Pages

Ads 468x60px

domingo, abril 01, 2007

Dia da mentira.

Muita gente já deve ter explicado, muitas já devem saber, mas esse dia é cheio de histórias e peculiaridades, por isso não custa nada reavivar na memória das pessoas que sabem e levar esse conhecimento as que não sabem. Pra variar não é uma criação nacional, assim como outras festas ou tradições folclóricas essa vem da Europa.
Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida temporária, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Ou seja, o dia da mentira é considerado dia dos tolos, bobos e convenhamos o que não falta nessa terra é bobo, coube que nem uma luva, quem sabe um chapéu.

0 comentários: