Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, outubro 07, 2005

Você acredita em vida após a morte?

Post Comunitário da Micha. Acontece assim ela propõe um tema e você escreve o que pensa. A participação é livre.
Hoje o tema é:

Tema muito controverso esse. Algumas pessoas acreditam outras não; é assunto que está ligado intrinsecamente com algum tipo de crença ou religião e isso uns tem outros não. É complicado falar sobre o assunto justamente pela discordância de uns e da maneira como é visto por outros.
Vida após a morte soa quase como um alento, um resto de esperança pra quem é intimamente ligado à vida e dela não quer se desapegar. Viver é uma dádiva divina assim encaro.

Até porque sou católico acredito sim, existe vida após a morte. No entanto como é retratado em filmes acho pouco provável que seja daquela maneira. A vida após a morte existe em um corpo glorioso e abençoado, é difícil dizer de algo que não se tem experiência, pra ser evidente, conciso seria necessário morrer e retornar ao mundo pra relatar o processo de morte e ressurreição no meu entender coisa impossível ressuscitar aqui na terra. Somente na casa do pai ou noutro lugar.

Há duas passagens bíblicas que ilustram bem isso, não sou de guardar os livros, capítulos e versículos o que pra algumas pessoas já é muito fácil; tenho um vizinho que se uma pessoa disser uma passagem da bíblia ele logo cita livro, capitulo e versículo. Bem me refiro as passagens que Jesus diz a Pedro: _ Tudo que ligares na terra estará ligado nos céus e o que desligares na terra estará desligado dos céus. e ainda: _ Na casa de meu Pai há muitas moradas.

São várias as interpretações que uma pessoa pode ter de passagens bíblicas o que pra um significa uma coisa pra outros tem significado diferente. Nas frases citadas acima Jesus mostra na primeira que a pessoa com um corpo glorioso estará ou não no reino dos céus e na outra ele da a entender que existe lugar para todos que assim merecerem. Como merecer? Aí já é outra história.

Foi até engraçado a escolha deste tema pra mim pelo fato de que antes de eu saber sobre o tema horas antes vi o filme Poltergeist ? O Fenômeno, simbolicamente o filme e baseado em elementos do sobrenatural, fenômenos paranormais e mediúnicos. Tenho vários amigos espíritas e também de outras religiões; respeito todas elas desde que não entre no terreno do fundamentalismo, até mesmo um católico fundamentalista é um porre.

Mas voltando ao espiritismo que tem bem mais embasamento teórico e um pouco prático para discorrer sobre o assunto vida após a morte. Além de amigos espíritas já li alguns livros sobre a doutrina em si e os romances que ajudam o leigo a entender como ela funciona. Diferentemente do catolicismo que como eu já disse tem um conceito bem claro sobre vida e morte, o espiritismo apresenta estágios entre céu e inferno. O inferno e o paraíso nada mais são do que simples alegoria. Por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos. Os Espíritos de uma mesma ordem podem se reunir por simpatia, mas podem fazê-lo onde queiram, quando são perfeitos. A localização absoluta das regiões das penas e das recompensas só na imaginação do homem existe. Provém da sua tendência a materializar e circunscrever essas coisas, cuja essência infinita não compreende.

Entende-se por purgatório as dores físicas e morais; o tempo de expiação. É também uma alegoria, não é um lugar determinado; significa o estado dos Espíritos imperfeitos que se acha em expiação até atingirem a purificação completa. Esta purificação operando-se através das diversas reencarnações, o purgatório, consiste nas provas da vida corporal.

A palavra céu tem o sentido, de espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores, onde os Espíritos gozam plenamente de suas faculdades, sem as tribulações da vida material, nem as angústias próprias à inferioridade. Bem mas eu não vou ficar aqui falando sobre o diz a doutrina espírita e outras religiões.
Assim como em Poltergeist, Os Outros e O Sexto Sentido, os fenômenos paranormais estão em completa evidência na trama e tem como base experiências tiradas da realidade. Acredito que o ser humano é dotado de uma capacidade extraordinária de entrar em sincronia com o criador através daquilo que por ele foi criado. Dizer uma determinada pessoa tem poderes mediúnicos é complicado, pois assim como existem pessoas sérias existem as que só fazem armações se aproveitando da ingenuidade e fragilidade emocional de pessoas que insistem em não deixarem as almas descansarem em paz.

Nunca tive experiências sobrenaturais e conheço pessoas dizerem já haverem tido não posso dizer que foi uma inverdade o que me disseram já que eu não estava presente na hora e local dos fatos ocorridos.
Como eu disse no início a vida é muito preciosa e as pessoas se apegam a ela de tal maneira que até mesmo interferem na vida de outras, o desafio do ser humano é vencer o processo natural da morte; causada naturalmente ou por fatores externos ela nunca é compreendida e neste rumo tudo que possa retornar um vinculo com os entes, é buscado de maneira por vezes desnorteada aí entra os charlatães que dizem ser o elo com o além. Quero deixar claro que não generalizei, podem existir pessoas com um dom especial, mas nada nos moldes daquilo que vemos é como vi outro dia, esse processo se da de uma única via, não é como pegar o telefone e fazer uma ligação.

É interessante dizer que antes de postar vi uma notícia curiosa, um tribunal brasileiro deu ganho de causa a favor de um brasileiro em um processo movido por ele contra o governo americano, motivo: ele mandou uma carta meses antes ao presidente norte americano dizendo a exata localização de Sadam. O brasileiro reivindica os U$25.000.000 de recompensa por pistas que levassem a captura do ex-ditador.
Como católico que sou

... Creio no Espírito Santo, na Santa igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.


Como ser humano acredito que se o monitor me disser: Olá Júnio! Eu direi: Olá monitor!
Evidentemente eu vou esperar ele me dizer algo primeiro.

Postado no Weblogger

Comenta aqui (12)

0 comentários: