Pages

Ads 468x60px

sábado, janeiro 08, 2005

Belo Horizonte.

Apesar de não ter recebido uma proposta igual a que recebeu meu amigo e conterrâneo do Gerolino o como é aí na cidade onde você mora? É muito inspiradora.
Lendo seu post senti vontade de expressar a minha visão da nossa querida Belô


Belo Horizonte

Falar de beagá não é tarefa fácil e é demasiadamente longa, mas esta terrinha incrustada entre montanhas, entre elas a famosa Serra do Curral, como a maioria deve saber símbolo e cartão postal de beagá, é igual à terra das Alterosas se Minas são muitas Belo Horizonte também o é.
Por aqui ainda passa uma linha regular de trem, conhecida pelos belorizontinos de bh-Vitória, um trem que parte da ?praça da estação? no centro de beagá. Impossível não reparar na estátua de Dom Pedro II, completamente à vontade, ou seja, peladão!. Aliás, aqui em bh trem é qualquer coisa e qualquer coisa é o coiso. Se você disser pega aquele trem e poe dentro do coiso, todos sabem que é pegar um objeto e colocar em um recipiente.
Foi a primeira cidade planejada do Brasil, em seus cento e poucos anos de vida já é cosmopolita e tudo que foi planejado hoje não tem mais utilidade, era pra ser 200.000 habitantes, hoje somos mais de 2.000.000 e metrópole que é, paga o preço da explosão demográfica.
O metrô de Belo Horizonte é o mais atrasado dos que estão sendo construídos no Brasil, além de já se ter gastado o triplo do que inicialmente custaria e gastar muito mais tempo do que se previa. Aos pouquinhos bem mineiramente ele vai acabar de ser construído.
Belorizontino que não quebra as regras passa férias em Guarapari e baiano que é baiano corre pra cá se instalando em busca de oportunidades. Aliás, migrante aqui não falta e todos são recebidos como se belorizontinos já fossem.
Lindos monumentos arquitetônicos não faltam, o complexo da Pampulha que, aliás, recebeu o toque genial de Burle Marx, o grande Oscar Niemayer e o célebre Cândido Portinari, a catedral da Boa Viajem, primeira construção de beagá estava lá, era uma igrejinha que foi demolida para a monumental obra de arte, sabiam que essa catedral nunca fecha, ela fica aberta e em vigília constante com pessoas que passam a noite inteira cumprindo o que diz as escrituras sagradas: ?orai e vigiai?.
Eu gosto muito de olhar para cima e de cima vem tanta coisa de encher os olhos, aquele índio no alto do edifício Acaiaca sempre me fascinou, um guardião eterno daquele pedaço em que ele se localiza. As fachadas de prédios históricos ao longo da avenida Afonso Pena, estavam cobertas por painéis e placas das lojas que ocupam a parte debaixo, mas a prefeitura há algum tempo já se encarregou de baixar um decreto-lei forçando a retirada da propaganda que descaracterizava o conjunto da obra dos prédios e sobrados. O Pirulito da praça sete, um monolito em forma quadrada na base que se afunila ao chegar no topo tem a forma de uma flecha apontada para a imensidão do céu azul, em épocas passadas ele foi meio nômade, não que se deslocasse sozinho, tiraram-no de lá colocando em um bairro famoso daqui por ser de movimento bem intenso com boites e discotecas.
Ah! O prédio do automóvel clube, sempre quis entrar lá, mas as festas que ocorriam ali, muito glamourosas, sempre em trajes black tié, eram somente para sócios e esses fazem parte da alta sociedade belorizontina.
Monumentos históricos são muitos, bh guarda um pouco da vida na roça, a figura do matuto do interior de semblante hospitaleiro ainda esta arraigada no âmago dos habitantes daqui.
Bares, me parece que passam de 10.000, êta povim que adora biritar!. Tem a feira hippie aos domingos que também não pode deixar de ser visitada quando turistas vierem aqui, antes a idéia era só vender produtos manufaturados, hoje tem de tudo, os produtos industrializados tomaram conta do seu quinhão e até aquele espetinho de filé-miau você pode saborear. Tenho um colega que é gari e ele junto com seus parceiros de trabalho estão encarregados da limpeza do local, ele me disse que são retirados de lá quatro caminhões de lixo somente em um dia de funcionamento da feira, é mole?!
Orgulho-me de abrigar aqui uma unidade da rede Sarah de hospitais de reabilitação do aparelho locomotor, referência na América latina em tratamento de pacientes com histórico de trauma raqui-medular e cuida também das criancinhas na sua ala de pediatria. Que dizer então do instituto São Rafael ali no Barro Preto, lugar onde os deficientes visuais aprendem ler em braile e são ressocializados na sociedade. Tem a UFMG que não deve dada para outras grandes faculdades federais em nível de ensino.
Bandas como Jota Quest, Skank, Pato Fu, Tianastácia, Uakti; Ana Carolina é quase belorizontina, atrizes: Priscila Fantin, Letícia Sabatela, atores Ângelo Antonio, o ator que interpretou cazuza no cinema também.
O Grupo Corpo, Giramundo Teatro de Bonecos, Grupo de Dança Primeiro Ato, todos belorizontinos e tantos outros famosos no cenário das artes cênicas, musicais e teledramaturgia, escritores, nossa! Ficaria dizendo alguns que são de beagá, mas ta quase na hora de terminar.
Outro orgulho que sinto são dos garotos de Santa Tereza, pensaram no clube da esquina? Esses também são jóia rara, mas nem todos são de beagá. Eu to falando da maior banda de trash metal do país, quiçá do planeta, o Sepultura claro. Essa banda formada por garotos do bairro Santa Tereza é a maior expressão musical do Brasil no mundo. Chico Buarque, Caetano e esse pessoal da mpb e da ?incheu music? tocam lá no exterior e não fazem páreo com o Sepultura e quase ninguém sabe disso. Além de comumente América do Norte e Europa, se tiverem oportunidades perguntem na Croácia, São Petesburgo e lá na Indonésia sobre música do Brasil e te responderão Sepultura. Ta certo que hoje só dois integrantes são de belô, mas belô é a fonte que minou essa banda para o mundo.
Falei de alguns lugares, seria demais lembrar de tudo; falei de pessoas e essas ajudam a fazer esta cidade, vejo beagá assim pessoas e construções, das mazelas sociais é maçante dizer.
Uma última coisa, toda companhia aérea designa uma abreviatura para as cidades do país, por exemplo, se vou viajar para cá é São Paulo (não sei a denominação usada) BHZ. Pensei sou de beagazonte, tenho orgulho de ser beagazontino.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(9)

0 comentários: