Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, novembro 25, 2004

DST

Recebi de uma amiga um texto informativo que acolhi com grande relevância e por se tratar de um assunto de utilidade extremamente pública, decidi posta-lo no blog. E o assunto é pertinente já que 1º de dezembro é o Dia Internacional de Luta contra a AIDS.
Assim como minha amiga, também não sei de quem é a autoria do texto se alguém souber me diga e darei os devidos créditos. Quero deixar claro que qualquer dúvida procure o médico especialista.

O que é DST?

DST significa Doença Sexualmente Transmissível. As DST mais comuns são: gonorréia, clamídia, tricomoníase, sífilis, condiloma acuminado (verruga genital), cancro mole, herpes genital, hepatite B e infecção por HIV (o vírus da Aids).
O que causa as DST?
As DST são causadas por vírus, bactérias e parasitas. Os vírus são causadores de uma grande parte das DST, como verrugas genitais, herpes genital, hepatite B e a infecção pelo HIV (o vírus da Aids). As bactérias causam doenças como a gonorréia, a clamídia, o cancro mole e a sífilis. Escabiose (sarna), tricomoníase e piolho púbico (chato) são DST causadas por parasitas.
Que relação existe entre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a aids?
A presença de uma DST aumenta o risco de contrair e transmitir o HIV. Isto ocorre por causa de feridas e de inflamações nas mucosas e pele dos genitais, que ocorrem com freqüência nas DST.
Se você suspeitar de que pode ter contraído ou que esteve exposto a uma DST, deve procurar imediatamente um médico.
Uma pessoa que tem uma DST deve estar consciente de que se mantiver relações sexuais sem proteção, está se expondo a um risco maior de contrair o HIV.
As transmissões sucessivas de DST de uma pessoa para outra forma o que chamamos de cadeia de transmissão. Essa cadeia só é quebrada quando o doente e o(a) parceiro(a) são tratados corretamente.
É muito importante que a pessoa portadora de uma DST comunique o parceiro procurando sensibilizá-lo para fazer o tratamento.
DST tem cura?
A maioria das DST podem ser curadas, com exceção daquelas causadas por vírus.
Algumas DST, se não tratadas rapidamente, podem causar danos aos órgãos reprodutores levando à esterilidade (incapacidade de gerar filhos), tanto em homens como em mulheres; podem também predispor ao câncer, causar lesões no coração e cérebro, e em alguns casos, morte.
Em muitas DST, os sintomas e sinais são difíceis de serem reconhecidos, e somente após danos graves, os pacientes tomam alguma providência. Isso acontece principalmente com mulheres.
Uma secreção anormal do pênis, ânus ou da vagina, sensação de ardência ao urinar, bolhas, úlceras ou verrugas nos genitais, dor na região pélvica ou abdominal, dor durante a relação sexual, são possíveis sintomas de DST. Se uma pessoa tem algum dos sintomas mencionados acima, deve interromper as relações sexuais e ir a uma clínica ou um hospital para ser examinada.

Como são transmitidas as DST?

As DST são transmitidas por meio de relação sexual: anal, vaginal e oral. Podem ser transmitidas a partir do momento em que a pessoa se infecta e até mesmo depois que inicia o tratamento, ou seja, mesmo não apresentando nenhum sintoma ou sinal você pode estar transmitindo a doença.
Quem são os ?portadores assintomáticos??
?Portador assintomático? é a pessoa que foi infectada e não apresenta manifestações da doença. Os ?portadores assintomáticos? são, em grande parte, os principais transmissores das DST, pois não percebendo que estão infectados não procuram tratamento e nem se cuidam para evitar o contágio dos parceiros.
Como se interrompe a cadeia de transmissão?
A cadeia de transmissão só é interrompida quando a pessoa portadora de DST e os parceiros são tratados e passam a de forma correta em todas as suas relações sexuais.

Existem outras formas de transmissão das DST?

As DST são transmitidas principalmente pela via sexual. Todavia, existem DST como a sífilis e a hepatite B, que a exemplo do HIV podem ser transmitidas por sangue infectado e da mulher grávida infectada para o filho (durante a gestação, o parto ou pela amamentação).
Quais são as conseqüências das DST não tratadas adequadamente?
As doenças sexualmente transmissíveis podem trazer graves conseqüências à saúde do homem, da mulher e dos bebês.
As DST, principalmente aquelas em forma de feridas, aumentam o risco de transmissão do vírus da aids.
O condiloma pode predispor ao câncer de colo de útero na mulher e do pênis no homem.
A sífilis pode evoluir para cegueira ou doenças neurológicas. Pode ser transmitida ao feto durante a gravidez, causando no bebê deformidades ósseas, surdez, retardamento mental. Também podem ocorrer abortamento ou morte do bebê.
Na mulher, a gonorréia não tratada adequadamente pode causar esterilidade e até a morte.
Por outro lado, algumas DST não tratadas na mulher grávida se estendem também à criança, que pode ser contaminada dentro do útero, pelo sangue da mãe, ou durante o parto.
A aids pode ser transmitida da mãe para o bebê, ainda no útero, na hora do parto ou pela amamentação.
A gonorréia pode passar para a criança durante o parto, causando no bebê uma doença chamada oftalmia gonocócica que, se não tratada corretamente, poderá levar à cegueira.
O controle pré-natal (exames que toda mulher grávida deve fazer) pode prevenir as conseqüências das DST e de outras doenças na mulher e no bebê.

Como agir em caso de suspeita de DST?

? Evitar a atividade sexual; caso não seja possível, usar camisinhas em todas as relações sexuais para diminuir os riscos de transmissão.
? Realizar tratamento médico para evitar a contaminação de outras pessoas e o risco de infectar-se pelo vírus da aids.
? Comunicar às pessoas com quem teve relação sexual e orientá-las para que procurem também um serviço de saúde, mesmo que elas não apresentem sintomas.
? Seguir corretamente as recomendações médicas até a cura completa para evitar complicações, inclusive novas DST.
? Evitar a automedicação e as sugestões de tratamentos dadas por pessoas que não sejam médicas. A automedicação e os tratamentos incorretos podem dificultar a cura, pois:
? Fazem surgir bactérias resistentes aos antibióticos;
? Mudam a aparência da doença, dando uma falsa idéia de cura e dificultando o exame médico;
? paciente não curado, embora não aparente mais a doença, ainda estará infectando seus parceiros, e a doença continua traiçoeiramente dentro do corpo.
Como se manifestam as DST?
As DST se manifestam em forma de corrimentos uretrais no homem e vaginais na mulher.
É uma secreção ou líquido que pode ter cores, odores e consistências variadas que sai do pênis ou da vagina , feridas e verrugas.
Os corrimentos não se manifestam da mesma forma em homens e mulheres. Alguns corrimentos são mais visíveis no homem, como por exemplo, a gonorréia. Outros como a tricomoníase se manifestam de forma mais intensa na mulher.
Entretanto, mesmo sem a presença de manifestações, as pessoas portadoras de DST estão transmitindo a doença. Para interromper a cadeia de transmissão é necessário que o tratamento seja dado não apenas para a pessoa infectada, mas, também para seus parceiros ou parceiras.

Dica pra ouvir: Uriah Heep - Salisbury

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(6)

0 comentários: