Pages

Ads 468x60px

terça-feira, agosto 30, 2005

Fator Rhesus.

Um amigo, há um tempo atrás me perguntou qual era meu tipo de sangue. Respondi que tinha dúvidas se era O+ ou O-, tenho dúvidas porque há anos atrás precisei de uma intervenção cirúrgica e obviamente entre os exames necessários, está a coleta de sangue para se saber a contagem de hemácias, glóbulos brancos, vermelhos, plaquetas, leucograma, eritrograma da pra examinar também se o dono da amostra tem ausência de algumas proteínas, predisposição a doenças, ou se já teve ou tem algumas delas, depende do que o médico pede. Lembro que na época me disseram que meu tipo sangüíneo é O (vogal)...

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar no tal hemograma completo, pois então, a partir desse exame pode-se ter uma "radiografia" do estado hematológico do paciente.
No início da década de 40 do século passado dois pesquisadores injetaram em cobaias o sangue do macaco Rhesus e perceberam que elas produziam anticorpos, gradativamente. Concluíram que nas hemácias do sangue do macaco existia um antígeno que foi denominado Rh, hoje conhecido como fator Rh.

Depois de várias pesquisas e vários pesquisadores temos os seguintes tipos ou grupos sangüíneos ABO. Os grupos sanguíneos são caracterizados pela presença ou não de estruturas de açúcares ou proteínas nas hemácias humanas. Essas estruturas, denominadas de antígenos, fazem parte das hemácias, são herdadas geneticamente dos pais e definem o grupo sanguíneo de um indivíduo.

O grupo ABO apresenta 4 tipos (A, B, AB, O) e o Rh é classificado em positivo e negativo. Assim sendo, as pessoas podem ser classificadas como: A Rh+, A Rh?, B Rh+, B Rh?, AB Rh+, AB Rh?, O Rh+ e O Rh?. Só para esclarecer mais um pouco, por que AB? AB porque contém elementos de A e B) e outro tipo diferente, que denominou 0 (zero) (não contém elementos A e B, que com o passar do tempo foi denominado O (vogal).

Para tirar a minha dúvida sem precisar coletar sangue levar ao laboratório e na hematologia descobrir minha tipagem sanguínea, liguei para o hospital conversei com a atendente, ela transferiu minha ligação para o laboratório, lá conversei com outra atendente, ela com o monitor na frente dela (conheço fisicamente o lugar e há vários anos o hospital é completamente informatizado e de qualquer terminal de computador tem-se acesso a qualquer informação dos pacientes, bastando digitar o número do prontuário) disse-me que não tinha autorização para me dar a informação sigilosa. Eu já alucinado lhe disse meu Deus!
É o meu sangue, sei que com algumas tecladas mediante eu te passar o número do meu prontuário, meu histórico médico estará diante dos seus olhos, só preciso saber se é positivo ou negativo? O (vogal), tenho certeza que é. Perguntei a quem ela é subordinada, pedi prontamente para conversar com a superiora e residualmente ectoplásmica, não estava.

Não teve jeito a atendente irredutível não me disse e sugeriu eu conversar com meu médico. Argumentei que ele não iria perder tempo, apenas ligaria para o laboratório (provavelmente conversaria com a mesma atendente) e pediria para me darem a informação, ou seja eu daria uma volta danada pra chegar ao ponto de origem.
As tem o direito até de concordar com a atitude da moça, mas um positivo ou negativo iria causar um incidente tão grave assim?

A razão de eu querer saber o meu fator Rh é para de acordo com ele seguir uma tabela nutricional, não é dieta, pois ainda não preciso emagrecer é tão somente me alimentar de coisas que segundo o estudo dessa normatização, faça bem ao meu organismo. Todos sabemos que o excesso de comida, frituras, açucares etc, é que fazem mal. Diferentemente essa dieta não proíbe nem troca, sugere um costume alimentar não tão diferente do habitual, mas que seja saudável de acordo com a especificidade sangüínea de cada um. como diria Odorico Paraguaçu célebre prefeito de Sucupira "mais prafentemente", postarei algo sobre essa alimentação.

Resumo se eu quiser saber meu fator Rh (não tenho medo de agulha), terei de fazer um exame de sangue somente para saber meu grupo sangüíneo.
Para esclarecimentos sobre as normas técnicas pelas quais são regidos os serviços hemoterápicos no Brasil, elas estão contidas na Resolução da Diretoria Colegiada número 343, de 13 de dezembro de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, outro bom lugar pra visitar é o site do Hemominas.
Doe sangue, sangue é vida!

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(6)

0 comentários: