Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, abril 13, 2007

O homem que copiava.

No título já estou copiando o nome de um filme homônimo, mas a coisa é bem séria meu amigo e conterrâneo Denílson do blog Gerolino Incorporation teve um texto copiado, publicado sem nenhuma autorização expressa, formal ou informal.
O Gerolino “nasceu” em 24 de maio de 2003, portanto caminha para o 4° aniversário, em várias ocasiões já foi explicado o motivo do nome etc. e boa parte dos blogueiros se não conhecem já ouviram ou ficaram sabendo de textos publicados lá. Por isso fica a dúvida será que alguém de boa fé fez circular esse texto por email e o mesmo caiu “nas mãos” desse blogueiro e ele o publicou? Bem o ônus da prova fica a cargo de quem copiou e publicou.

No Gerolino existem entre outros textos algumas estórias que são publicadas em pequenos trechos e sempre tem uma continuação é caso da estória de: Josefina, seus dois sofás e um casamento.... O texto em questão foi clonado da série: As novas aventuras de Caminha em solo tupiniquim. Publicado no Gerolino dia 30/12/2006 e publicado dia 16/02/2007 no blog do tal homem, que usou até a figura que antecede o texto ela foi copiada e publicada como no original.

Na verdade fica difícil saber quem de fato é a figura, pois todos sabem que por motivos particulares alguns blogueiros preferem omitir dados pessoais. Daí pode haver diversas explicações. Mas não pára por aí essas “coincidências”, o nome do outro blog precedido pela expressão “Incorporation” também, mas temos de dar um desconto, pois como o próprio Denílson disse: “o Incorporation eu não posso brigar, porque todo mundo que quiser colocar no titulo pode (Congelador Incorporation, Minha Mãe Incorporation, Fubá Incorporation)”.
E existem outras menores que comparando os dois blogs percebe-se que certas idéias foram também copiadas por esse blog que aponta interior do Rio a sua origem.
Por enquanto não vou publicar o endereço, pois talvez o copiador esteja querendo justamente essa promoção gratuita. O Denílson já está tomando as providencias possíveis e assim que tiver resultado, assim como fiz ecoar essa indignação dele, também publicarei em tempo que destino tomou essa pendenga.

Você pode copiar quase tudo de um blog se quiser, mas texto original do criador?! Sem pedir permissão nem nada! Que coisa feia.
O próprio Denílson descobriu o copycat buscando no site Copyscape.

Perfil dos blogueiros.

65% não checam todas as informações que publicam
50% copiam textos de terceiros sem pedir autorização
34% acreditam que fazem jornalismo
7% ganham dinheiro com seus blogs
Fonte: Pew Internet e Americam Life Project.

0 comentários: