Pages

Ads 468x60px

domingo, janeiro 13, 2008

Mais do mesmo.

Esta foi uma frase que me disseram outro dia, tudo bem que ela não é nada original, mas depois de pensar um pouquinho até que ela serviu bem.
A causa foi eu sempre escutar quase sempre os mesmos mp3, bandas na sua grande maioria das décadas de 60, 70. Rock and roll, blues, muito som pesado, pra ser sincero não sou muito fã do saco da mpb.
Saco porque tudo que é gênero musical no país aparece com um rótulo, mesmo que os integrantes ou cantores não queiram seus estilos musicais são rotulados, mas se caem nas graças do povo vira mpb, ou seja, são jogados pra dentro do saco da mpb, tudo vira um balaio de gatos. Bem mas pra mim não faz diferença já que pouco gosto.

Não que cada gênero tem de haver um rótulo pra se encaixar no mercado, mas cada um faz sua música e identifico o que estou ouvindo, mas são tantos os rótulos que no fim das contas podem ser em alguns casos dispensáveis. Realmente preciso escutar novas bandas e ficar por dentro das tendências do século XXI que ainda é um bebê, mas já produz coisas boas.

O que indico pra ser ouvido é o grupo Zero 7. Pra se entender esse conjunto tem de saber que a banda inglesa são dois caras que fazem tudo, Henry Binns e Sam Hardaker, produtores musicais, depois de tudo pronto chamam músicos, gravam as musicas e fazem shows. Fazem um som o que chamam de trip-hop (que é isso?), com melodias bem suaves, nada da barulheira que estou acostumado a ouvir, abaixo um vídeo no you tube, mas é mais por causa da cantora (que quase nunca é a mesma nos trabalhos deles) do que pela música em si, mas já dá pra se ter uma idéia do som feito pelos 2 ingleses.



E já que o papo é música, retirei um trecho de um site que pra mim é uma curiosidade revelada. Conversando com um amigo que nem sabe o que é o formato de compressão de áudio mp3 e se assustou quando soube que já existe mp6.
Pra se entender melhor se é que precisa...

MP3
O formato MP3 (MPEG Layer 3) foi criado nos anos 80 pelo Instituto Fraunhofer, justamente com a Universidade de Erlangen, e é um formato padronizado. Hoje, as patentes em relação ao MP3 pertencem á Thompson & Fraunhofer IIS, e são licenciadas pela Thompson. Muitas pessoas pensam que o MP3 é "gratuito", mas é preciso de uma licença para vender produtos que codifiquem ou decodifiquem MP3, bem como produtos que façam broadcast de conteúdo em MP3 comercialmente.
O MP3 é um formato com perdas, podendo comprimir áudio em taxas de até 12:1, e prover uma boa qualidade sonora. Entretanto, o MP3 já apresenta claros sinais de idade, e existem várias outras opções disponíveis que produzem resultados de melhor qualidade, tanto em termos de tamanho do arquivo, quanto na qualidade sonora.
Fonte.

1 comentários:

José Viana Filho disse...

Fala junio

valeu pela dica do som(gostei da banda) e pela aula de mp3.

Uma ótima semana !!