Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Murderball.


Assisti esse documentário outro dia e achei muito bom, como não sou crítico de cinema muito menos sei escrever sobre o assunto conto apenas as minhas impressões sobre o que assisti.
Murderball título em português Paixão e Glória conta a história de homens deficientes físicos vencedores na vida e no esporte força e superação foi isso que vi.
Dos diretores Dana Adam Shapiro e Henry-Alex Rubin co-produzido pela MTV americana e indicado para o Oscar da categoria no ano de 2006.

O filme registra a rivalidade entre duas equipes de para-rúgby: de um lado, os EUA, espécie de "dream team" da categoria, considerados imbatíveis e arrogantes invictos a 10 anos; do outro, o Canadá, seleção que começou a evoluir com o ex-jogador e técnico Joe Soares descendente de portugueses, atleta veterano que ao ser cortado da seleção americana passou a treinar o canadenses, aliás esse esporte para deficientes foi criado lá no Canadá com o nome de Murderball, foi uma adaptação para cadeirantes do rúgby esporte criado na Inglaterra.
As cadeiras de rodas são adaptadas para receber grandes impactos, pois um dos fundamentos do esporte assim como para os atletas andantes assim como para os cadeirantes é parar o adversário. Elas parecem tanques de guerra (com exagero e tudo) e ao ver uma equipe perfilada realmente a impressão é que o combate vai ser violento.

Essa disputa é acirrada logo no início, quando o Canadá já treinado por Soares surpreendentemente conquista o título mundial encima dos americanos na Suécia, em 2002. Até o fim do filme, eles vão se encontrar novamente, na briga pelo sonhado lugar mais alto do pódio das Paraolimpíadas em Atenas, em 2004.

Entre as cenas de partidas os diretores acompanham um pouco do dia a dia de alguns atletas, como se acidentaram e como vivem. Destaque para o tetraplégico "bad boy" Mark Zupan (até eu tive medo do cara, mas ele é “o cara”). E do técnico Joe Soares tão disciplinador em casa quanto nas quadras.

Zupan e outros companheiros realizam uma função social, visitando escolas públicas e centros de reabilitação, onde mostram para crianças não-deficientes e adultos recém-acidentados que a vida continua e quem sabe a vontade de se tornar um atleta seja despertada em alguns deles.

As paraolimpídas Pequim 2008 está aí e as forças do para-rúgby têm um encontro marcado. O nome inicial está sendo aos poucos abandonado, pois não tem nenhum apelo comercial e como todo esporte vive de patrocínio, Murderball não soa nada bem para se injetar dinheiro.

Se quiserem dar uma força para os produtores e comprar o DVD o link está lá encima. Para quem quiser baixar pelo eMule filme legendado formato AVI segue o link:



Também o trailer que acidentalmente, mas convenientemente achei no you tube. Dois vídeos do you tube que postei aqui anteriormente algumas pessoas não conseguiram ver, já adianto que eu consigo ver em 4 navegadores diferentes e em 2 pc’s também diferentes e pelo msn peço a amigos para acessarem e todos conseguem ver, portanto se não conseguirem e tiverem interesse ao menos de ver o trailer vão na fonte.



Links úteis: Hospital Sarah, AACD, Tetraplegia, Paraplegia.

1 comentários:

Teresa disse...

ai que legal! eu nunca tinha ouvido falar... aliás, essas coisas que realmente importam a gente nunca escuta falar...

É aquela velha política da mídia que mostra não o que é interesse público, mas interesse do público.

Bjooooooo