Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Belo Horizonte 110 anos.


A Comissão Construtora de Belo Horizonte

Dia 12/12 comemora-se aniversário da cidade de Belo Horizonte, fundada em 1897 BH comemora seus 110 anos de existência. A primeira cidade do Brasil construída com um planejamento prévio, Beagá ainda é adolescente se comparada a outras cidades brasileiras.
Nasceu nos primeiros anos do regime republicano, quando setores da elite agro-exportadora assumiram o poder político.
Em Minas, grupos emergentes ligados à cafeicultura da Zona da Mata e Sul de Minas assumiram a bandeira da mudança da Capital, contra os interesses consolidados na região mineradora, em processo de estagnação e decadência econômica. Antes a capital do Estado de Minas era na antiga Vila Rica atual cidade de Ouro preto.

A primeira tentativa de transferir a sede do Governo para uma cidade diferente de Ouro Preto data de 1879, quando os inconfidentes liderados pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier vulgo Tiradentes o qual nós mineiros temos muito orgulho, planejaram instalar a capital de sua república em São João Del Rei. Depois disso, mais quatro tentativas foram feitas, todas fracassadas. A questão só veio a ser novamente pensada após a Proclamação da República. Só que dessa vez, não se tratava de uma simples transferência, mas a construção de uma nova cidade.

A primeira cidade planejada do país inchou, projetada por uma equipe de engenheiros entre eles o paraense Aarão Reis que desenhou prevendo separar os setores urbano e suburbano, delimitados pela Avenida do Contorno. Grandes avenidas, ruas largas, quarteirões simétricos, um parque central. Tudo que lembrasse Paris, Washington, e colocasse Belo Horizonte entre as grandes cidades do mundo a antiga Curral Del’Rei (em alguns livros encontra-se escrito Curral de El-Rey ou el Rey) tornou-se Cidade de Minas, em um decreto de 1906 expedido pelo governador da época tem o nome mudado para Belo Horizonte; é inaugurada com muitas obras ainda por serem terminadas em 12 de dezembro de 1897.
Em 29/12 - É empossado o primeiro Prefeito de Belo Horizonte Dr. Adalberto Ferraz da Luz que foi um dos engenheiros construtores de BH.
1899 - Belo Horizonte tinha uma população de 25.000 habitantes.
Os engenheiros responsáveis pelo projeto previam que ao completar 100 anos, Belo Horizonte teria uma população de 200 mil habitantes. Passados mais de cem anos de sua fundação, Beagá possui mais de dois milhões.

Já falei aqui algumas vezes sobre Beagá aqui no blog inclusive o parágrafo todo acima foi um plágio de mim mesmo do texto postado aqui, acrescentei pequenas informações. A primeira vez que escrevi sobre Beagá está aqui. E em mais outros tantos posts publicados aqui mesmo No Congelador. Dois sites interessantes: Arquivo Público Mineiro e História de BH.

Falar da minha cidade é realmente difícil como publiquei uma vez, porque o mineiro ele é “come quieto” matuto, mas ninguém o passa pra trás, vivo na capital, os hábitos interioranos estão entranhados em toda sua gente. Mineiro fica encima do muro, mas é pra ver a boiada passar, os que têm cabeça quente se engalfinharem e pra ver as lindas mulheres passar.
Beagá como toda metrópole não está livre
Falar da terra que eu amo é extremamente, verdadeiramente parcial, não trocaria as montanhas de Beagá por nenhum outro lugar no mundo, sua história, seu folclore, sua música, seus bares, seus monumentos, sua gente esse povo que faz de Belo Horizonte a capital de Minas Gerais que também é cercada por montanhas e tem uma maravilha de gente: _ O povo mineiro.

Parabéns a Belo Horizonte no seu centésimo décimo aniversário e que venham muitos mais anos pela frente.


2 comentários:

Teresa disse...

Bem, Belo Horizonte é uma das poucas cidades que realmente fizeram HISTÓRIA nesse Brasil.
Eu não sou mineira e nunca fui a Belo Horizonte, mas admiro o lugar e algum dia eu ainda vou aí.

Ah, querido, obrigada pelo comentário, viu? Adorei...
Beijo

Ana Julia disse...

Infelizmente, eu ainda não conheço BH, quem sabe um dia eu não apareça por aí p/ comer muito pão de queijo?!! Hummmm... até deu água na boca!!!
bjos!!