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segunda-feira, novembro 05, 2007

Hans device.

Foto exclusiva clicada por Leslie no último GP Brasil

A foto acima foi uma cortesia da Leslie. É Fernando Alonso McLaren Team, na sessão de treinos um dia antes da corrida, com um discreto Adeus profético, Adeus ao título e a escuderia McLaren semanas depois.

Hans device pra quem nunca ouviu falar é o protetor de pescoço usado por todos os pilotos nas diversas modalidades que envolvam máquinas de competição, claro há exceções em algumas categorias.
Já o vi muito em pilotos de motocross, em pilotos de moto GP acho que talvez nem precisem diante de todo aparato de proteção que os envolvem, macacão usado por eles difere em muitos aspectos dos de outras categorias de competição.
O macacão é mais parecido com um exoesqueleto e tem uma configuração bem inusitada, depois de vestido ele obriga o piloto a andar lembrando o caminhar de algumas espécies de primatas.
Uma curiosidade, o macacão dos pilotos de moto GP ficam sempre pendurados em cabide, pois eles acreditam que se ele ficar em uma superfície plana durante a prova é queda na certa.
Na parte das costas uma verdadeira carapaça protege a região, é muito parecido com uma corcova que segue até a região da coluna cervical, já colocado o capacete isso impede em caso de queda que a cabeça do piloto vá para traz.

Com o Hans device usado na Fórmula 1 acontece a mesma coisa só que ele impede que haja uma progressão violenta da cabeça para traz, para frente e para os lados protegendo assim a coluna cervical.
Desde quando reparei pela primeira vez esse equipamento fiquei fascinado, grande novidade a Fórmula 1 é o esporte que gosto de torcer.

Quando comecei a buscar informações sobre esse protetor foi difícil, pois eu não achava ligação dele com a F1, só encontrava essa associação com o motocross, obviamente as buscas tinham de serem feitas em inglês. Ao buscar fotos de pilotos o protetor estava lá mais nada de nome. Um dia achei a foto de um e com alguns nomes na parte interna, pensei ser mais alguns anunciantes já que os equipamentos dos pilotos são outdoors ambulantes, entre os nomes a palavra Hans.

Quando resolvi digitar Hans aqui aí as portas se abriram e coincidentemente conversando com uma chata sobre o assunto ela me passou esse link do caderno de esportes do portal Terra, sobre os dez anos da morte de Ayrton Senna, portanto a matéria é do ano de 2004, traz o subtítulo: “F-1 ganhou mais segurança após perder Senna”. Em poucas palavras na matéria, ela esclarece o essencial sobre o que levou F1 adotar o uso do Hans, que foi inicialmente usado na Nascar americana o que corresponde a Stock Car aqui no Brasil.

A FIA sempre se preocupou com segurança a partir do momento que a categoria começou a evoluir rapidamente, mas precisou um de nossos maiores campeões morrer para serem implementadas mudanças rigorosas não só no traçado das pistas, bem como nos equipamentos dos pilotos.

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