Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, outubro 27, 2006

3a. Idade.



Post Comunitário da Micha. Tema sugerido por Ana Júlia.
A participação é livre.

Jô soares brinca que não existe terceira idade, existe duas idades vivo e morto.
Sempre que vejo velhos na tv sendo entrevistados, eles sempre fazem questão de dizer que o corpo aparenta velhice, mas a cabeça é de uma criança ou adolescente. Devo concluir que está afirmação é de que velhice só é boa se mantiver a certeza de a mente não envelhece nem um pouquinho.

Certo é que ninguém gosta de velho nem mesmo o outro velho ou como é politicamente correto chamar de idoso, caso contrário você está se arriscando a levar um esculacho ou uma pedrada no meio da testa.

Envelhecer é necessário faz parte do ciclo humano da vida, mas envelhecer traz consigo além de ganho de experiência, várias perdas a pior delas é a saúde. Na relação custo benefício envelhecer não é vantagem nenhuma. A sociedade de hoje que cultua a beleza e a jovialidade não espaço para a beleza da maturidade.

Não consigo me imaginar daqui a algumas décadas. Quando eu era criança fazia cálculos de idade e como estaria no ano 2.000; tudo foi completamente diferente do que imaginei, idealizei, sonhei, e continua mudando, portanto só não queria viver e ter de passar por tudo o que vejo concretamente acontecer com os velhos de hoje. Se acontecer metade do que imagino de bom me dou por satisfeito.
Se ocorrer metade do que vejo de ruim acontecer com os velhos de hoje já vivo uma tragédia por antecipação.

Envelhecer com saúde e auto-estima elevada é para poucos, o idoso assim como todas as pessoas portadoras de necessidades especiais precisam construir um suporte que lhes propiciem um conforto necessário para sobreviver.
Família não é garantia sólida de que isso tudo está assegurado, por vezes a família é a primeira a dar o abandono como paga.

Tenho como base os velhos da minha vida e os que passaram por ela, nem todos foram completamente alegres e nem completamente tristes na velhice.
Olho pra acontecimentos no dia a dia e isso me deixa triste, a saúde e a fraqueza são as piores entre outras situações vividas por um idoso.

Cena: ônibus pára no ponto, mas muito afastado da calçada, todos sobem a última uma passageira idosa. Diálogo ouvido por mim entre o motorista de ônibus e uma passageira – moço encosta o ônibus mais perto do passeio, pois o degrau ta muito alto não consigo subir e preciso do apoio da bengala.
Ah num consegue não? Peraí. – arrancou o ônibus e foi embora.

Notem de uma coisa nem saberemos se chegaremos aos 60, 70 anos de idade por isso toda e qualquer ação boa ou má cometida agora, seja com quem for a hora que for terá reflexo no futuro, o mundo dá voltas, este mundo é para as expiações tudo será lembrado, devolvido e cobrado aqui mesmo.

Não tenho medo da velhice, nem medo do que me espera só realmente espero que eu possa ensinar a outros o que as rugas me trouxeram com a maturidade.
Se pessoalmente chegar a velhice para mim, espero só que seja bom contador de “causos” mineiros e que encontre alguém que escute.

0 comentários: