Pages

Ads 468x60px

terça-feira, outubro 03, 2006

Burrice e ignorância.

Há tempos atrás aprendi que burrice é uma coisa ignorância é outra.
Na escola os meninos e meninas chamavam uns aos os outros de burros, como maneira de xingar simplesmente ou mostrar que por saber um “tantinho” a mais da matéria que foi ensinada recentemente, eram superiores.

O ser humano cresce e além do traço de burrice que denota incapacidade de assimilar certas coisas, mas nem por isso ele deixa de ter aprendido com o dia a dia durante toda sua vida tudo que é necessário pra um ser humano viver em sociedade e adaptar-se a ela seja em qual região do Brasil ou em qual situação estiver; ele agrega uma outra peculiaridade a ignorância.

O ser humano se aproveita de várias maneiras do outro, quando ele precisa de alguma coisa então ele dá uma de mágico e usa da ilusão pra conseguir seu intento. Iludida a pessoa deslumbrada faz o que a outra quer sem ao menos fazer ponderações.

Como não poderia deixar de ser o assunto é a eleição. Quando o eleitor vota em candidatos envolvidos em algum escândalo de corrupção ele é burro ou ignorante? Burro por não saber o que é corrupção ou ignorante por ser conivente? Nesse caso pra mim ele torna-se cúmplice. Ver Palocci, Genoíno, Maluf, Ibsen Pinheiro, e outros eleitos dá até desânimo em acreditar que as pessoas têm vontade de mudar o panorama político, que no noticiário pode perfeitamente estar junto com o noticiário policial.

Ser esquerda, direita, oposição ou situação, ter ideologia partidária ou não pouco importa; que sejam simplesmente pessoas honestas ou pelo menos tentem e trabalhem pelo e para o povo. Todos sabem que funcionários públicos e políticos aí incluídos são pagos com os impostos que pagamos, portanto somos patrões, não pra sermos déspotas autoritários e sim saber gerenciar as pessoas e as tarefas que existem pra serem executadas.

Certo ou errado, burros ou ignorantes no fim reclamamos de escolhas mal feitas, a obrigatoriedade do voto não é fator que empurra o eleitor a votar com raiva ou desdém e faz com que vote em qualquer um. Se esse qualquer um tem um histórico de peculato, crimes do colarinho branco devemos mais é estar afastados deles.
Mas aí vem a subserviência e a ilusão de que tudo pode ser uma intriga opositora. Eu digo que política por ser uma classe à parte tem de ser vista de outra maneira o ser humano pode ser inocente, mas político é culpado até que prove o contrário, pois ele engana e mente por pura compulsão; o voto é coisa séria e eles agem como um profanador de objetos sagrados, assim como existe o chamado baixo clero na câmara dos deputados, pode-se dizer que todos são acometidos de simonia.

To rindo a toa mais uma vez o candidato do PT tomou uma surra de lavada de Aécio Neves, agora quem sabe o petista voltará a arrumar um empreguinho lá em Brasília com o lulinha paz e amor; que Deus me livre!

0 comentários: