001 após ficar trinta anos foragido, já aos setenta anos de idade Ronald Biggs se entrega ao governo britânico, pois o Brasil não tem tratado de extradição com a Inglaterra; para cumprir os vinte e poucos anos de cadeia que lhe restam.
No crime nunca existiu glamour, mas esse é um dos casos em que o meliante foi que decidiu a hora de começar e parar, ele lhe impôs a própria justiça.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(8)

0 comentários: