Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, julho 30, 2007

O Segundo pan, agente nunca esquece.

Bem o Pan do Rio já acabou e parece que tudo vai voltar ao normal, ao invés de chuva de medalhas de ouro e a de água que caiu nos dois últimos dias no Rio de Janeiro, a chuva vai voltar a ser de balas perdidas a encontrar algum inocente mais que inocente pelo meio do caminho. Todo mundo que reclamava da programação chata, insuportável e esportiva vai voltar a ver o diário sanguinolento e tão prazeroso matinal e vespertino que passa habitualmente na tv.
De Brasília notícias fresquinhas da gang da roubalheira, aliás, isso me fez lembrar de uma declaração da cientista política Lúcia Hipólito que apesar de não ser parente da família de ginastas que encanta o Brasil, ela particularmente me encanta pelo brilhantismo medalha de ouro e lucidez de suas declarações e opiniões políticas. A frase foi mais ou menos a seguinte: Para se fazer prova de concurso público pra gari tem de se apresentar atestado de bons antecedentes e pra se pleitear um cargo público eletivo não precisa de se apresentar nada. Por isso o congresso ta cheio de deputados e senadores com processos pendentes porque depois de eleitos tem foro privilegiado.

Mas voltando ao Pan, como foi bom esse Pan tem carioca que acha que deveria ter Pan todo dia.
E a final do vôlei que espetáculo foi ganhar dos inventores desse esporte não porque são americanos nada contra eles, é unicamente porque eles já tinham medalhas demais de ouro então nem se fala só se conta.

E as medalhas de bronze tão em baixa no mercado que os cubanos não aparecem nem na entrega. Uma americana dá a sua medalha a um garoto depois de recebê-la, mas os brasileiros ao contrário fazem lágrimas de bronze virar ouro como fez o mesa-tenista Hugo Oyama e as meninas da natação fazem a festa ao recebê-la.

Agora uma coisa ficou marcada evidentemente, o pódio sem os medalhistas da ilha de Fidel herdeiro do Che que intelectualoides acham “o cara”.
Rumores de um boato deserção e aliciamento dos atletas cubanos fizeram com que o governo desse ordem pra sua volta imediata, haja visto que alguns já haviam escapulido, o boxeador campeão olímpico por exemplo o coitado quer se profissionalizar, ganhar em dólar ou euro só que na ilha do Fidel ele não pode entende?! Aliás, na Fidelandia tudo é na base do social entende?! Socialismo.
Depois de um surto da entidade denominada caboclo Pelé, voltemos ao pódio cubano vazio de bronze de fair play de atletas, jovens atletas vencidos pelo time brasileiro, time americano e time de um único jogador político o velho linha dura amigo do Che.

E deprimente é ver os atletas vendendo seus trajes esportivos para levarem uns dólares pra casa além de medalhas porque nem todos são medalhistas de ouro para recebem bonificações em casa por esse feito, sem isso venderiam é a medalha.

Mas essa de aliciar atletas tem outro lado, outros além de mim devem ter visto uma entrevista de um candidato a medalha no salto com vara ele compete por uma ilhota caribenha que não lembro mais o nome. Casado com uma americana tendo o direito de competir sob bandeira americana ele respondeu que não, preferia competir sob a bandeira de seu país, pois lá ele era único e competindo pela América seria mais um entre tantos.

Por isso no episódio do pódio vazio acho que pra qualquer lugar que fossem esses atletas cubanos que viessem a desertar como imaginava o governo cubano eles seriam sempre lembrados como “aquele cubano naturalizado...” ou apenas mais um entre outros.


Powered by ScribeFire.

terça-feira, julho 24, 2007

Fogo e água.


Ao ler a notícia da pira pan-americana ter apagado por causa de ventos fortes no Rio, comecei a pensar sobre a relação que o homem tem com o fogo e com a água nada de anormal até aí, pois convivemos constantemente com todos os elementos da natureza constantemente.

Há pessoas que morrem queimadas outras preferem serem queimadas depois de mortas. Pessoas querem que seus filhos nasçam dentro de piscinas ou banheiras mesmo já vivendo num ambiente líquido por quase 44 semanas, outras morrem afogadas no mar ou por um desastre natural aquático. Na ficção a água também mata o vampiro, o fogo a bruxa claro que precisa de alguém pra ir lá matar.

Nos relacionamos com a água para higiene pessoal e limpeza em geral, com o fogo para preparo de alimentos e para roçado da terra para um novo plantio de certas culturas.

Quase todas as religiões se relacionam com a água e o fogo. A água comumente usada no batismo por imersão ou aspersão com um dos significados a purificação. Se bem que outro dia vi na tv a notícia de um tal batismo de fogo, deve ser uma variação pra poder impressionar, não se esquecendo das velas usadas também com alguns significados para o bem ou para o mal.

Na mitologia grega o fogo era respeitado como elemento divino, um elemento sagrado e mantido nas casas para proteção.
Um dos titãs que habitavam a Terra antes do homem foi incumbido de criar o homem e contrariando o deus Zeus, para diferenciá-lo das demais criaturas e fazer com que fosse superior e pudesse se manter, esse titã por nome Prometeu subiu ao céu acendeu, trouxe ao homem uma tocha no sol.

Por aí podemos ter uma noção do significado do fogo nos jogos olímpicos criados noutras épocas.
A Pira pan-americana teria apagado com o vento e a chuva, ou ainda apenas diminuído como certas pessoas da organização disseram ou foi reduzida para sua manutenção, não importa no Brasil acontece de tudo, seja na terra, ar, fogo e água, por enquanto o fogo anda ganhando no quesito azar ultimamente.

DEPOIS:
Pra quem ainda não sabe e gosta do desenho, Simpsons o filme estréia dia 17/08 em circuito nacional.
Neste site Os Simpsons entre opções de downloads, jogos, vídeos etc., você pode criar um avatar como este com escolha para salvar ícone ou figura. Esse meu ta tosco, mais só foi teste.


segunda-feira, julho 16, 2007

Classificatória.

Ainda lembro de que na época da ditadura qualquer programação na tv era antecedida pela imagem de uma espécie de certidão com brasão da república, nessa espécie de documento continha o nome da programação e a regulamentação e recomendação de idade a qual a programação era destinada. Eu não entendia o que era aquilo só mais tarde fui saber que era um documento da cesura militar impondo a um programa passar em um determinado horário e ainda poderia e quem sabe havia cortes prévios nessa programação.

Anos depois trabalhei em um escritório que assinava o Diário Oficial da União, lendo esse jornal certa vez encontrei descrita toda a programação que seria veiculada posteriormente na tv e cinema, era uma descrição detalhada da programação com uma pequena sinopse e no fim a regulamentação da faixa etária e horário a ser exibido, assinada ao final pelo ministério da justiça. Acho que ainda era resquício da censura afinal o governo militar havia terminado.

Só quem viveu ativamente a época da ditadura militar no Brasil pode dizer claramente como foi viver aqueles tempos difíceis pra boa parte da população.

Nos últimos tempos todos que vêem tv regularmente, freqüentam cinema ou teatro têm visto que a classificação de faixa etária permitida para ver determinada atração tem se feito mais presente e visível ao espectadores.
Especificamente na tv a tal de classificatória só falta saltar da tela a cada nova apresentação das emissoras. Já ouvi algum burburinho da classe artística sobre essa classificatória porque afinal ela mexe com uma cláusula pétrea da constituição brasileira.
Isso me traz a lembrança o que citei no início, esse governo começa soltar pequenas leis que subvertem o Estado Democrático de Direito que pessoas antes de mim deram a vida para que eu e as gerações que os sucederam pudessem desfrutar de uma democracia.

Essa classificatória me incomoda bastante, pois os regimes totalitários começam assim, uma norma aparentemente inofensiva aqui uma lei pequena ali, e tudo começa assim justamente jogando os meios de comunicação e culturais de massa em um novelo de lã embaraçado, quando se percebe estão presos num emaranhado sem ter como sair, o passo seguinte é a mordaça e o controle depois esse trem desgovernado não para mais.
Aliás, esse governo é um trem, mas não é o trem mineiro, é o do desgoverno.

quarta-feira, julho 11, 2007

Cada vez maiores.

Certa vez estava lendo na revista Veja uma matéria intitulada Prateiras Digitais, nela entre outras coisas fala sobre os locais disponíveis para se guardarem arquivos dando até alguns endereços, Preclick, viksoe.dk, Sharpcast.

Com o aumento do tamanho de arquivos que usuários fazem circular hoje na internet só mesmo tendo mega espaços virtuais para acondicionarem tais arquivos.
A algum tempo atrás a capacidade de armazenagem de era muito pequena em relação a hoje em sua maioria eram figuras de peso menor e arquivos de texto; hoje uma figura que trafega por email pode ocupar o volume máximo suportado pelos diversos provedores de emails.
O Gmail lançou a algum tempo o maior espaço de armazenagem até então nunca pensado na época, claro que tempos depois os concorrentes seguiram esse caminho, agora o Yahoo faz com que sua capacidade de armazenagem de emails seja ilimitada e não demorará muito pra outros o seguirem.

Discos virtuais inundam a internet e se pode subir qualquer tipo de arquivo e disponibilizar pra qualquer pessoa ter acesso e fazer o download pra dentro de seu computador pessoal, espaços virtuais pra armazenarem fotos e quinquilharias em geral crescem a demanda não pára.
Deixo aqui três endereços muito usados pra compartilhar grandes arquivos, Rapidshare, Megaupload, Badongo. E isso é só uma pequena mostra dos vários serviços existentes.

Não só os computadores ficam mais robustos, mas a internet também cresce progressivamente, quem começa a conhecer este mundo não imagina o tamanho que um dia ele já teve e talvez nem imagine o quão enorme ele possa ficar com cada vez mais pessoas tendo acesso a ele. Só espero que esse mundo não se transforme numa bolha inflada pela sua abertura altamente democrática.

sábado, julho 07, 2007

07/07/07.

Hoje é uma data bem interessante, nada de especial acontece nela, mas só o fato de uma seqüência incomum e inusitada já faz com que ela se torne única. Quem deve fazer a festa com essas seqüências numéricas devem ser os astrólogos de plantão que vêem nessas coincidências motivos pra mapas astrológicos cheio de simbolismos.
Lembro dos anos de 1991 e 2002 que também foram interessantes porque de trás pra frente lê-se a mesma data isto se chama palíndromo, neste milênio ainda teremos 21:12 21/12 2112. Será que estaremos vivos até lá?
Na linguagem existe uma brincadeira com palavras que também são palíndromos, "socorram-me subi no onibus em marrocos!", ovo, Ana etc.

Quando há coincidências entre minutos, hora, dia, mês, ano ocorre uma capicua que é ‘‘junção da cabeça com a parte traseira’’ para entender melhor leia esse texto aqui.
No ano de 2002 ocorreu uma coincidência ainda mais surpreendente e que nunca existirá outra, "20 horas e 02 minutos do dia 20 de fevereiro do ano 2002", em marcação digital, 20:02 20/02 2002. Ou em qualquer outra ordem, como ano, dia, mês, hora: 2002 20/02 20:02.
A última ocasião em que deu-se um padrão simétrico foi às 10:01 no dia 10 de janeiro de 1001, há mais de mil anos atrás.

Bom pra quem tiver disposição pra marcações numéricas ou gramaticais comece a fazer palíndromos ou capicuas, isto é se sobrar tempo também.

terça-feira, julho 03, 2007

Isca de cerveja.

Ultimamente tenho exercitado os conhecimentos profundos que não tenho sobre jardinagem, mas não é bem assim de botar a mão na terra, isso já fiz quando era pequeno e o quintal de casa era um dos meus laboratórios prediletos.
Hoje em dia vejo as mães brigarem com seus filhos por que ao verem um tantinho de terra eles vão logo pular, rolar, correr por sobre ela e inevitavelmente saírem sujos de lá.
Quando pequeno mesmo na cidade tínhamos um quintal enorme pra brincar e hoje às voltas em arrumar um canteiro pra casa, ando vasculhando a internet a procurar algumas técnicas atuais de jardinagem.

São tantas informações e acho que quem exerce o ofício sendo autodidata estranharia tantas coisas a serem observadas, a adubação continua sendo obrigatória, mas existem muitas outras técnicas, mas nem todas obrigatórias, outra coisa fundamental é o controle de pragas.

Lendo uma das apostilas que achei vi uma informação muito hilária e curiosa sobre controle de pragas. Descobri que lesmas e caracóis são chegados numa cervejinha, ou seja, entornam o caneco mesmo, ou melhor, entornam-se dentro dele.
Chama-se “isca de cerveja” a armadilha.
Como fazer: tirar a tampa de uma lata de azeite e enterrá-la deixando a abertura no nível do solo. Colocar dentro um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas e os caracóis caem na lata atraídos pela cerveja e morrem desidratados pelo sal.

Desde pequeno sempre soube que jogar sal numa lesma elas morriam derretidas e hoje quem diria além de gostarem de beber continuam odiando sal.