Pages

Ads 468x60px

sábado, novembro 17, 2007

LCD e Plasma

Daqui uns dias ou meses (eles vivem mudando a data) será implantada a tv digital no Brasil, sendo São Paulo a cidade escolhida para o início das operações.

Depois de desbancada pelas tv’s de Plasma e LCD a tv de 29’’ “analógica” é desovada dos estoques grandes magazines e casas de eletrodomésticos. Esse eletrodoméstico antes somente acessível a pessoas de alto poder aquisitivo caiu nas graças do povão, qualquer 600,00 compra-se uma novinha é a famosa e engalobante queima de estoque.

O objeto de desejo agora são as tv’s de tela plana LCD e Plasma estreitas com polegadas ainda maiores e a mais recente tecnologia, claro que o preço acompanha esse salto tecnológico, mas qual a diferença entre essas duas tecnologias?

Liquid Crystal Display (LCD, monitor de cristal líquido): imagens mais nítidas, resoluções mais altas.
Plasma: melhor reprodução de cores.

É dito que em alguns modelos de televisores de plasma podem sofrer do problema de "burn-in" na tela, ou seja, uma imagem que fique estática por muito tempo pode danificar a tela. É mais ou menos o que acontece com o monitor de um pc que tem a proteção de tela justamente para evitar isso.

Nas TVs de plasma a imagem é formada pelo brilho dos milhares de mini-bolhas luminosas, emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a “células” de gás neon e xenônio, enquanto as com LCD usam cristais presos entre duas camadas de vidro. O brilho de uma TV de LCD depende do famoso “backlight”, uma fonte de iluminação posicionada atrás da tela e que consome mais energia que o próprio painel.

Quando são ligados, a TV de LCD recebe uma descarga elétrica capaz de movimentar as moléculas de cristal líquido, ativando filtros que compõem as cores das imagens.

Estas duas tecnologias permitiram a criação de monitores e televisores mais finos, com excelente qualidade de imagem.

Agora esses dois aparelhos de TV disputam mercado com possibilidade de maiores polegadas já que com a diminuição do espaço ocupado sobra lugar para o aumento da “telinha” e claro que neles já será possível receber o sinal da TV digital.
Lembrando que a TV “analógica” ainda terá uma sobrevida de alguns anos basta comprar um conversor pra sua TV (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV.

0 comentários: