Pages

Ads 468x60px

terça-feira, abril 24, 2007

14 Bis.


Foto tirada do site oficial da banda

Há tempos atrás eu nem fazia idéia do que representava uma banda mineira no cenário nacional, depois fui notando que Rio, São Paulo e a região sul eram os que mais abasteciam o mercado musical brasileiro. Os músicos podiam até ser de outros Estados, mas se baseavam principalmente em Rio-São Paulo, pois a projeção que esses Estados davam e ainda hoje dão é essencial para que essas bandas fiquem conhecidas nacionalmente.
Hoje felizmente todos os Estados brasileiros contribuem com excelentes músicos solistas e bandas.

Na década de 80 do século passado Minas não só contribuiu com o cenário musical apresentando o Brasil o Clube da Esquina mas também cantores como Paulinho Pedra Azul e Clara Nunes.
Uma banda de rock que deixou um trabalho muito importante foi o 14 Bis seu sucesso só não foi maior, pois naquela época fazer sucesso saindo das terras das Alterosas era para poucos, acho que somente músicos individuais conseguiam, era aquela velha história ir para uma metrópole maior para ganhar reconhecimento. O 14 Bis com seus integrantes Flávio Venturini, Vermelho, Hely Rodrigues, Cláudio Venturini e Sérgio Magrão, ficou baseado em Minas mesmo nos seus tempos áureos até definitivamente ter de buscar projeção nacional.
Bem hoje eles depois de desentendimentos internos (brigas mesmo) a banda ficou um tempo fora do cenário até voltarem a ativa com exceção de um integrante da formação original. Não sei bem o que andam aprontando.
Falar de bandas e músicos não é minha especialidade, tem de ser preciso com nomes, datas, releases e isso é pra alguém especializado, mas posso contar um pouco do que vivi e ouvi. Hoje fico satisfeito com o sucesso das bandas mineiras Skank, Jota Quest, Pato Fu etc. e a mais injustiçada de todas o Sepultura que “nasceu” aqui no Bairro de Santa Tereza e ganhou o mundo nem Caetano é tão conhecido lá fora; sem contar o os grandes cantores compositores e intérpretes Milton Nascimento, João Bosco, Ana Carolina entre tantos outros.

Falei do 14 Bis porque me trouxe grandes recordações ao cantar com acompanhamento e tudo uma de suas músicas “Nossa Linda Juventude” a letra taí na net, claro que depois de ter de levar esse orangotango pra casa veio a boa lembrança de como é “Natural” (outra de suas músicas) a minha linda juventude.

0 comentários: