Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Pedras que cortam.

Interessante que hoje descobri um material usado por quem quer construir um segundo pavimento em sua respectiva casa. Esse material é parecido e tem características de uma pedra, corta que nem navalha e é leve feito uma pena.

Ele é usado na construção de um segundo pavimento justamente por ser muito leve e como para esse tipo de obra é preciso algum tipo de preenchimento é aí que ele entra, mas mesmo sabendo dessas informações eu me perguntava e o concreto aonde entra? Me disseram é opcional, em construções caseiras e devidamente segura o concreto pesa muito e pra não haver sobrecarga no andar debaixo a alternativa é esse material, antes era usado o carvão vegetal, mas com o passar do tempo o carvão ficou caro, então usa-se esse material, faz-se o piso grosso depois o piso normal cerâmica, madeira corrida etc.

Outra vantagem é que ele é muito barato por ser justamente um rejeito de fornos siderúrgicos, ele é descartado pela siderurgia depois de perder sua utilidade que é a serventia na limpeza de autofornos. Depois de jogado fora a indústria da construção civil pega esse rejeito e o comercializa em depósitos de materiais de construção. É claro que ele não é usado na construção de prédios, pois neles os materiais usados são para agüentar uma carga enorme, veja exemplo do Palace II no Rio de Janeiro (valeu Makoto) que desabou por usar materiais de péssima qualidade, ate conchas do mar foram encontradas nos meios dos escombros.

Esse material claro que é usado pelo povão que finalmente depois de muito sacrifício vai aumentar o barraco, é minha gente a imensa maioria pobre da população diz barraco, em casa quem mora é rico, a menos que o pobre seja daquele bem orgulhoso e também diz que mora numa casa, mas nessa parte das terminologias usadas para designar moradia o que menos importa é o nome que é usado para ela, o importante é que seja segura, abrigue do sol, chuva, frio, dando um mínimo de dignidade e conforto se possível ao seu morador dono ou inquilino.

O material em questão é uma pedrinha curiosa, eu já tinha visto a areia que é usada para ajudar moldar estruturas de aço em autofornos; é uma areia finíssima que chega a grudar na pele e talvez seja mais fina que o sal, mas em altas temperaturas se solidificam e permanecem duras até o resfriamento, depois são facilmente esfareladas. O destino que é dado a essa areia não sei, mas a tal pedra que é encontrada em vários tamanhos é reaproveitada pode-se até dizer que ela é reciclada e este é um ótimo destino para um material perigoso pelo fato se ser abrasivo, cortante e misturado com detritos de pó e limalha de ferro e naturalmente o quartzo.

No início usei o termo "interessante" poderia ter usado outro, "curioso", pois é, o nome dado a esse material é escória.

0 comentários: