Pages

Ads 468x60px

terça-feira, julho 24, 2007

Fogo e água.


Ao ler a notícia da pira pan-americana ter apagado por causa de ventos fortes no Rio, comecei a pensar sobre a relação que o homem tem com o fogo e com a água nada de anormal até aí, pois convivemos constantemente com todos os elementos da natureza constantemente.

Há pessoas que morrem queimadas outras preferem serem queimadas depois de mortas. Pessoas querem que seus filhos nasçam dentro de piscinas ou banheiras mesmo já vivendo num ambiente líquido por quase 44 semanas, outras morrem afogadas no mar ou por um desastre natural aquático. Na ficção a água também mata o vampiro, o fogo a bruxa claro que precisa de alguém pra ir lá matar.

Nos relacionamos com a água para higiene pessoal e limpeza em geral, com o fogo para preparo de alimentos e para roçado da terra para um novo plantio de certas culturas.

Quase todas as religiões se relacionam com a água e o fogo. A água comumente usada no batismo por imersão ou aspersão com um dos significados a purificação. Se bem que outro dia vi na tv a notícia de um tal batismo de fogo, deve ser uma variação pra poder impressionar, não se esquecendo das velas usadas também com alguns significados para o bem ou para o mal.

Na mitologia grega o fogo era respeitado como elemento divino, um elemento sagrado e mantido nas casas para proteção.
Um dos titãs que habitavam a Terra antes do homem foi incumbido de criar o homem e contrariando o deus Zeus, para diferenciá-lo das demais criaturas e fazer com que fosse superior e pudesse se manter, esse titã por nome Prometeu subiu ao céu acendeu, trouxe ao homem uma tocha no sol.

Por aí podemos ter uma noção do significado do fogo nos jogos olímpicos criados noutras épocas.
A Pira pan-americana teria apagado com o vento e a chuva, ou ainda apenas diminuído como certas pessoas da organização disseram ou foi reduzida para sua manutenção, não importa no Brasil acontece de tudo, seja na terra, ar, fogo e água, por enquanto o fogo anda ganhando no quesito azar ultimamente.

DEPOIS:
Pra quem ainda não sabe e gosta do desenho, Simpsons o filme estréia dia 17/08 em circuito nacional.
Neste site Os Simpsons entre opções de downloads, jogos, vídeos etc., você pode criar um avatar como este com escolha para salvar ícone ou figura. Esse meu ta tosco, mais só foi teste.


0 comentários: