Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, junho 15, 2006

Marca d'água.

Bom hoje o post é uma dica pra quem gosta de exibir fotos, seja no orkut, multiply, flickr, fotologs, flogs da vida e afins.
Visito pouco, aliás, nem tenho freqüência em visitar página de fotos dos conhecidos, a não ser no orkut se vou deixar um recado (tem gente que insiste em chamar de scrap mesmo depois de mais de um ano que o orkut foi traduzido) enfim, deixo um recadinho e vejo se tem fotinha nova.

Todas essas fotos possuem uma propriedade visual, que não é respeitada e com isso qualquer pessoa pode copiar, nem há um mecanismo que impeça assim o copiador maluco pode fazer o que quiser com ela.
Percebi que muitas pessoas têm o cuidado de publicá-las num tamanho menor, nem tão pequenas para que os outros precisem de lupa pra enxergá-las e nem tão grandes para que seja fácil copiá-las e fazer uma manipulação depois.

Bom as minhas dicas são as seguintes ao publicá-las deixe sempre num tamanho padrão e que seja sempre menor que 640x480, 400x300 está de bom tamanho. Uma foto que o objetivo for mostrar o rosto algo perto de 240x270 está bom, dependendo da rotação da foto, ou seja, você usou a câmera na posição normal ou de lado aí pode variar, mas sempre em torno desses números, claro que estou me referindo a pixels todas as máquinas e celulares digitais vêm com programas específicos pra manipulação de fotos se você já não tiver um do seu agrado.

Algo mais drástico ainda é colocar uma marca d’água na foto como, por exemplo, seu nome, apelido, nick que usa na Internet ou mesmo a URL do local onde ela esteja hospedada e ainda site/blog caso você tenha por exemplo htt://seublog/site.com.br, no fim do post vou dar alguns exemplos.
Uma marca d’água precisará de um programa mais possante (não conheço programas menores pra efetuar esta tarefa, mas com certeza deve existir) tipo o Photoshop.
Conheço e vou dar a dica de como fazer esta marca em três programas: Corel Draw, Photoshop e PaintShop Pro. São dicas simples pra usuários bem iniciantes, porque a intenção é buscar o resultado final e não fazer tutorial, evidente que usuários avançados sabem que existem diversas maneiras de se alcançar o objetivo usando outros caminhos e várias técnicas.

Bem vamos por a mão na massa:

Photoshop:
Abra um documento vá em File>>New>>tamanho 200x60 pixels>>transparente.
Escreva o que quiser, em seguida vá em Layers>>Flatten Image, sua imagem ficará com o fundo branco.
Em seguida clique em Filters>>Stylize>>Emboss, configure Angle -141 e Height 2 e clique "OK"
Pronto salve este documento como *.jpg, ele será seu padrão de marca d’água sempre que abrir uma foto logo em seguida abra este documento e usando a ferramenta seta (move tool [v]) arraste-o para a foto
No Painel Layer clique em Blending Mode e mude a configuração de Normal para Soft Light. Sua Marca d’água está pronta.

PaintShop Pro:
No PaintShop o processo é muito parecido.
Abra um documento File>>New>>tamanho 200x60 pixels>>transparente.
Selecione a Ferramenta Texto configurando o foreground e o background na cor preta. Na Tool Option utilize a seguinte configuração:

Create as: floating
Font: escolha a fonte (que não deve ser fina)
Size: tamanho da fonte (dependerá do tamanho da foto ou imagem que receberá o efeito)
Strock width: 1,0 (espessura do contorno)
Anti-alias: marcado
Font/Style: Bold e Italic
Line Style: Solid

Digite o texto e clique no botão "Apply" e depois clique em Selection>>Select None (ou Ctrl+D)
Clique em Layers>>Merge>>Merge All (Flatten). Sua imagem ficará com o fundo branco.
Clique em Effects>>Texture Effects>>Emboss. Salve este documento como *.jpg
Sempre que quiser aplicar a marca abra este documento clique em Edit>>Copy (ou Ctrl+C), em seguida abra a foto e clique em Edit>>Paste>>Paste As a New Layer (ou Crtl+L).
Com a ferramenta Move (Mover) posicione texto no local escolhido. Na paleta Layer clique em Blend Mode e mude a configuração de Normal para Soft Light.
Sua marca d’água está pronta.

Corel Draw:
É mais rápido importe um documento com a ferramenta texto digite o que quiser vá no menu efeitos e selecione lente ou aperte Alt+F3 então abrirá a caixa lente, na
barra de rolagem nessa caixa selecione transparência, selecione o quadrado branco e dê a taxa de transparência que quer na caixa lente e dê um “ok”, pronto.
No Corel que é um programa de vetorização esse efeito ficaria com uma aparecia melhor se você trabalhasse com bitmaps, mas aí o “trem” complica e muito isso só pra usuários mais avançados. Em todos os casos um detalhe é importante use de preferência uma fonte (letra) bold, bem encorpada, sólida para o resultado final ficar em destaque. Sugiro Arial Black ou SerpentineDBold.

Se você não tem nenhum desses programas pode usar o se programa de manipulação de imagens que preferir e digite o que quiser assim sua imagem terá “estampa” mostrando a propriedade da figura.
Lembre de duas coisas todas essas dicas não são receitas de bolo, você pode alterar a seu gosto e por fim no mundo da informática não existe a palavra impossível, um expert pode pegar essa imagem e com um bom programa de editoração de imagens retocar a foto e restaurar a imagem de modo que fique original.

A intenção é resguardar o possível a sua imagem, para que você continue exibindo os “seus cliques” nos seus espaços sem dores de cabeça no futuro.

Bom você pode posicionar na foto a marca ou simplesmente o texto aonde quiser. Você pode fazer com que uma marca d’água fique aqui ou digitar apenas o texto que quiser aqui.

0 comentários: