Pages

Ads 468x60px

domingo, julho 30, 2006

Luis Inácio sancionou... (em ritimo da musiquinha dos para-lamas)

A semana que passou não teve, entre várias, uma boa notícia para quem é pedestre e pra quem é motorista. O Presidente da República sancionou a lei que altera (pra pior) o código de trânsito. (ler matéria)
Para os condutores obviamente a notícia é boa, pois as multas por determinadas infrações de trânsito diminuíram se já havia abuso nos excessos cometidos agora a legislação abranda o que antes seria infrações gravíssimas e graves, tanto os pontos na carteira de motorista quanto valor da multas sofreram diminuição significativa.

Com o código nacional de trânsito aprovado em 1998 esperava-se diminuir muito os acidentes, o que não aconteceu justamente porque no Brasil existe um mecanismo que atrapalha todo e qualquer boa iniciativa no processo jurídico, é uma palavra simples que emperra tudo: recorrer.
Esta certo que há casos que houve exageros ou até mesmo a infração nem existiu, mas se endurecer as leis não adiantou muito, amenizar é retrocesso e não poderia existir.

O país já tem leis demais, impostos demais, multas demais; uma coisa que coloca o cidadão “na linha” vamos dizer assim é a multa, mas quando ele percebe brecha da impunidade a saída é mexer no seu bolso. Ninguém gosta de perder dinheiro, infelizmente nessa situação onde a vida e integridade física da pessoa e de outras está em risco, não pode existir meio termo.

O mal das pessoas na via pública é não saber se comportar como condutor de veículos muito menos como pedestre, e tudo relativo a isto está disposto em artigos do Código Nacional de Trânsito. Aqui para dowload.
Sair por aí aplicando multas a esmo talvez não seja a solução muito menos negligenciar as regras, tudo parte do princípio da educação e bom senso de todas as pessoas nos vários níveis que a lei atribui ao cidadão.
Mas é bom não esquecer tanto da segurança dentro e fora do carro.

0 comentários: